História da Arte: resumo prático e principais conceitos

Pode não parecer, mas a História da Arte também faz parte da nossa vida. De uma bela estátua a pinturas intrigantes, de poemas líricos a músicas encantadoras, ela traduz as origens e conceitos de tudo aquilo que mexe com nossas ideias e emoções.

Com origem no latim “ars”, o termo arte significa “habilidade”. Por simples definição, é toda a atividade que desponta a estética visual, criada por artistas que se inspiram nas próprias emoções. Assim, podemos dizer que arte é um reflexo da cultura e época vividas.

Embora a Arte exista desde os primeiros indícios do surgimento do Homem, no início ela era usada para inscrições em cavernas e criar utensílios domésticos e de cozinha, com a meta de suprir as necessidades de sobrevivência.

Como a História da Arte é escrita no decorrer do tempo, ela acabou sendo desenvolvida para o artista expressar sentimentos e mostrar seus pensamentos, seja por meio das diferentes manifestações de estética ou de estilos.

Movimentos na História da Arte

Podemos ainda definir, dentro da História da Arte, que estilo é a forma da obra, enquanto a estética é o fundamento da Arte.

Outra diferença entre essas manifestações é a forma como cada um interpreta os objetos e cenários, originando e caracterizando diversas correntes ou movimentos.

Entre os mais variados movimentos artísticos existentes na História da Arte, destacamos:

  • Arte Egípcia;
  • Arte Gótica;
  • Arte Barroca;
  • Concretismo;
  • Expressionismo;
  • Modernismo;
  • Renascimento;
  • Surrealismo.

História da Arte

Com o avanço da humanidade, claro que hoje essas correntes e movimentos também podem ser manifestadas por meio da tecnologia. Para isso existem meios como:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Fotografia;
  • Cinema;
  • Dança.

Ainda falando sobre avanços científicos na História da Arte, é interessante analisar que, assim como os museus e seus manuscritos, esculturas e pinturas sempre foram a ponte entre arte e público, a internet também chegou para ganhar essa designação.

Assim, pensando sobre as inúmeros formas para a transmissão da arte, para você entender a História da Arte também é preciso levar em conta que compreensão e entendimento têm referência direta com conhecimento e bagagem cultural.

O significado de História da arte

Pode parecer uma pergunta fácil, mas é de difícil resposta: “O que é a História da arte?”. De forma direta, podemos dizer que ela é a área do conhecimento responsável por abordar todas as manifestações artísticas criadas pelo homem.

De finalidade estética ou de comunicação, o importante é expressar emoções, ideias e a forma como se vê o mundo.

Como principal benefício, a História da arte vem acompanhando todo o desenrolar do desenvolvimento humano, partindo da relação próxima à cultura dos mais diversos e longínquos povos até a missão de compreender toda a manifestação antiga ou contemporânea.

Assim como os fatos históricos importantes, ela ainda nos ajuda a compor e a compreender toda a história das mais diferentes sociedades, conforme afirmam os mais renomados pesquisadores de diversas áreas.

Procurando desvendar a base da construção social da humanidade através de pesquisas avançadas, a História da arte nos apresenta uma conclusão na qual o surgimento do Homem está associado diretamente à criação das formas simbólicas.

Afinal, elas podem nos ajudar a construir, com mais exatidão, quais as possíveis origens de nossa existência evolucionária.

Para nos localizar entre tanta evolução e informação, a História da Arte precisou ser organizada em períodos. São eles que acompanharam e nos guiam pelo próprio desenvolvimento de cada uma das civilizações, num um processo contínuo e sem fim.

Períodos da História da Arte

Como comparação, esses períodos são equivalentes a uma linha do tempo dentro da História da Arte, numa espécie de ordem cronológica do percurso da humanidade.

Assim, podemos encontrar, definir e conceituar as diferentes manifestações artísticas, desde a pré-história, passando pela Antiguidade e Idade Média até as eras Moderna e do século XX. Confira, abaixo, os períodos da História da Arte.

História da Arte

Pré-histórico

Esse foi o primeiro dos períodos da História da Arte a presentar a evolução da humanidade através dos inúmeros vestígios registrados no surgimento de formas simbólicas.

Aqui ainda podemos encontrar o pioneirismo das formas com a arte era expressada na época.

Elas são apresentadas como pinturas rupestres, na qual os primitivos criavam desenhos em paredes de cavernas que habitavam.

Nessas pinturas rústicas, eles demonstravam suas formas de ver o mundo e se viver, registrando ainda como sentia a natureza e viva suas crenças.

Esses locais de estudo onde são descobertas as pinturas rupestres recebem o nome de sítios arqueológicos.

Mas a História da Arte também pode nos revelar demais indícios para revelar como vivia o homem pré-histórico.

Considerados vestígios históricos importantíssimos, eles são apresentados como artefatos e esculturas feitos em materiais como pedra, osso e madeira.

Antiguidade

O período é conhecido como um dos mais importantes, pois tivemos a descoberta da escrita, que acabou por influenciar os egípcios e, consequentemente, deu origem aos sinais hieróglifos e símbolos.

Assim, seus conhecimentos e habilidades ficaram manifestados e registrados em estátuas de deuses, túmulos de faraós e inúmeros artefatos criados no período.

Falando em civilizações que influenciaram o mundo moderno, a História da Arte também nos diz que os gregos também tinham aptidão para se expressar por meio de monumentos e pinturas.

Idade Média

Período com presença marcante de diversas correntes e doutrinas religiosas, a Idade Média apresentou à humanidade as formas de expressão artística gótica, celta e romana. Aliás, o povo romano trouxe inúmeras referências dentro da História da Arte.

Entre os destaques, estão as diversas atividades artísticas, como as célebres e impactantes construções arquitetônicas e a beleza da arte Bizantina.

Idade Moderna

Período da História da Arte caracterizado pela intensa expansão, a Idade Moderna tem sua importância registrada por causa de grandes avanços na área da geografia.

Isso ajudou a revelar que as obras da época tinham o fundamento principalmente na natureza. Grandes movimentos artísticos em destaque:

Renascimento

Além do destaque pelas pinturas, contribui para o ressurgimento da arte greco-romana.

Rococó

Com a valorização dos traços artísticos, aqui o destaque era a ornamentação de ambientes com toques decorativos.

Barroco

Apesar de sofrer grande influência da contrarreforma e da Reforma Protestante, esse movimento foi marcado por valorizar as emoções e sentimentos.

Idade Contemporânea

Período muito conturbado pela presença de grandes conflitos locais e mundiais, a também chamada Arte Contemporânea foi influenciada em parte pela Revolução Francesa, Primeira e Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.

Como resultado, as expressões artísticas da época procuravam se manifestar por meio de movimentos como Romantismo, Neoclassicismo, Impressionismo e Realismo. Esses estilos chegaram a revolucionar toda a arte do século XX.

Século XX

Dentro da História da Arte, o período tem sua registrada pelo surgimento de importantes tendências artísticas, como:

  • Expressionismo;
  • Cubismo;
  • Abstracionismo;
  • Dadaísmo;
  • Surrealismo.

Ao longo de cada uma dessas expressões artísticas, grandes mestres surpreenderam o mundo com obras notórias e icônicas, com registros que representam toda a importância do mundo das artes.

Leave a Reply