Inspiradoras, belas e intensas, as obras de arte mais famosas do mundo são um espetáculo à parte nos museus e nas coleções ao redor do mundo. Afinal, o pensar numa obra-prima famosa, qual vem primeiro à sua cabeça? Sabe quem a fez?
Da icônica “Mona Lisa”, passando pelo intrigante “O Grito” e fechando com a bela “O nascimento da Vênus”, este artigo vai levar você a um passeio pelas pinturas mais cultuadas.
E você nem precisa ser um conhecedor da História da Arte. Basta saber que todas elas ultrapassaram os limites do tempo e chegaram aqui, para deixar você se sentir numa exposição!
Com belíssimos exemplos, nossa lista com as obras de arte mais famosas do mundo ocidental reúne oito obras-primas de pintores de vários continentes e épocas. Vem com a gente!
Gótico americano
Assinada pelo mestre Grant Wood, essa pintura, criada no ano de 1930, representa o regionalismo americano.
Indo contra as correntes artísticas europeias, o pintor queria retratar toda a realidade rural típica dos Estados Unidos, dando valor exatamente ao que seu país possuía de mais singular.
A curiosidade é a casa de campo escolhida para ser retratada realmente existiu Pintura criada com a técnica a óleo, “Gótico americano” está no acervo do Instituto de Arte de Chicago.
Mona Lisa
Provavelmente a mais famosa de toda a lista, a pintura do genial Leonardo da Vinci teve sua criação iniciada no ano de 1503, sendo concluída apenas no ano de 1517 e é uma das muitas telas que podem simbolizar o talento do renascentista Da Vinci.
Conhecida também como “Gioconda”, o que chama a atenção na obra é a naturalidade em que a modelo fora representada.
De identidade desconhecida até os dias hoje, ela se imortalizou como o retrato mais notabilizado entre as pinturas ocidentais. Mas o que desperta o fascínio dos espectadores é o sorriso enigmático da Mona Lisa.
Além de ser “protagonista” em alguns filmes e estar entre as obras de arte mais famosas do mundo, atualmente, a tela está em exibição no museu francês do Louvre.
A noite estrelada
Como já está escrito na História da Arte, Vincent van Gogh é um holandês que poderia ter uma lista própria apenas com seus quadros. Mas, entre as obras de arte mais famosas do mundo aqui apresentadas, escolhemos “A noite estrelada”.
Criada no ano de 1889 com a técnica de pintura a óleo. A origem do quadro veio quando o pintor se internou após cortar a própria orelha numa crise psicótica.
E o que se vê na tela é exatamente a vista da sua janela: nessa noite, Van Gogh estava num quarto de hospício!
Outra obra-prima entre as obras de arte mais famosas do mundo, ela está exposta no MoMA (Museu de Arte Moderna) de Nova Iorque.
A persistência da memória
Outro mestre sempre presente entre as obras de arte mais famosas do mundo, Salvador Dalí é o espanhol que criou a obra. Uma pintura a óleo feita no ano de 1931, ela é perfeita para marcar todo o surrealismo do pintor!
Sua criação não exigiu nem um dia de sua genialidade, mas deixou várias marcas presentes como assinaturas do pintor. Atualmente, ela está em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York.
O grito
Com certeza, essa imagem já cruzou seu caminho várias vezes! Uma obra-prima norueguesa pintada por Edvard Munch, é composta de quatro versões com técnicas diferentes: óleo, tempera, litografia e pastel.
A primeira dessas versões, a óleo, foi criada no ano de 1893, enquanto as demais versões foram surgindo até o ano de 1910. Um desses quadros está em exposição na Noruega, na Galeria Nacional de Oslo.
A capital norueguesa abriga também outras duas versões, enquanto uma quarta versão chegou a ser leiloada por mais uma fortuna!
Moça com brinco de pérola
Essa obra-prima holandesa é conhecida como a pintura mais famosa do artista Johannes Vermeer, e foi criada utilizando a técnica da pintura a óleo.
Apesar de não conhecerem a moça retratada na pintura, há rumores de que seja a filha de Vermeer, na época com aproximadamente uns 13 anos.
Além de estar entre as obras de arte mais famosas do mundo, uma curiosidade que mostra o talento do pintor é que o quadro foi pintado sem rascunho ou estudos!
Pintada em torno do ano de 1665, a tela atualmente está em exposição em Haia, no museu holandês de Mauritshuis.
A lagoa de lírios de água
Assinada pelo artista Claude Monet, essa é uma das obras que mais representam o período do impressionismo francês. Presença certa em qualquer lista com as obras de arte mais famosas do mundo, foi criada entre os anos de 1907 e 1908.
Pintada a óleo e com dimensões de 93 cm por 74 cm, a obra é parte de uma série de pinturas criadas por Monet nos seus últimos anos de vida. A essa coletânea, ele a batizou de Nenúfares.
A imagem em questão está localizada no jardim da casa do pintor, localizado num vilarejo francês para onde ele se mudou em 1883. Atualmente, a obra pertence ao museu norte-americano chamado de Metropolitan Museum of Art.
A criação de Adão
Um dos maiores gênios quando o assunto é falar sobre as obras de arte mais famosas do mundo, o italiano Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni, pintou a obra-prima chamada de “A criação de Adão”.
Criada em 1508, por uma encomenda do papa Júlio II, levou dois anos para ficar pronta. A ilustração foi realizada no teto um afresco da Capela Sistina, em Roma, e é marcante dentro da História da Arte ocidental
Uma das mais belas representações de Michelangelo, ela registra passagens da bíblia.
A parte mais consagrada da pintura, e que garante ainda mais sua presença entre as obras de arte mais famosas do mundo, é exatamente a parcela que foi dedicada à criação do mundo, momento em que Deus quase toca em Adão.
This post was last modified on February 8, 2019 7:11 pm