Arte figurativa (Figurativismo): saiba tudo aqui

Sem dúvidas, a arte figurativa é uma das mais populares e antigas no campo artístico.

É popular por ser um estilo, digamos, mais “inclusivo”, de fácil reconhecimento para as pessoas, pois tenta reproduzir objetos e seres da forma mais fiel possível, sendo totalmente oposto ao Abstracionismo, por exemplo, que se utiliza de formas irregulares e cores fortes para gerar estímulos internos nos apreciadores.

E é também antiga por ter sido um recurso para se eternizar momentos, imagens, pessoas e objetos quando ainda não existia máquinas fotográficas.

Um nobre queria guardar para a posteridade sua imagem bem sucedida para as gerações posteriores ou causar uma boa impressão nos visitantes? Contratava-se um pintor, um retratista.

Mas a arte figurativa não foi desenvolvida apenas para suprir essa necessidade de assegurar pela eternidade o esplendor de tempos áureos, mas também como uma necessidade inerente do Homem de expressar emoções.

A escolha de pintar determinadas paisagens pode ser reflexo do atual estado de espírito de um pintor, além do prazer que algumas pessoas sentem de conseguir copiar em traços elementos da natureza.

Portanto, temos uma arte acessível para todos os públicos, pois trabalha com imagens e formas de conhecimento comum, e tradicional por atender necessidades específicas do Homem.

Mas quais são os tipos de arte figurativa existentes? Quais as principais características de seu estilo e de todas as variantes que a compõem?

Discorreremos mais sobre esses aspectos da arte figurativa a seguir. Confira!

As características da arte figurativa

Primeiro vamos falar dos componentes infalíveis na arte figurativa, independente do estilo encerrado neste gênero de arte.

Na arte figurativa, sempre será identificado:

  • Verossimilhança das formas e traços com o objeto ou pessoa usados como modelo;
  • Uso de formas da natureza, imitação;
  • Arte realista e estilizada.

Mas o que seria e quais as diferenças dos componentes do último item? Confira abaixo.

Arte realista

Como o próprio nome deixa sugerido, é um estilo de arte figurativa que busca retratar os objetos e seres da forma mais fiel possível. Seu apogeu ocorre com a ascensão do Renascimento, Barroco e do Realismo.

Mas por se tratar de uma arte representativa, não é lógico que as pinturas, gravuras, esculturas, qualquer arte que tenha cunho visual, sempre terão essa característica de retratar da forma mais fidedigna possível?

Não. Um estilo que quebra esse conceito, mas ainda assim é considerado arte figurativa, é o do tópico abaixo.

Arte estilizada

Não se lembra do papo de a pintura ser uma forma de expressar o estado de espírito do pintor, uma forma de expressar sentimentos, de externar uma visão própria sobre determinado lugar, ser ou objeto?

Essa é a lógica que impera quando se trata de arte estilizada: a de passar uma visão particular, um ângulo próprio sobre a inspiração da pintura.

Apesar de conter traços familiares a todos, representa uma imagem distorcida da realidade. Mas como tem como base o mundo que nos é comum, é tratada como uma alegoria do que é real, uma contribuição significativa de representação.

Na arte estilizada, por exemplo, pode-se utilizar cores mais sombrias que a paisagem apresenta ou traços exagerados, em trechos específicos, para destacar elementos que contenham alta carga simbólica.

Arte religiosa

Como a religião católica cristã tinha um peso mais acentuado na sociedade na antiguidade e, no caso desse segmento religioso específico, não haver nenhuma questão que censure o retrato de figuras santas, como ocorre o islamismo, por exemplo, fazer retratos de ícones religiosos foi uma das primeiras formas de manifestação artística sofisticada com pinturas e, consequentemente, da arte figurativa.

O ideal é que as pessoas se sentissem mais próximas das divindades, o que fatalmente não ocorreria com um estilo abstrato; provavelmente seria considerado blasfemo.

Por isso, é acertado inferir que o estilo realista é o que predomina na produção do gênero.

Detalhe que não era retratado apenas as figuras santas, mas também artigos religiosos e os momentos milagrosos.

Arte mitológica

E claro que não seria apenas a religião mais pop que faria uso da arte figurativa uma vez da existência de diversos credos com supostas divindades e feitos tão miraculosos quanto a primeira.

Nesse estilo de arte, busca-se o fazer de retratos de figuras de diversas mitologias, em especial grega e romana.

Arte retratista

Como já apontado, uma das formas de arte figurativa mais popular e antiga, por suprir uma carência de época que ainda não contava com as benesses da máquina fotográfica. O retrato era muito requisitado para eternizar a imagem de uma pessoa ou grupo, normalmente a família.

Paisagem

Junto com o retrato, o estilo de arte figurativa mais popular. Mas só viera ganhar força a partir do século XV com a ascensão do Renascimento. Nesta variante de arte figurativa, a proposta é de sempre apresentar um local, seja no campo ou na cidade. Neste caso, cabe tanto o estilo realista como o estilizado.

Arte natureza-morta

Possibilidade de arte figurativa muito utilizada por estudantes de pintura, já que a complexidade das formas é menor em alguns casos. Claro que outros detalhes como iluminação, sombra e quantidade de ramos, pétalas, por exemplo, pode deixar a atividade tão difícil quanto as de outro gênero.

A característica de arte de natureza-morta é o retrato de objetos inanimados, que pode ser desde uma fruteira, vaso de flores, a seres orgânicos mortos, como animais.

Esse gênero de arte figurativa surgiu e foi altamente propagado no século XVI.

Considerações finais

A arte figurativa pode ser colocada no extremo oposto do Abstracionismo. Enquanto o último se vale de formas irregulares sem um significado aparente, o primeiro tem como premissa retratar seres e objetos da forma mais realista possível.

Apesar dessa premissa, pinturas estilizadas, que distorcem a realidade, não deixam de ser consideradas arte figurativa, pois têm o mundo físico que nos é comum como base, cumprindo papel de alegoria com valor significativo de representação do mundo.

São vários os gêneros de arte figurativa. Os mais populares são:

  • Arte realista;
  • Arte estilizada;
  • Arte religiosa;
  • Arte mitológica;
  • Arte retratista;
  • Arte de paisagem;
  • Arte de natureza-morta.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião e apoio são muito importantes para nós.

Leave a Reply