Partenon é um templo erguido no século V a.C. na Acrópolis

O Partenon é um templo de mármore construído entre 447 e 432 aC durante a altura do antigo Império Grego. Dedicado à deusa grega Atena, o Partenon fica no alto de um complexo de templos conhecido como Acrópole de Atenas. Ao longo dos séculos, o Partenon resistiu a terremotos, incêndios, guerras, explosões e saques, mas ainda permanece, embora danificado, um poderoso símbolo da Grécia antiga e da cultura ateniense.

Importância do Partenon

O Partenon era o centro da vida religiosa na poderosa cidade-estado grega de Atenas. Construído no século 5 a.C, era um símbolo do poder, riqueza e cultura elevada de Atenas. Além disso, era o maior e mais luxuoso templo que o continente grego já vira. Hoje, é um dos edifícios mais reconhecidos do mundo e um símbolo duradouro da Grécia Antiga.

Quem construiu o Partenon?

De fato, acredita-se que o célebre estadista grego Péricles tenha ordenado o projeto e a construção do Partenon como um templo para Atena. Isto é, a deusa da sabedoria, das artes, da literatura e da guerra. No entanto, talvez essa não tenha sido a primeira tentativa de abrigar a divindade.

Afinal de contas, uma estrutura anterior conhecida como Antigo Partenon ou Pré-Partenon já existia no local do Partenon atual. Assim, muitos historiadores acreditam que o Antigo Partenon estava em construção em 480 a.C, quando o Império Persa atacou Atenas e destruiu a Acrópole, embora alguns especialistas contestem essa teoria.

Quando o Partenon foi construído?

Em 477 aC, cerca de 33 anos após a invasão persa, Péricles começou a construir o Partenon para substituir o templo anterior. A construção da estrutura maciça continuou por quase quatro décadas, até ser dedicada em 438 a.C.

Além disso, o trabalho de escultura e decoração no Partenon continuou até 432 aC. Estima-se que 13.400 pedras foram usadas para construir o templo, a um custo total de cerca de 470 talentos de prata (mais de 14 milhões hoje).

Quem construiu o Partenon?

Péricles encomendou os renomados arquitetos gregos Ictinus e Callicrates e o escultor Phidias para projetar o Partenon, que se tornou o maior templo em estilo dórico de sua época. A estrutura tem uma planta retangular, parte da qual foi a base de calcário do Partenon Antigo.

Degraus baixos cercavam cada lado do edifício, e um pórtico de colunas dóricas em pé em uma plataforma criava uma borda ao redor. Em suma, existem 46 colunas externas e 19 colunas internas.

As colunas são levemente afuniladas para dar ao templo uma aparência simétrica. No entanto, as colunas de canto são maiores em diâmetro do que as outras colunas. Incrivelmente, o Partenon não contém linhas retas nem ângulos retos, um verdadeiro feito da arquitetura grega.

Metopes

Noventa e dois metópteros esculpidos (blocos quadrados colocados entre blocos de triglifos de três canais) adornam as paredes externas do Partenon. As metopes do lado oeste retratam a Amazonomaquia, uma batalha mítica entre as Amazonas e os gregos antigos, e foram pensadas para serem projetadas pelo escultor Kalamis.

As metopes do lado leste mostram Gigantomaquia, batalhas míticas entre deuses e gigantes. A maioria dos metopes do lado sul mostra Centauromacquia, a batalha dos centauros míticos com os lapiths, e os metopes do lado norte retratam a Guerra de Tróia.

Friso

Uma ampla faixa horizontal decorada, chamada friso, percorre toda a extensão das paredes da câmara interna do Partenon (a adega). O friso foi esculpido usando a técnica de baixo-relevo, o que significa que as figuras esculpidas são levemente levantadas do fundo.

Os historiadores acreditam que o friso representava a procissão panatenaica da Acrópole ou o sacrifício de Pandora a Atena. Existem duas empenas triangulares esculpidas, conhecidas como frontões, em cada extremidade do Partenon.

O frontão do leste mostra o nascimento de Atena na cabeça de seu pai, Zeus. O frontão oeste mostra o conflito entre Atena e Poseidon para reivindicar Ática, uma antiga região da Grécia que incluía a cidade de Atenas.

Estátua de Atena

Um santuário dentro do Partenon abrigava uma extraordinária estátua de Atena, conhecida como Atena Partenon, que foi esculpida por Phidias. A estátua não existe mais, mas acredita-se que ela tivesse 12 metros de altura.

Era esculpida em madeira e coberta de marfim e ouro. Os historiadores sabem como era a estátua graças às reproduções romanas sobreviventes. Ou seja, a estátua de Atena mostrava uma mulher totalmente armada usando um escudo de pele de cabra conhecido como égide.

Além disso, ela segurava uma estátua a deusa grega Nike na mão direita e um escudo na mão esquerda que ilustrava várias cenas de batalha. Dois grifos e uma esfinge estavam em seu capacete e uma grande cobra atrás de seu escudo.

Não está claro se o Partenon serviu apenas como um lar para Atena ou também como um tesouro. Sem dúvida, era uma visão inspiradora para quem a contemplava. Espectadores antigos não eram permitidos dentro da estrutura, mas viam seu esplendor de fora.

Mudanças de mãos

No século VI dC, os bizantinos cristãos conquistaram a Grécia. Eles proibiram a adoração pagã dos deuses gregos e converteram o Partenon em uma igreja cristã. Assim, eles bloquearam a entrada do lado leste e, seguindo o costume do cristianismo, forçaram os fiéis a entrar na igreja no lado oeste.

No entanto, a enorme estátua de Atena se foi antes da chegada dos bizantinos. Em seu lugar, eles colocaram uma cadeira de púlpito e mármore do bispo. Desse modo, o Partenon permaneceu uma igreja cristã até 1458 d.C, quando o Império Otomano Muçulmano tomou Atenas. Os turcos otomanos converteram o Partenon em uma mesquita, mas mantiveram intactas muitas pinturas e artefatos cristãos.

Em 1687, enfrentando um ataque da Liga Sagrada Cristã, os otomanos converteram o Partenon em um depósito e abrigo de munições, que era tudo menos seguro. Afinal de contas, a estrutura foi bombardeada com balas de canhão e seus estoques de munição explodiram, causando centenas de mortes e danos estruturais maciços.

Restauração

Depois de séculos governados pelos turcos, os gregos lutaram pela independência na década de 1820. A Acrópole tornou-se uma zona de combate e o exército turco removeu centenas de blocos de mármore das ruínas do Partenon. Eles também usaram os grampos de ferro revestidos com chumbo que mantinham os blocos juntos para fazer balas.

Finalmente, na década de 1970, o governo grego levou a sério a restauração da Acrópole e do Partenon, que se deterioravam rapidamente e haviam se tornado um dos tesouros nacionais do país. Eles nomearam um comitê arqueológico chamado Projeto de Restauração da Acrópole.