Alyssa Monks

Alyssa Monks é uma pintora americana especializada em pinturas a óleo

Atualmente, Alyssa Monks é uma das artistas mais renomadas, já contando com diversas obras extremamente reconhecidas no seu portfólio. Além disso, Monks é especialista em pinturas a óleo, sendo um dos maiores destaques quando falamos em pintura tradicional.

Mesmo assim, Alyssa Monks não é reconhecida somente por suas técnicas artísticas. Dentre as suas principais características estão as histórias por trás de suas obras, algo extremamente reconhecido que, em sua maioria, é baseando em fatos de sua própria vida.

Quem é Alyssa Monks?

Alyssa Monks nasceu em 1977, atualmente considerada uma das artistas mais importantes do hiper-realismo. Monks começou a pintar com seus 8 anos. Assim, decidindo rapidamente que seria aquilo que ela faria até os dias atuais. Contudo, Monks só considera que começou realmente a se dedicar totalmente a arte a partir dos seus 14 anos.

Na época, ela havia decidido que arranjaria um emprego de meio período para que pudesse passar grande parte do seu tempo pintando. Entretanto, isso não durou muito. Ainda muito cedo, Morks viu sua arte vendendo o suficiente para arcar com suas despesas, fato esse que foi retrato em alguns de seus quadros.

Além disso, Monks é famosa por suas palestras e cursos em todo o mundo, atualmente ocupando o cargo de 16ª artista feminina mais influente, representado a Forum Gallery, galeria na qual expõe seus principais trabalhos.

Estilo de Alyssa Monks

Com um estilo inigualável, Monks acabou conquistando diversos seguidos por sua arte, principalmente nos Estados Unidos e na Europa. Conduto, a artista com mais de 30 anos de experiência acredita que ainda tem muito a evoluir na sua arte, algo que pode ser comprovado pela sua forte evolução na última década, mostrando o potencial de aprendizado da artista.

Mesmo sendo uma artista Hiper-realista, alguns atores ainda especulam sobre seu real estilo de pintura. Na maioria das vezes comparando ao realismo. Contudo, muitos veem que sua arte apresenta referências ao famoso pintor norueguês Edvard Munch. Dentre os principais pontos de comparação estão a forte presença das expressões faciais, principal característica do pintor.

Entretanto, Alyssa Monks apresenta uma grande diferença de outros artistas, utilizando somente de mulheres como foco de sua pintura. Para algumas pessoas, isso séria uma forma de Monks se identificar diretamente com suas obras e momentos de sua vida. Assim, apresentando felicidade, tristeza e solidão.

Alyssa Monks

Ultima Exposição de Alyssa Monks

Em Blackpoint – sua segunda exposição no ano – Alyssa Monks apresentou uma nova forma de expressar sua arte, principalmente depois de um grande acontecimento em sua vida, a morte de sua mãe. Segundo Monks, Blackpoint foi uma exposição que mudou o rumo das suas obras na totalidade.

Antes do evento, Monks havia apresentado apenas pinturas com o tema de locais fechados, mesmo com a forte preseça da expressão e emoção que a artista estava passando. Após Blackpoint, Alyssa Monks passou a ter um olhar artístico, voltado para ambientes naturais. Em especial, para florestas, ambiente no qual passou por algum tempo para produzir novas obras após a morte de sua mãe.

Mesmo assim, Monks não abandonou suas famosas técnicas e costumes de sua pintura. Assim, dando destaque para suas pinceladas duras e, como sempre, definindo bastante a parte muscular, algo comum em obras do hiper-realismo. Além disso, ela manteve a sua tradição de sempre usar mulheres, principalmente exibindo seus corpos despidos, prática comum em artistas renascentistas e na própria obra de Alyssa Monks.

Meio Acadêmico

Já no meio acadêmico, Monks apresentou vasta importância, principalmente devido ser uma palestrante ativa em diversos locais do mundo e apresentando cursos em grandes universidades. Além disso, Alyssa Monks se destaca por locais no qual estudou, já tendo passado por Medici em Florença, cidade de grandes artista.

Dentre eles, Michelangelo, autor do juízo final, importante pintura reconhecida no meio artístico. Além disso, Alyssa Monks recebeu seu MFA em 2001. Assim, tornando-a uma pós-graduada na Academia de Artes de Nova York.

Mãe de Alyssa Monks

A Mãe de Alyssa Monks com certeza foi uma peça fundamental em sua vida. Para Monks, ela era sua principal fonte de inspiração que, de acordo com ela, foi responsável por moldar e incentiva-la a continuar pintando e procurando criatividade. Contudo, após morte de sua mãe em 2012, Monks se viu impactada criativamente, fato que ela relata em diversas palestras.

Depois do acontecido Monks acabou refletindo suas emoções em suas obras, atualmente sendo consideradas suas principais peças. Entretanto, essas obras só foram divulgadas em 2018, junto ao evento Blackpoint,

Alyssa Monks

Principais Obras de Alyssa Monk

Em toda sua história Alyssa Monks apresentou diversas obras fascinantes do Hiper-realismo. No entanto, algumas obras acabam destacando-se por sua complexidade de técnicas e energia. Dentre elas:

Kiss

Feita em 2011, Kiss é uma das obras mais conhecidas da artista, principalmente devido ser uma das peças responsáveis pelo incio do imenso sucesso de Monks. Além de claro, ser uma das pinturas mais elogiadas dentro do seu vasto portfólio.

Mesmo assim, a peça recebe um destaque especial pelas técnicas utilizadas na obra. Aos olhos de alguns, Kiss pode ser facilmente interpretado como uma fotografia para aqueles que não são diretamente do meio.

Blue

Criado em 2014, Blue foi o primeiro contato da arte de Alyssa Monks com a natureza, ainda sendo possível identificar traços da artista. Mesmo assim, Monks explica em algumas palestras que Blue foi feito totalmente despretensiosamente, apenas para diversão. Além de que, Blue foi a primeira peça feita durante a jornada de Monks pela floresta.

Melancholy

Como Blue, Melancholy – feita em 2014 – também fez parte da visita de Alyssa Monks a floresta. Diferente da outra obra, Melancholy abrande uma natureza vista de um ponto mais detalhado, mostrando as descobertas iniciais de Monks. Para ela, essa peça reflete um marco na sua arte. A partir desse movimento, ela afirma que começou a se questionar sobre como aplicar esses temas em suas pinturas.

Desenho Manchado

Já em 2018, Alyssa Monks apresenta uma ideia um tanto quando diferente. Nela podemos ver a volta para suas origens, mostrando novamente uma pessoa atrás de um vidro com a presença de água. Diferente de outras peças de Monks, essa não recebeu um nome específico. Assim, dando a entender que ela não a considera uma obra.

Mesmo assim, esse quadro acabou chamando muita a atenção de milhares de pessoas por sua falta de expressões fortes. Nela, apenas podemos ver uma forte tristeza por parte da personagem, provavelmente sendo a pintura mais chamativa do portfólio de Alyssa Monks.

Leave a Reply