Arte bizantina: tudo sobre ela nesse post completo do ArtOut

A arte bizantina se referia ao produto art√≠stico de Biz√Ęncio, que fazia parte do Imp√©rio Romano do Oriente.¬†O Imp√©rio Bizantino permaneceu intacto mesmo ap√≥s a queda do Imp√©rio Romano do Ocidente at√© o decl√≠nio de Constantinopla em 1453.

Os historiadores acreditavam que muitos estados ortodoxos orientais e alguns estados mu√ßulmanos no leste do Mediterr√Ęneo tinham sido influenciados pela arte e cultura de Biz√Ęncio e preservaram alguns aspectos das artes bizantinas durante s√©culos.

A arte bizantina foi desenvolvida a partir das artes do Imp√©rio Romano.¬†Esta forma de arte abra√ßou a heran√ßa cl√°ssica e foi altamente influenciada pela arte grega e eg√≠pcia antiga.¬†Um n√ļmero de esculturas cl√°ssicas pode ser encontrado em Constantinopla, a capital do Biz√Ęncio durante a era medieval.

Outros estados contempor√Ęneos como a Bulg√°ria e a S√©rvia, assim como Estados n√£o-ortodoxos como a Rep√ļblica de Veneza e o Reino da Sic√≠lia, tinham la√ßos estreitos com o Imp√©rio Bizantino e eram influenciados pela cultura e pelas artes do imp√©rio.

At√© hoje, algumas tradi√ß√Ķes art√≠sticas origin√°rias da arte bizantina est√£o sendo mantidas em pa√≠ses ortodoxos orientais como a Gr√©cia, a Maced√īnia e a R√ļssia.

Características da arte bizantina

As artes bizantinas estavam mais preocupadas com a expressão religiosa. Uma das características mais profundas foi a tradução da teologia da igreja em formas artísticas, como esculturas, mosaicos e pinturas. Essas peças de arte foram produzidas em uma tradição tão rígida que resultou em um estilo artístico altamente sofisticado, que permaneceu inigualável na arte ocidental.

No entanto, a arte bizantina foi altamente marcada pelos reavivamentos da estética clássica. Os historiadores acreditavam que ela foi influenciada pela nova estética moderna mais tarde. Uma das características da arte clássica era sua representação mais próxima da realidade ou pelo menos uma tentativa de imitá-la.

Ainda assim, a arte bizantina caracterizou ideias anti-naturalistas e abstratas.¬†A transforma√ß√£o que se dizia ter ocorrido em grande parte durante a antiguidade tardia havia sido objeto de debates acad√™micos ao longo dos tempos.¬†Outros estudiosos atribu√≠ram essa mudan√ßa de estilo ao decl√≠nio dos padr√Ķes art√≠sticos antes do per√≠odo da Renascen√ßa.

Definição de arte bizantina

Existem v√°rias defini√ß√Ķes para as artes bizantinas.¬†Definiu-se como arte pertencente ao estilo desenvolvido e elaborado pelos bizantinos e suas prov√≠ncias.¬†De acordo com a defini√ß√£o, a arte bizantina era principalmente eclesi√°stica, altamente formal, com o uso de ricos tons suntuosos.

Outros disseram que a arte bizantina pode ser definida como essencialmente religiosa e imperial, o que foi resultado da natureza autocr√°tica e religiosa da sociedade de Biz√Ęncio.

Alguns historiadores tamb√©m acreditavam que isso era resultado da estrutura econ√īmica do imp√©rio, onde a riqueza se concentrava apenas nas m√£os da igreja e do governo imperial. Isso pode ser bem verdade, j√° que o imperador bizantino agia como chefe da igreja e do estado.

Arte bizantina primitiva

Pesquisadores da arte enfrentaram dificuldades em distinguir a arte cristã da arte bizantina primitiva. Isso ocorre principalmente porque a arte bizantina inicial adaptou os estilos cristão e tardio romano.

Este estilo era uma nova linguagem criada representando a uni√£o do estado e da igreja.¬†Floresceram de 500 d C a 843 d C, espalhando-se pela capital e pelo Mediterr√Ęneo, em dire√ß√£o √† parte sul da It√°lia.

