Guto Lacaz, ou Carlos Augusto Martins Lacaz, é um artista multimídia, cartunista, designer gráfico, ilustrador e coreógrafo que nasceu em São Paulo.
Nascido no dia 20 de setembro de 1948, formou-se em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos em São Paulo em 1974.
Além de ser um talentosíssimo artista em vários contextos, sua linguagem artística sempre irônica e bem humorada abrange criações com detalhes do cotidiano.
Contudo, é um importante explorador do mundo das artes tecnológicas, com trabalhos que transitam da boa música às telas e manifestações artísticas.
Trajetória artística
Sendo este um artista completo, Guto Lacaz passou por várias transformações em sua trajetória, sempre mostrando-se interessado nos mais diversos âmbitos da arte moderna.
Durante seus estudos ainda no colegial, Lacaz criava desenho humorístico, caracterizados como cartoon.
Com um gosto por apreciar como funcionam as coisas, em 1970 formou-se em Eletrônica Industrial no Colégio Liceu Eduardo Prado, em São Paulo.
Com influência dos renomados arquitetos Alvar Aalto, Mies Van der Rohe, Marcel Breuer, Oscar Niemeyer e Walter Gropius, Guto ganhava gosto pelas construções elegantes, limpas e sintéticas.
Nos anos de 1978 a 1984, leciona as disciplinas de desenho de arquitetura e comunicação visual na Faculdade de Artes Plásticas da Pontifícia Universidade Católica, a PUC, na cidade de Campinas-SP.
Sendo assim, dá continuidade à sua carreira como professor no curso de Arquitetura na Faculdade de Belas Artes, no colégio Iadê também em São Paulo e nos cursos livres de Arthur Cole.
Vale salientar que, durante os anos da ditadura, Guto fazia vários cartuns relacionados ao viés político, enviando alguns de seus desenhos para “O Pasquim”, uma grande revista da época, na qual foi publicado apenas um de seus desenhos.
As artes plásticas, por sua vez, entraram na vida do artista pelo gosto de criar coisas inusitadas e pelos estudos a partir da influência de Dudi Maia Rosa, Carlos Fajardo, Boi e Luiz Paulo Baravelli.
Todavia, como não seguiu carreira como arquiteto, Lacaz seguiu sua trajetória artística através das artes plásticas, onde acredita que tudo que pensa pode vir a realizar.
Além disso, segue sua carreira com suas performances e manifestações artísticas até os dias atuais, bem como com suas exposições culturais.
Guto Lacaz: artes visuais (obras)
Como autodidata em artes plásticas, sua criatividade envolvia aspectos do cotidiano e a arte tecnológica, no sentido que criava gosto do que era diferente. Sendo também um grande apreciador das artes de Banksy.
Suas obras são distribuídas em pinturas, móbiles de madeira e objetos eletrônicos, além de outros objetos inusitados usados em nosso dia a dia.
- 1974: O Crushfixo – este foi um dos seus primeiros trabalhos como artista plástico;
- 1981: A maquete Fuscão Preto no Acapulco do Drive-In – nesta obra fazia a ligação da arte com a música vanguardista do compositor Arrigo Barnabé e, no mesmo ano, a obra Phoenix;
- 1982: Óleo Maria, a Procura da Salada – apresentada por uma lata de óleo que se desloca em uma bandeja cheia de radares;
- 1985: Outravitrola;
- 1987: Muamba;
- 1991: Carmem – uma pintura com colagem; Ainda no mesmo ano, a obra Ono, homenageando o Arquiteto Walter Ono, criando uma obra baseando-se em uma embalagem de sabão em pó;
- 1998: 3ª Margem do Rio;
- 2000: Relógio para Perder a Hora.
No entanto, algumas obras não possuem data definida de criação, mas vale a pena citar as pinturas aqui: 3 Lâmpadas, Submarino nuclear em noite de luar, Homem na escada, Mascote e Hashi.
Em 2005, Guto lança o livro “Desculpe a Letra”, com diversos de seus desenhos publicados para a coluna da Jornalista Joyce Paschowith na Folha de S. Paulo.
Em meados dos anos 1990, Guto também realizou outras ilustrações em livros, tais como: Livro Crescente de Duda Machado; Num Zoológico de Letras de Regis Bonvicino e o Balé dos Shazka’s de Katia Canton.
Exposições e performances
Algumas exposições e performances renderam várias premiações ao artista. Sua trajetória na Art Nouveau resultou em muitos convites para exposições coletivas e individuais.
No ano de 1984 realizou a performance “Eletro-Perfomance” com as participações ilustres da atriz Cristina Mutarelli, Javier Borracha (arquiteto) e seu irmão Nené Lacaz.
No mesmo ano também realiza a performance “Estranha Descoberta Acidental”.
Em 1987, lança a “O Executivo Heavy Metal” e, em 1999 o, “Espetáculo Máquinas II”.
Exposições individuais
As exposições de Lacaz começaram em 1982, na exposição de Ideias Modernas na Galeria de Arte de São Paulo, que rendeu diversos convites para outros trabalhos.
Já no ano de 1986, na cidade de Fortaleza-CE, realiza sua primeira exposição individual em uma galeria de arte.
Em 1987, expõe seus trabalhos na galeria de arte Subdistrito na cidade de São Paulo, Capital.
Assim, depois de quatro anos, apresenta a exposição Cosmo (1991), onde instalou equipamentos que permitiam quem fosse visitar ter a sensação de estar caminhando entre corpos celestes.
No mesmo ano apresenta seus trabalhos na Galeria Documenta, e suas instalações e videoselos no evento do Itaú Cultural.
A partir de 1993, Guto Lacaz ainda realiza quatro exposições individuais: Ideias Mornas na Casa de Cultura de Poços de Caldas (MG); exposição individual na Galeria Luisa Strina; Cosmo: Um Passeio no infinito (PR) e em 2003 na Galeria Circo Bonfim com a apresentação Pequenas Grandes Ações.
Exposições coletivas
- 1979: galeria Nobbe Galery nos Estados Unidos;
- 1985: em São Paulo, na 18º Bienal;
- 1986: em Buenos Aires (Argentina), no Centro Cultural San Martin;
- 1987: em Paris, no Museu de nome Musés d´Art Moderne de la Ville de Paris;
- 1988: em Toronto (Canadá) e nos Estados Unidos;
- 1991: na Venezuela, no Museo de Bellas Artes;
- 1993: na Fundação Athos Bulcão no DF;
- Entre 1994 a 2005, participou de várias exposições nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Participando de dezenas de exposições coletivas, formalizou sua popularidade entre um dos nomes renomados das artes plásticas e multimídias.
Sendo Guto Lacaz um artista curioso, foi premiado diversas vezes por seu talento nato, entre eles o prêmio que marcou seu caminho para as artes gráficas na 1ª Mostra do Móvel do Objeto Inusitado.
Outras premiações: Prêmio Espaço Luminária, Troféu Creme de La Creme, Prêmio Novas Mídias, Prêmio Excelência Gráfica Abigraf, melhor Portfólio Revista de designer Gráfico e Melhor Trabalho – O Som da Imagem de Caetano Veloso (entre outros).
Considerações finais
De certa forma, o artista mecânico Guto, como costuma se identificar, é um importante ícone para a arte brasileira, visto que suas obras podem ser apreciadas em galerias, além de suas performances que ainda são expressas em praças públicas ou eventos culturais.
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