Como vender arte online? Confira nossas dicas especiais

A internet possibilita que as pessoas estejam mais próximas, mesmo estando mais longe. Isso facilitou a criação de comércios e vendas online, onde o consumidor não precisa ir até a loja física, por exemplo. Aprender como vender arte online envolve alguns processos que são importantíssimos. Acompanhe a seguir quais são eles e por que são necessários para o sucesso do e-commerce.

Existem alguns conceitos básicos que todas as pessoas que querem começar a vender online deve aprender. Os mais importantes são os conceitos de tráfego e visibilidade.

Ou seja, para que você venda as suas artes na internet é necessário que as pessoas tenham fácil acesso a elas. Isso significa que elas precisam chamar a atenção na internet, para isso é importante conhecer o tráfego de acesso a elas.

Existem alguns aplicativos que são extensões do Chrome e que te ajudam nesse processo de verificação de qual site está mais posicionado.

Com esses aplicativos inclusive, você consegue traçar ações necessárias para que as suas artes sejam compradas. Mas, esses dados podem não ser tão necessários quando você utiliza os Marketplaces.

Primeiros passos de como vender arte online

Tudo na vida precisa ter um começo e quando ele é bem estruturado, as chances de dar errado são mínimas. Por isso, listamos a seguir alguns passos fundamentais para você que quer aprender como vender arte online.

Ter uma página na internet é o pontapé inicial da sua trajetória no mundo online. Essa página não vai mostrar apenas os seus produtos, mas sim quem você é e quais experiências profissionais que tem. Acompanhe e comece agora mesmo.

1 – Crie o seu site

O primeiro passo de qualquer negociação que possa existir no mundo online é a criação de um site na internet. Ele será o seu endereço na web, é através dele que as pessoas vão começar a te achar.

2 – Registre o endereço correto do seu site

Todo site criado deve ser devidamente registrado no site do Registro BR. Lá você vai fazer o seu cadastro e verificar se está disponível esse nome de site que você criou.

Nomes de sites complicados dificultam a memorização e consequentemente a visita de internautas. De preferência para um nome mais comum e de fácil leitura.

3 – Tenha bem organizada as informações sobre você e o seu trabalho

Essa tarefa é muito importante, pois é nesse momento que você deve organizar todas as suas informações sobre seu trabalho, obras que queira vender, etc.

Para essa separação de informações, você deverá fazer sozinho, no máximo um assistente poderá te ajudar. Delegar essa função para alguém sem a sua participação será um grande erro.

4 – Construção do seu website

Hoje em dia, é possível encontrar o que quisermos na internet. Existem ferramentas inclusive que te ajudam nessa construção de site, como o WordPress por exemplo.

Mas, você não precisa necessariamente construir um site, se caso não tenha nenhuma habilidade para isso. Muitas vezes o melhor mesmo é delegar essa tarefa a alguém mais experiente nesse assunto.

Quando decidimos aprender como vender arte online, queremos fazer tudo, mas nem sempre temos conhecimento técnico para isso.

O que você não deve fazer

Comece com poucas informações, por exemplo, se você é um artista, mas também dá aulas, não misture esses dois assuntos.

A dica é construa o seu site com informações desse seu trabalho como artista primeiro e depois construa outro site com os seus serviços prestados como professor.

Cuidado com os excessos de produtos

Não exponha todo o seu trabalho no site, escolha apenas os principais que você queira vender. Muitas informações, com um volume muito grande pode acabar dispersando o seu consumidor e com isso as chances de venda são mínimas.

Escolha as suas melhores obras, mesmo que sejam poucas.

Experimente vender nos Marketplaces

Os Marketplaces são páginas de vendas muito bem estruturadas onde muitos artistas começam a vender suas obras na internet.

Existem muitas vantagens para você que está aprendendo como vender arte online, se optar por esse canal de vendas.

Confira:

  • Sem dúvidas o seu trabalho será visto, pois esses Marketplaces possuem um público fiel visitante;
  • Você não precisa entender de SEO ou programação, pois nesses sites existem profissionais capacitados para isso;
  • Os consumidores preferem sites que oferecem mais segurança na hora da compra e esses sites oferecem de sobra.

Marketplaces famosos para a venda de obras de arte

Muitos compradores se sentem mais à vontade ao comprar por um site que oferece proteções a eles.

Existem alguns sites de venda de obras de arte conhecidos, confira alguns:

  • Artsy: maior marketplace localizado nos Estados Unidos;
  • Artsoul: maior acervo de galerias e obras de arte;
  • Blombô: nesse site você pode expor suas obras de maneira virtual;
  • Arteref: futuro Marketplace específico de arte, cuja promessa é ser o maior da América Latina.

Outras opções interessantes para vender sua arte

Existem alguns sites que são considerados muito bons para a venda das suas obras. Basta obter uma conta e pronto, você poderá começar a vender. Conheça mais a seguir:

  • Deviant Art: é considerado um site muito popular e as vendas acontecem em menor escala se comparado a outros;
  • Etsy: site excelente para a venda de trabalhos mais artesanais e manuais, mas você pode tentar;
  • Mercado livre: esse site não é dedicado exclusivamente a arte, isso pode ser prejudicial para o seu trabalho, fazendo até com que ele se torne mais depreciado, mas não custa tentar;
  • Amazon: esse site vem crescendo bastante em relação aos produtos artísticos, vale a pena se cadastrar e tentar vender;
  • Behance: nesse site é possível encontrar portfólios de artistas e os seus trabalhos que também podem ser vendidos.

Considerações finais

Nesse artigo de hoje, você conseguiu aprender a importância de se ter uma página na internet para que os seus produtos fossem vendidos na Web.

Outra informação valiosa que você aprendeu nessas dicas de como vender arte online foi que os Marketplaces podem ser uma excelente opção para você iniciar. Pois, essas plataformas possuem todos os recursos necessários para que o seu trabalho possa ser visto e vendido principalmente.