Os historiadores ainda observaram que v√°rias tend√™ncias na arte crist√£ foram encontradas em plena express√£o com a arte bizantina.¬†No entanto, esta √ļltima n√£o apenas seguiu essas tend√™ncias, mas refinou a arte crist√£ em pe√ßas sofisticadas, criando as mais belas obras de arte da Europa Ocidental.

História da arte bizantina

A hist√≥ria da arte bizantina come√ßou com mosaicos que decoram as paredes de igrejas, c√ļpulas, bem como pinturas de parede ao ar livre.¬†Estas formas de arte foram retomadas na It√°lia, Roma e Ravenna com sua beleza e sofistica√ß√£o.

Infelizmente, apenas algumas amostras sobreviveram a esta data. Olhando para a história da arte bizantina, tão poucas peças conseguiram passar por vários períodos de iconoclastia, o que significava a destruição de imagens religiosas.

Durante esse tempo, centenas de mosaicos e pinturas foram destru√≠das.¬†A invas√£o dos turcos levou √† extermina√ß√£o do que era remanescente.¬†As √ļnicas pe√ßas que os pesquisadores conseguiram identificar e estudar foram as encontradas nas cidades ocidentais onde o iconoclasmo ou o islamismo nunca decolou.

Estilo de arte bizantina

O estilo de arte bizantina foi criado principalmente para a Igreja Ortodoxa Oriental.¬†Um estilo de arte bizantino distinto era sua forma severamente formal e abstrata.¬†A maioria das figuras flutuava em vez de ficar no ch√£o.¬†Os n√ļmeros tamb√©m foram localizados principalmente no centro, frontais e alongados.¬†Outro estilo de arte bizantina distinta, apontado por alguns historiadores, foi o uso do ouro como fundo ou destaques.

O estilo de arte bizantina, em determinado tempo, separou-se de seus primeiros predecessores crist√£os.¬†Isso formou uma tradi√ß√£o arquitet√īnica que era verdadeiramente diferente da do Ocidente.

Mosaicos bizantinos

O imp√©rio bizantino herdou uma forte tradi√ß√£o de fazer mosaicos.¬†Variantes anteriores deste tipo de arte floresceram em Alexandria e Antioquia. Mas eventualmente se espalharam muito al√©m de Constantinopla para o Mediterr√Ęneo, It√°lia e R√ļssia.

Os mosaicos bizantinos tinham estilo, cultura e, mais importante, aspectos religiosos neles. Estes desempenharam papéis essenciais no ocidente, tornando-se a principal forma de arte pictórica do século IV ao século XIV.

Arte religiosa bizantina

Mosaico como arte não era totalmente um meio desconhecido antes do início do império bizantino. De fato, ela foi adotada pelos gregos e romanos como um meio de decorar superfícies que eram inadequadas para a pintura.

O mosaico havia se tornado uma parte estrutural da parede. Os artistas cristãos aproveitaram essa oportunidade e a adotaram como um veículo perfeito para o simbolismo visual.

A arte religiosa bizantina e o mosaico foram exibidos em toda a Europa. Isso trouxe uma iconografia que se referia ao estilo distinto da maioria das imagens religiosas ortodoxas orientais.

No entanto, desta iconografia surgiu a controvérsia iconoclasta, onde os iconoclastas acreditavam que as imagens de Cristo, da Virgem Maria e dos santos não deveriam ser criadas, enquanto os iconodules discordavam. Os debates em torno dessa controvérsia duraram anos e acabaram levando à destruição de muitas peças de arte religiosa bizantina.

Fatos bizantinos sobre a arte

A influência da arte bizantina da arte européia foi muito profunda e aqui estão alguns fatos de apoio:

  • A arte bizantina come√ßou com a funda√ß√£o de Constantinopla em 324 d C e terminou em 1453 ap√≥s sua captura pelos turcos otomanos;
  • O mosaico bizantino trouxe a arte do mosaico a um n√≠vel de poder sem precedentes;
  • A pintura de pain√©is devocionais tornou-se um aspecto importante das artes bizantinas, uma vez que o culto dos √≠cones desempenhava um papel muito significativo na vida secular e religiosa;
  • A obra bizantina em metalurgia, marfim e capacetes foi muito apreciada especialmente durante a idade m√©dia;
  • V√°rias obras de arte bizantinas eram consideradas tesouros das Igrejas ocidentais.

Leave a Reply