9 documentários sobre Arte que você precisa assistir

Há muita arte acontecendo ao nosso redor e no mundo e nós não nos damos conta. Há muitas responsabilidades, compromissos e o tempo para adquirir cultura acaba ficando curto. No entanto, uma forma de solucionar esse problema é guardando algumas horas para assistir alguns filmes ou documentários sobre arte.

Assim, é possível se manter informado e adquirir um maior repertório de forma mais rápida e interessante. Por isso, separamos 9 documentários sobre arte que você precisa assistir. Continue lendo e descubra!

9 documentários sobre arte que são ótimos!

1) Jean-Michel Basquiat: a criança radiante

Basquiat foi um pintor que iniciou sua carreira criando obras de grafite pelas ruas de Nova York. Sua arte, bastante característica do expressionismo e primitivismo, tinha um ponto de vista único e inovador. Enquanto vivia, obteve reconhecimento e foi aclamado por críticos, porém, faleceu muito cedo, aos 27 anos.

Até hoje, suas obras são muito valorizadas por trazerem uma estética e dinâmica tão particulares. Além disso, chama atenção também por abordar a subjetividade humana e a vida na periferia.

Para lembrar sua arte e contar sua história, em 2010 foi lançado o documentário Jean-Michel Basquiat, a criança radiante. Nele, você pode entender o que está por trás das imagens criadas por Basquiat e seu impacto no mundo.

2) Marina Abramović: A Artista Está Presente

Ela é uma artista performática sérvia, escritora e cineasta de arte. Seu trabalho explora a arte corporal, a arte da resistência e a arte feminista, a relação entre artista e público. Além disso, ela também trabalha os limites do corpo e as possibilidades da mente.

Atuando há mais de quatro décadas, Abramović se refere a si mesma como a “avó da arte performática”. Ela foi pioneira em colocar os observadores como parte da obra, que são características por confrontar dor, sangue e os limites corporais.

Esse documentário faz uma retrospectiva de suas obras passadas, assim como dá espaço para a artista falar sobre elas.

3) McQueen

Um dos maiores designers de moda que já existiram, Alexander McQueen é reconhecido como um verdadeiro artista. Em sua carreira criou peças de beleza incomparável e trouxe referências, temáticas e tendências que mudaram o rumo das passarelas.

Por isso, o documentário que conta a sua história desde quando tinha começado a costurar, até sua morte, foi colocado nessa lista. Nele, você poderá saber mais sobre quais eram as inspirações de McQueen e como foi o seu impacto no mundo.

4) Vida e Obra de Frida Kahlo

Frida Kahlo foi uma pintora mexicana inspirada pela cultura do país. Assim, ela empregou um estilo de arte popular ingênua para explorar questões de identidade, pós-colonialismo, gênero, classe e raça na sociedade mexicana.

Suas pinturas freqüentemente tinham fortes elementos autobiográficos e misturavam realismo com fantasia, além de pertencer ao movimento pós-revolucionário Mexicayotl, que procurou definir uma identidade mexicana.

O documentário Vida e Obra de Frida Kahlo, que merece lugar de destaque nessa lista de documentários sobre arte, busca explorar os elementos culturais do México através do ponto de vista da artista. Foi ela a responsável por reanimar o interesse na cultura popular de seu país.

Saiba mais sobre arte como fenômeno social.

5) Cidade Cinza

Os artistas do grafite brasileiro são reconhecidos no mundo todo e têm obras suas sendo expostas em museus. Muitos deles começam suas atividades na cidade de São Paulo antes de serem descobertos internacionalmente. No entanto, a mesma cidade que cria esses artistas, apaga as suas obras dos muros junto com toda sua história.

Foi para abordar esse tema que o documentário Cidade Cinza nasceu, enquanto acompanha a repintura de um mural que havia sido apagado. A intenção dele é nos fazer entender mais sobre esses artistas e o grafite, assim como refletir sobre a atitude de pintar a cidade de cinza.

6) Moacir Arte Bruta

Moacir é um artista brasileiro que vive isolado em um ponto do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiânia, junto com sua família que cultiva agricultura de subsistência. Ele tem problemas auditivos, na sua fala e na sua estrutura óssea.

Para se expressar, Moacir passa grande parte do seu tempo pintando com giz de cera figuras inspiradas na região que vive. Entre elas, a fauna e flora, as pessoas, religião e erotismo. O documentário busca explorar a obra desse artista, assim como entender sua realidade.

7) !Mulheres Arte Revolução

O documentário !Mulheres Arte Revolução elabora a relação do Movimento de Arte Feminista com os movimentos anti-guerra e de direitos civis da década de 1960. Assim, ele explica como eventos históricos provocaram a primeira de muitas ações feministas contra grandes instituições culturais.

O filme detalha os principais desenvolvimentos na arte feminina da década de 1970. Nisto, ele inclui os primeiros programas feministas de educação artística, organizações políticas e protestos, além de espaços de arte alternativa, publicações, exposições, performances e instalações de arte pública que mudaram toda a direção da arte.

Saiba mais sobre arte e política.

8) Lixo Extraordinário

Vik Muniz, um artista brasileiro conhecido por criar esculturas com materiais inusitados, viaja para o maior aterro sanitário do mundo. Lá, ele passa a colaborar com um grupo de catadores de materiais recicláveis na elaboração de obras de arte com o que é coletado.

O documentário acompanha a criação dessas peças enquanto conta um pouco da história deles. Por fim, essas obras são capazes de chegar a grandes casas de leilões em Londres, onde são vendidas por altos valores.

O montante arrecadado, junto com os prêmios ganhos em dinheiro, foram devolvidos a esses catadores. Eles trabalham em na cooperativa Associação de Catadores do Jardim Gramacho que sonhava em melhorar a vida de sua comunidade. Com a contribuição do filme, foram capazes de melhorar de vida e ajudar melhor a comunidade.

9) Laerte-se

A famosa cartunista brasileira Laerte passou a maior parte de sua vida vivendo como homem. No entanto, com quase 60 anos ela decidiu passar a se expressar conforme o que ela realmente é.

Nesse filme, podemos conhecer um pouco mais sobre seu ofício como uma das mais proeminentes cartunistas e chargistas do país. Além disso, entender melhor essa trajetória de descobrimento e libertação passada por ela.

Considerações finais

Gostou do nosso texto? Nele, nós falamos sobre 9 incríveis documentários sobre arte que você precisa ver. Comente conosco o que você achou e compartilhe nas redes sociais.