Por que a arte é um fenômeno social?

Além de bela e fascinante, ainda existe uma pergunta que intriga a humanidade sobre os movimentos artísticos: por que a arte é um fenômeno social?

Simples: a partir do momento em que ela estabelece vínculos com a sociedade.

Afinal, a proposta de todo artista é inserir uma reflexão em cada indivíduo, interagindo com seu modo de agir, pensar, viver e sentir e mundo ao seu redor.

Sem contar que toda forma de expressão é, por si só, um claro elemento social para se comunicar.

Analisando as origens de por que a arte é um fenômeno social, temos as suas relações para com a sociedade. Elas tomar podem ser vistas como expressão de:

  • Angústia;
  • Revolta;
  • Censura;
  • Ajuda;
  • Incentivo;
  • Comércio;
  • Repreensão;
  • Protesto;
  • Paz;
  • Harmonia.

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A arte e a realidade social

Para entendermos por que a arte é um fenômeno social, ao contrário dos demais meios de expressão e comunicação a arte é capaz de mudar nosso cotidiano trazendo significados ricos em conhecimento.

Entre eles, objeto e sujeito se unem numa composição única, confirmando que existe o belo mesmo nas nossas diferenças.

Mesmo que essa beleza surja nas mais diferentes formas e ainda requeira inovação para consagrar as novas formas de arte.

Para esse efeito na sociedade ter o valor ideal, toda atividade artística precisa promover a liberdade humana em toda a sua expressão.

E isso se conquista com a ausência total de amarras que nos impedem de vivermos em plena condição humana.

Analisando a humanidade, todo ser tem a capacidade de se desligar com boa parte do seu passado e começar a questionar o presente para criar um novo futuro.

E por que a arte é um fenômeno social? Por que ela é a prova disso!

Todo movimento artístico serve como instrumento para interpretarmos este universo cultural que nos distingue de qualquer outro ser vivo no planeta.

De acordo com alguns pesquisadores, a obra de arte vem de uma simples e pura manifestação da sensibilidade de cada artista.

Ao mesmo tempo em demais estudiosos a vejam como uma atividade gratuita, lúdica e livre de qualquer outra preocupação ou reação ao meio externo.

Para responder a si mesmo por que a arte é um fenômeno social, vale ainda lembrar que o importante é não pensar em aceitar nem negar esses conceitos.

Em linhas gerais, isso significa que é quase impossível não vincular uma obra de arte com a sociedade.

Apenas é preciso reconhecer que toda atividade artística apresenta o fato de ser um fenômeno social legítimo!

O artista e a sociedade

Para entendermos melhor por que a arte é um fenômeno social, basta ver um ponto de vista simples: todo o artista é um ser social!

E esse ser social significa que ele reflete em suas obras a sua maneira de ver e sentir o mundo.

Daí os resultados e explicações universais para as grandes obras-primas do mundo, pois elas são expressões de sentimentos como amor, angústia, alegria e esperança.

Outro fato interessante quando pensamos por que a arte é um fenômeno social, é que cada criador sempre pode se conectar e mudar cada interação sua com o mundo, concebendo e alterando suas obras de um aspecto para outro.

Assim como a estética pode migrar de um entendimento para uma resolução diferente.

Isso chega a tornar cada cidadão ainda mais consciente de si, baseando-se apenas em seu poder de decisão.

Por esse prisma mais criativo, o indivíduo superar sua capacidade de produzir fatos, imitar e se conectar a outras relações.

Numa interseção entre a ética e a estética, você ainda pode notar que a beleza de uma obra chega a despertar virtudes positivas, o que é vital na formação educacional de todos nós!

Definindo a arte como fenômeno social

Numa explicação um pouco mais técnica, entre os fatores para saber por que a arte é um fenômeno social, precisamos analisar dois termos: objetivação e subjetivação.

Objetivação

É tudo o que é criado externo a nós. Ou seja, toda obra de arte, seja uma música, um quadro ou uma mesa são exemplos diretos de objetivação. Assim como é o trabalho e demais atividades além dos objetos.

Subjetivação

É exatamente o oposto. Ou seja, é tudo aquilo que diz respeito ao nosso campo individual. Isso quer dizer que nossas percepções, sentimentos e ideias estão neste campo.

Como um exemplo que ocorre rotineiramente em nosso dia-a-dia, podemos dizer que nosso subjetivo é afetado por praticamente tudo que está ao nosso redor, resultando num conceito de que você produz o que você consume.

Passando agora a uma explicação mais direta, a arte é um processo com origem na necessidade de objetivação da humanidade. Pois os homens se objetivam!

Afinal, nós construímos, destruímos, pintamos, trabalhamos e tudo o mais. Mas como ocorre o processo da tão falada criação artística?

A partir das já citadas objetivações, todo ser humano forma sua subjetividade para, assim, darem origem a outras novas objetivações.

Entre as características para se entender por que a arte é um fenômeno social, saiba que esse vínculo entre arte e sociedade pode ser estabelecido por três elementos essenciais:

  • Autor;
  • Obra de arte;
  • Público.

O valor da arte

Para finalizar: quer algo mais social do que o dinheiro? Assim fica mais fácil para você entender por que a arte é um fenômeno social…

Antes vista como submissa a doutrinas religiosas, logo após a revolução industrial a arte passou a ser submissa à ideologia da indústria cultural e às normas do mercado capitalista.

Transformada em produto cultural, toda obra de arte transformou-se em mercadoria.

Assim, com o objetivo de se obter lucro, ela não teve popularização, mas uma vasta massificação para seu consumo pelos meios de comunicação.

Como consequência, toda obra de arte deixou de ser criação e se tornou puro entretenimento.

Com o passar dos anos, o poder da crítica, do conhecimento e da criação de artes foram reduzidos a poucas produções eruditas, enquanto a grande maioria fora destinada ao mercado consumista.

Isso acabou por transformá-la em prestígio político e status social para alguns empresários e seus respectivos consumidores, mesmo que numa forma de controle cultural por donos de meios de comunicação em massa e empresários gananciosos.

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