Arte cromo: saiba tudo sobre ela nesse artigo

Muito além de um processo eletroquímico, a arte cromo consiste na habilidade de utilizar os benefícios do processo de cromagem de peças metálicas para dar novos sentidos e estética em peças de arte e objetos do cotidiano.

Elemento químico encontrado na natureza e transformado industrialmente o cromo possui características que o tornam fundamental para a indústria e também para a produção de peças de arte. O brilho e a durabilidade que ele oferece aos objetos tornam ele uma ferramenta de grande valor para diferentes tipos de artistas e artesãos.

Vamos entender melhor os atributos do cromo, conhecer como ocorre o processo de cromagem, quais cuidados devem serem tomados em seu manuseio e saber quais são as principais utilizações deste importante elemento químico na produção artística.

Características do elemento químico cromo

O cromo, recebe este nome por derivação de uma palavra grega (“chroma”) que significa cor. Ele é um elemento químico, que na tabela periódica recebe o símbolo Cr e tem como principal característica o fato de ser um metal branco que possui pouca maleabilidade e flexibilidade.

Descoberto na Sibéria, em 1797 pelo químico Louis Nicolas, o cromo metálico é encontrado na natureza na forma cromita, que é um óxido de ferro e cromo. Para obter-se o cromo é necessário realizar um processo térmico e eletrolítico industrial. Seus usos vão desde a produção de produtos como peças de veículos até na criação da arte cromo.

Sua característica de anti oxidação deve-se ao fato do cromo resistir contra a ação de ácidos que normalmente agridem e prejudicam a estrutura dos metais através da corrosão. Esta qualidade do cromo é fundamental para o processo de galvanoplastia, que é o processo eletrolítico para recobrimento metálico de objetos visando sua proteção. Estas propriedades também permitem a produção de ligas metálicas mais resistentes ao processo de corrosão.

O intenso brilho obtido no processo de cromagem é outra característica valorizada no cromo. A polidez e o brilho tornam peças metálicas bonitas, resistentes e valorizadas. Além da cromagem o cromo é utilizado em diversas outros processos químicos por diferentes tipos de industrias.

Processo de cromagem

Também conhecida como cromação, o processo de cromagem consiste de aplicação do cromo sobre um material, geralmente metal, com o objetivo de torna-lo mais resistente à corrosão e mais brilhante. Este processo é realizado por meio de eletrodeposição que altera os atributos elétricos do material e a absorção adequada do cromo.

A técnica mais comum de cromagem ocorre por meio da imersão do material em vários banhos químicos com o objetiva de limpar e preparar a peça. Após repetir este processo algumas vezes o material está pronto para passar pela eletrodeposição que ocorre em um tanque no qual mistura-se cromo, alguns produtos aditivos e água. Finalizado o processo, lava-se a peça que está oficialmente cromada. Dependendo do tipo de material, aplica-se um novo processo de cromagem para aumentar a resistência da peça à corrosão.

Na técnica de galvanoplastia, além da cromagem, existem outros processos de tratamento de superfícies de materiais, entre eles a aplicação de níquel, zinco e prata.

Cuidados com a utilização do cromo

Como todo metal pesado o cromo é muito perigoso para a saúde de pessoas e animais e também oferece riscos ao meio ambiente. Não se recomenda que pessoas inexperientes tentem realizar o processo de cromagem sem a devida orientação e proteção necessárias.

O ideal é que um profissional especializado, de preferência um químico ou profissional de galvanoplastia, acompanhe todo o processo a fim de assegurar o uso correto da técnica e a utilização adequada de equipamentos e procedimentos de segurança.

Devido as características do processo que envolvem a geração de resíduos líquidos e gasosos que podem oferecer perigo à saúde e o meio ambiente, geralmente, as prefeituras exigem que se obtenha as autorizações necessárias antes de realizar os procedimentos.

Uso do cromo em objetos decorativos

A utilização do cromo como estratégia de acabamento e obtenção de brilho em peças metálicas fez com que a utilização da cromagem explodisse em todo mundo. Fabricantes de artigos de decoração passaram a utilizar o cromo em larga escala para a produção de peças de alto brilho e grande durabilidade.

A possibilidade de utilização da cromagem em diversos tipos de metais como alumínio, latão e aço aumentou a possibilidade de peças decorativas que poderiam ser criadas, de diferentes formatos, utilidades e principalmente preços. Isto popularizou a cromagem e fez com que estes objetos fossem desejados por simularem luxo, elegância e sofisticação.

Os usos da cromagem são infinitos, vão desde utensílios para cozinha até peças para carros. Uma rápida pesquisa na internet demonstrará que o termo cromagem está fortemente associado a peças de carros e motos decorativas que se beneficiam da resistência à corrosão e o intenso brilho obtido no processo de aplicação do cromo.

Veja também: 

Exemplos de arte cromo

Artistas inovadores e criativos podem desenvolver muitas ideias de arte cromo que atrairão aplausos e bons retornos financeiros. É possível criar peças novas que utilizem o processo de cromagem para proteger e embelezar os objetos, e também é possível restaurar objetos antigos que serão renovados e ganharam uma proteção extra de cuidado.

Joias, bijuterias e artefatos de decoração são os exemplos mais comuns de objetos que após passarem pelo processo de cromagem mudam suas características para resistirem ao processo de corrosão além de se tornarem esteticamente mais bonitos e elegantes.

Objetos de arte são um grande filão para a arte cromo. O brilho, a beleza e a durabilidade obtidos pelo processo de cromagem permitem a criação de peças únicas e lindas que são apreciadas em galerias de arte e em espaços de apreciadores de arte por todo o mundo.

A restauração é outro campo explorado por artistas que utilizam o processo de cromagem para renovar a beleza e as características de objetos antigos. Lustres, pratarias e outras peças feitas em metal podem ganhar uma sobrevida e um novo brilho por meio da arte cromo.

A arte cromo também ganha destaque na recuperação de motos e veículos antigos. Colecionadores recorrem ao processo de cromagem para restaurar e embelezar carros clássicos, motos e bicicletas antigas e até embarcações que voltam a brilhar por meio da arte cromo.

Leave a Reply