Originado em período completamente industrializado, o Arts & Crafts criticou tudo que envolvia a modernidade e a revolução industrial.
Para muitos historiadores, esse movimento foi um marco na história da arte, sendo um dos poucos grupos que fizeram questão de destacar os trabalhos manuais e as classes sociais mais baixas. Veja mais sobre!
O que foi Arts & Crafts?
Arts & Crafts é considerado um movimento estético e social originado na Inglaterra. Ao que tudo indica, esse movimento teria apresentado seus primeiros indícios em 1830. No entanto, a maioria dos historiadores prefere utilizar a data como segunda metade do século XIX. Nesse período, o movimento apresentou diversas ideias de origem medieval, assim tento algumas semelhanças com movimentos ocorridos entre os séculos V e XV.
Já em questão de produção, o Arts & Crafts foi um importante movimento que propôs evitar que os processos industriais fossem representados na arte, algo que era muito presente na época devido à Segunda Revolução Industrial. Vale lembrar que nessa época também estava ocorrendo uma grande produção de armamentos, principalmente devido Segunda Guerra Mundial, assim sendo retratado com muita frequência em obras de artes.
Mesmo se opondo a todos esses acontecimentos, o Arts & Crafts tomou grandes proporções entre 1880 e 1890, sendo conhecido por muitas pessoas como época de auge do movimento. Nesse período, a expressão Arts & Crafts acabou sendo incorporada no vocabulário de muitos criticos que, em tradução direta, significa “Arte e Oficios”, assim representando as bases desse movimento estético e social. Originalmente, essa expressão era derivada das Exposições de Arte e Oficios, locais onde sempre haviam a valorização de produções artesanais.
No Brasil, esse movimento ganhou muita força com o Liceu de Artes e Ofícios, uma importante escola que visa trabalhos artesanais e, atualmente, está pode ser encontrada em diversas regiões do país. Segundo muitos historiadores, o modernismo foi uma peça fundamental para a criação dessas escolas, assim permitindo que a ideia da arte manual fossem espalhadas por todo território brasileiro e, consequentemente, divulgando as artes e ofícios.
As Características do Arts & Crafts
Devido a sua vasta importância, o Arts & Crafts acabou apresentando diversas características que viraram destaque no meio artístico e social. Dentre elas, a produção manual e artesanal, com certeza o principal destaque para o movimento. Como já foi dito, o Arts & Crafts já surgiu como uma forma de oposição a interferência da industrialização na arte. Nessa época, muitas pessoas acabaram aderindo ao movimento. Em especial, pessoas que seguiam o socialismo e criticavam o capitalismo.
Já em questão de ferramentas utilizadas, Arts & Crafts propôs exatamente o contrário do que a maioria dos pintores estava fazendo, sempre preferindo a utilização de fermentas mais simples. Portanto, possibilitando que o artista tivesse domínio e naturalidade em sua obra.
Além disso, representantes do movimento como William Morris acabaram dando enfase que todos poderiam ser artistas. Para eles, pessoas deveriam fazer artes do povo para a sociedade, nunca tendo um público alvo pré-determinado. Junto a esses ideais, podemos ver a grande influência que Morris exerceu sobre o movimento, especialmente por seus pensamentos mais voltados para o social.
William Morris
Nascido em 1834, William Morris foi um escritor, pintor e socialista inglês considerado o líder do Arts & Crafts. Para muitos, esse movimento artístico não teria chegado em seu auge se não fossem as incríveis ideias e princípios de Morris que, em grande parte da sua vida, lutou para que o Arts & Crafts fosse reconhecido. Por outro lado, muitas pessoas acabam criticando as ideias socialistas dele, pensamentos esses que colaboram em sua visão artística e obras.
De acordo com diversos relatos, William Morris tentou combinar diversas teses para construir seus pensamentos e ajudar na evolução do Arts & Crafts. Dentre elas, as teorias de John Ruskin e, principalmente, de Karl Marx, ambas que acabaram dando a ideia de autonomia para o povo criar uma arte e sem quaisquer interferências. Ou seja, Morris propôs que um individuo fizesse da ideia até a construção da obra sozinho. Vale lembrar que, principalmente no auge do Arts & Crafts, o capitalismo estava tomando cada vez fez mais força e, consequentemente, a industrial já estava passando por sua segunda revolução das máquinas na Inglaterra.
Ao que tudo indica, o rumo que o Arts & Crafts acabou tomando teve grande inspiração em aspectos históricos, mas especificamente, na idade média. Para Morris, essa época precisava ser mais valorizada, principalmente no meio artístico, assim se opondo aos processos adotados na época. No caso, Morris pretendia explorar ainda mais as ideias de fabricação apenas por uma pessoa, sempre reforçando o pensamento que somente o artista poderia ter controle e poder sobre a obra.
Arts & Crafts e Art Nouveau
Durante muito tempo, o movimento de artes e oficios acabou estando presente apenas em território inglês. No entanto, com o passar dos anos, o Arts & Crafts acabou se ligando a Art Nouveau. Ao que tudo indica, o principal motivo para essa ligação seria a escala internacional que ele estava tomando.
Por outro lado, a Art Nouveau expressava diversas ideias diferentes do movimento focado em peças feitas manualmente. Para ser mais específico, a Art Nouveau tinha como principal ideia valorizar a industrialização e bens físicos, geralmente contando com representações de materiais como vidro, ferro e cimento em pinturas da época.
Além disso, a Art Nouveau, diferente das ideais socialistas, preferia exaltar figuras da burguesia. Em especial, os burgueses presentes no ramo da industrial e, consequentemente, elogiando o capitalismo na totalidade. Devido a isso, muitas pessoas acabaram se questionando e criticando a ligação do Art Nouveau com Arts & Crafts. Ao que tudo indica, essa situação só ocorreu devido o Arts & Crafts não ter alcançado o número esperado de participantes.
Como já foi dito, seus principais influenciadores queriam atingir a população na totalidade. No entanto, o processo de industrialização acabou chamando bem mais a atenção das pessoas que, naquela época, estavam preocupadas com outras questões.
Considerações finais
Em suma, o Arts & Crafts foi um importante movimento que, além de estético, tinha como foco a sociedade na totalidade.
No entanto, muitos movimentos artísticos acabaram chamando bem mais atenção da população, embora o Arts & Crafts tenha tido grande importância na valorização de tradições no meio artístico. Em especial, os costumes mais artesanais da idade média.