Donatello: importante escultor renascentista italiano

Certamente você já ouviu falar de Donatello. Nascido em Florença, na Itália, o artista ficou famoso pelo seu talento investido em suas esculturas.

Renascimento Italiano

O movimento renascentista italiano começou em Toscana e logo depois se espalhou pela Europa. Ocorrido entre os séculos XIV e XV, foi um período de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. Influenciado por movimentos anteriores, como o Naturalismo e o Humanismo, o período renascentista italiano trouxe à tona os mesmos paradigmas da antiguidade clássica.

A partir do confronto entre o Teocentrismo e o Antropocentrismo, os movimentos artísticos refletiram as mudanças socioculturais deste período de transição. Houve uma espécie de descoberta do mundo e do homem como parâmetros para esculturas, não somente em sua forma anatômica, mas também como um ser integral, com expressões e emoções.

Não obstante, houve mudanças tanto econômicas e religiosas quanto sociais e políticas durante o Renascimento em todo o mundo. Neste movimento, além de Donatello, muitos outros artistas agregaram valor ao Renascimento italiano, como Leonardo Da Vinci, o qual pintou Monalisa, baseado em relações matemáticas que remetiam à simetria e à proporção, mais tarde explicadas pela Relação de Euller.

A matemática espacial está presente em obras também de Michelangelo, Rafael, Brunelleschi e Boticelli, além das esculturas de Donatello.

A vida de Donatello

O seu primeiro contato com a arte surgiu ao ser assistente do artista Lorenzo Ghiberti, onde desenvolveu interesse pela escultura. Mais tarde mudou-se para Roma, a fim de estudar a arquitetura local, com seu colega Filippo Brunelleschi. Ao retornar à Florença realizou obras, encomendadas pela família Médici, de cunho religioso.

De acordo com as influências renascentistas do período, Donatello, assim como os demais artistas famosos da época, valorizavam as dimensões humanas. No caso de Donatello, são visíveis as aplicações do conhecimento de anatomia a partir de sua observação.

O artista expressava muito bem as características e dimensões humanas, por meio de expressões e sentimentos existentes em suas esculturas. Essas características são as que destacaram o autor em suas obras: o realismo e movimento.

Tanto as esculturas em mármore, bronze quanto em madeira foram entalhadas com perfeição e impressionam até os dias de hoje os apreciadores da arte.

Suas principais esculturas podem ser encontradas principalmente na Itália, em Florença, Roma, Nápoli, Siena e Pádua.

Vejamos algumas de suas obras

Aos vinte anos esculpiu a sua primeira obra, a qual recebeu o nome de São João Evangelista e foi encomendada por uma igreja em Duomo. Apesar de humana e realista, a estátua teria uma composição clássica que reagiu ao maneirismo gótico.

São Jorge, uma de suas primeiras obras, foi encomendada pela Associação de Armeiros para uma igreja, com o intuito de representar as armas e armaduras fabricadas pelos artesãos. A base da escultura, em pedra, apresenta figura representada em baixo relevo, sendo um dos primeiros exemplares de desenho com um único ponto de fuga para desenho com perspectiva.

Inserido em um Tabernáculo, o São Ludovico em Tolosa foi esculpido por volta de 1423. No mesmo período teria esculpido outras cinco estátuas para a igreja em Duomo, os cinco profetas, entre eles Habacuc. Foram inspirados em modelos clássicos de oradores, porém, com marcas realistas muito peculiares.

Em uma de suas obras em madeira, presente em uma igreja em Florença, o artista retrata Jesus Cristo em seu momento de sofrimento. A obra intitula-se O Crucifixo.

Mais tarde, em 1427, na cidade de Pisa, elaborou painéis fúnebres de mármore para uma igreja.

Somente em 1430 o artista faz a sua obra mais marcante, chamada Davi, inspirada na história de Davi quando abateu Golias, o gigante. A obra foi encomendada pela família Médici, que pretendia representar tanto o Davi das escrituras bíblicas quanto a figura do deus Mercúrio.

Em Roma, deixou como legado na Basílica de São Pedro o Tabernáculo de Sacramento.

Em Veneza, realizou a obra de São João Batista, um busto jovem com um camafeu, o qual era considerado profano e não mais um relicário como na antiguidade clássica.

E, por fim, uma de suas obras esculpida em madeira, em Duomo, foi a de Maria Madalena.

Demais trabalhos

Existem muitas outras obras de Donatello que impressionam aos pesquisadores da arte de grandes nomes. O artista é considerado o mais importante renascentista de Florença, na Itália.

A Donatello é atribuída a fundação da escultura moderna, sendo considerado um dos mais geniais escultores da humanidade até os dias de hoje.

Faleceu em 13 de dezembro de 1466, em sua cidade natal, sendo enterrado na Basílica de São Lourenço, ao lado de um membro da família Médici.

O caráter religioso de suas obras

A inspiração para a criação de suas obras certamente tinha influências das crenças católicas. Ele esculpiu obras como Habacue, São Marcos, São João, São Ludovico, Profetas e tabernáculos de São Jorge e de Sacramento. Além disso, o artista também realizou obras como o Banquete de Herodes e Judite e Holofernes.

Fases artísticas

As fases artísticas de Donatello foram divididas em três, de acordo com o estilo e influências que este artista sofreu ao longo de sua carreira.

Em um primeiro momento são evidentes traços da arte gótica em suas obras. A arte gótica era considerada a arte das catedrais, como a que originou a catedral de Notre Dame. Esta estética procurava realizar um contraponto com a estética romântica das igrejas e catedrais construídas no campo.

Por conseguinte, Donatello aderiu às influências classicistas muito bem expressa em sua obra de bronze “Davi”. Esta escultura foi feita em tamanho real e, de acordo com as influências, as características antropocêntricas estavam muito presentes na obra.

Na sua terceira fase, Donatello apostou nas figuras e expressionismo realista, destacando os rostos e expressões que remetesse a sentimentos, o que pode ser observado com louvor em sua obra Gattamelata, finalizada em 1453.

O artista Donatello com certeza ganhou destaque pelo seu excelente desempenho e evolução na representação realista, conhecimentos anatômicos e o uso das simetrias matemáticas durante o século XV. Por isso é tão expressiva sua importância para o mundo da arte como forma de manifestação de liberdade e principalmente de ideias e sentimentos.