Arte Inca

Arte Inca: pinturas, obras e arquitetura

A arte veio a ser criada pela antiga civilização inca, que veio a morar na parte dos Andes, atualmente conhecido como o Peru. Sua habitação nessa terra ocorreu entre os anos de 3000 a.C., se estendendo até 1500 d.C. A arte inca era inserida no contexto da religião e espiritualidade daquele povo.

Seus membros ficaram conhecidos como grandes artistas, dentro de um estilo de arte mais sofisticada que usava t√©cnicas avan√ßadas para a √©poca. Foi atrav√©s da arte inca que foram produzidos in√ļmeros projetos arquitet√īnicos, al√©m de objetos de artesanato, instrumentos musicais e esculturas, dentre outros.

Arquitetura inca

O grande destaque que fez com que a arquitetura na arte Inca viesse a ser notada foi sua sobriedade. Isso porque, no litoral, o mais comum era que as constru√ß√Ķes de pr√©dios fosse preparada com adobe, enquanto na regi√£o andina as constru√ß√Ķes eram feitas de pedra.

Veja tamb√©m –¬†Arte asteca: hist√≥ria, caracter√≠sticas e exemplos

A planta que os arquitetos elaboravam para os pr√©dios normalmente eram na forma retangular, entretanto, alguns arque√≥logos j√° encontraram constru√ß√Ķes com formas arredondadas.

A hist√≥ria acabou datando algumas constru√ß√Ķes como se fossem de um per√≠odo antes da consolida√ß√£o do grande imp√©rio inca. Podemos citar exemplos desse tipo de constru√ß√£o no Templo em Degraus de Chav√≠n de Hu√°ntar.

Sua decora√ß√£o possui baixos-relevos, al√©m de algumas pe√ßas feitas de cer√Ęmica. Outro grande exemplo √© o Pal√°cio de Huaca del Sol e a Porta do Sol de Calasaya.

Arte Inca

De modo geral, ap√≥s a consolida√ß√£o do imp√©rio √© que vieram a ser constru√≠dos as gigantes constru√ß√Ķes de Cuzco. Tais monumentos vieram a ser produzidos com pedras encaixadas de maneira bem precisa, sendo consideradas quase matem√°ticas.

Podemos colocar em destaque como um ótimo e lindo exemplo dessa obra da arte Inca, também, as ruínas de Machu Picchu. Trata-se de uma cidade que veio a ser edificada nos Andes, por volta de 1450.

Tal cidade s√≥ foi descoberta no in√≠cio do s√©culo XX. Historiadores acreditam que o local poderia ser usado pelos incas como um lugar para realiza√ß√£o de cerim√īnias religiosas, ou poderia ter sido usado como forma de ref√ļgio para se protegerem dos espanh√≥is no per√≠odo das guerras de conquista.

Artesanato inca

Na arte inca podemos destacar também o artesanato em tecido, que possuía uma técnica bem precisa. Os tecidos incas possuíam cores vivas e uma variedade de estampa, e eram esses detalhes que os faziam se destacar.

Os incas possuíam, portanto, certa habilidade na elaboração de diferentes tipos de tecidos. Isso porque eles tinham muita facilidade em possuir a matéria-prima, devido à plantação de algodão. Sem contar também as lãs que eram obtidas das lhamas e alpacas.

No artesanato inca, também era muito comum ver aplicação de plumas tanto em chapéus como em mantos.

Ouro inca

Os incas também vieram a se destacar com suas habilidades com metais e algumas dessas obras podem ser observadas no Museu do Ouro, em Lima, no Peru. Por lá é possível observar a beleza de alguns objetos de ouro inca.

Mesmo que, durante a ocupação do território, os espanhóis tenham destruídos muitas peças da arte Inca, felizmente ainda podemos ver mantos sacerdotais que vieram a ser bordados com fio de ouro, assim como as luvas de ouro que também eram usadas pelos sacerdotes. Sem contar os copos, brincos, taças, capacetes ornados, pratos e placas peitorais.

O Museu do Ouro tamb√©m exibe alguns instrumentos cir√ļrgicos em ouro, al√©m de um exemplar de cr√Ęnio, que na √©poca veio a passar por um procedimento cir√ļrgico no qual foi usada uma placa de ouro para uma parte do osso.

Com a inten√ß√£o de trazer educa√ß√£o aos futuros imperadores, que eram criados reclusos de tudo, os incas fabricaram pequenas pe√ßas de esculturas em ouro em posi√ß√Ķes de atos sexuais.

Além disso, é válido notar que, na arte inca, a prata foi muito usada em seu cotidiano. Mas infelizmente existem poucos materiais desses exemplares, o que inclui pratos, canecas, talheres, jarras e adornos domésticos.

Arte Inca

Cer√Ęmica inca

Ainda no que diz respeito √† arte inca, podemos dizer que nenhuma modalidade √© t√£o original como a da cer√Ęmica. Devido √†s diferentes t√©cnicas e estilos, atualmente √© poss√≠vel estudar como aconteceu a evolu√ß√£o do imp√©rio, al√©m da sucess√£o de culturas, a partir desse tipo de arte.

Na regi√£o de Paracas e Chav√≠n, a produ√ß√£o de cer√Ęmicas vinha com pe√ßas pintadas ou entalhadas com formas de felinos. J√° a cer√Ęmica de Tihuanaco possu√≠a sua pintura em tom vermelho ou na cor laranja.

Na maioria das vezes, sua forma era como a de uma taça sem pé. Essa mesma taça possuía uma serpente enroscada, na qual sua cabeça vinha a sobrepor a borda da taça.

Agora, em Recuay, era produzida uma cer√Ęmica com uma tonalidade quase branca e sua decora√ß√£o era entalhada. Enquanto isso, Nazca veio a criar um tipo de cer√Ęmica mais delicada com uma espessura superfina que era muito polida ‚Äď seus enfeites eram flores e frutos.

M√ļsica inca

Outro elemento importante na civiliza√ß√£o e na arte inca foi a m√ļsica. A flauta de bambu era o principal instrumento musical que os incas usavam. Tal instrumento era usado tanto em momentos de divers√£o como em rituais para homenagem aos deuses.

Religi√£o inca

O povo inca acabou sendo considerado politeísta. De modo geral, muitos acreditavam que, com a força da natureza, era produzida a vida. Sendo assim, eles tinha o vento, trovão, lua e sol como seus principais deuses.

N√£o diferente das principais religi√Ķes monote√≠stas, o que mais importava para os incas era o regente do sol, o deus Inti, sendo o mais importante dos deuses.

Escrita inca

Mesmo que a civiliza√ß√£o inca desconhecesse o alfabeto para a escrita, eles usavam determinados c√≥digos para obter controle de importantes informa√ß√Ķes. Para produzir informa√ß√Ķes de dados num√©ricos, os incas usavam os quipos.

Tal equipamento passou a ser produzido com um conjunto de cord√Ķes e o mesmo possu√≠a n√≥s e cores distintas, facilitando assim a contagem de unidades.

Curiosidade

Uma curiosidade importante sobre a civilização e arte inca de modo geral é que o Templo do Sol, localizado em Cusco, possui a construção da base com pedras encaixadas de forma interessante.

Ela possui mais de 360 metros e, para poder construir templos como este, os incas destinavam parte do território ao deus do sol e ele era administrado pelos sacerdotes.

Leave a Reply