A escola de Bauhaus até os dias atuais é sinônimo de qualidade em design e arquitetura.
Para muitas pessoas, essa escola de arte, se ainda existisse, poderia ser facilmente o local de nascimento de milhares de artistas todos os anos, principalmente visto que, no pouco tempo que ficou aberta, ela produziu peças que são utilizadas até os dias atuais, 100 anos após sua criação.
Origem da Bauhaus
Criada em 1919 em Weimar, na Alemanha, Bauhaus teve Walter Gropius – seu fundador – como primeiro diretor da organização. Para Gropius, essa escola de arte seria a melhor forma apresentar aos alunos não só a técnica, mas sim a própria indústria e comerciantes que estivessem interessados em suas obras. Junto a isso, ele procurava fazer diversas referencias as vanguardas russas, algo que chamou a atenção de muitas pessoas na época. Em especial, de alunos russos que procuravam conhecer novas formas de fazer arte.
Dentre os principais objetivos da escola, estava idealizar o conceito de design moderno para diversas áreas, embora sempre mantivesse o princípio de funcionalidade e praticidade da arte, principalmente em moveis e projetos arquitetônicos. Devido a isso, muitos professores com pensamentos mais inovadores eram contratados, algo que não era comum nessa época.
Perseguição
Ao longo dos anos, essa escola acabou mudando duas vezes de cidade sede, ambas por motivos estratégicos e políticos. A primeira ocorreu quartos anos após a sua fundação, em 1921, para a cidade de Dessau. Ao que tudo indica, o principal fator para essa mudança de região teria sido as perseguições dos partidos de direita, mas especificamente do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães – também conhecido como partido nazista ou Nazi.
Na época, o prefeito da cidade de Dessau era considerado de opositor ao governo nazista, assim permitindo que a escola continuasse exercendo suas atividades livremente nessa localização. Além disso, essa mudança causou diversos acontecimentos internos para Bauhaus, sendo lá onde ela conseguiu atingir um reconhecimento acadêmico.
Apesar disso, a escola teria que fazer novamente outra mudança, dessa vez sete anos após a primeira, em 1932. Como da outra vez, Bauhaus foi obrigada a se mudar por pressão dos nazistas. No entanto, a escola teve sua mudança decretada para Berlim, na qual conseguiu se reestruturar.
Fechamento de Bauhaus
Mesmo após duas mudanças de cidades, Bauhaus não conseguindo evitar as perseguições e exigências impostas pelo regime totalitário, assim tendo seu fechamento decretado em 1933, apenas um ano após sua ida para Berlim. Logo após o fechamento da escola, muitos professores e alunos acabaram sendo perseguidas pelo regime totalitário nazista.
Características da Bauhaus
Diferente de muitas escolas da época, Bauhaus tinha uma proposta completamente inovadora que fazia oposição ao ensino clássico. Nela, os alunos eram influenciados a finalizar suas artes com o máximo de qualidade, sempre se baseando em estilos da vanguarda russa. Para muitos, esse método de ensino seria o ideal para alcançar um excelente resultado, fato que foi comprovado por diversos alunos que passearam pela escola.
Já em questão de costumes, Bauhaus era caracterizada por apresentar matérias mais focadas no funcionalismo, dando a ideia de que todo propósito deve ser cumprido com o máximo de eficiência. Em alguns casos, o objeto pode até servir para mais do que uma simples função, algo que não era tão incomum de ser achado dentre as criações da escola.
Por outro lado, muitas das obras que foram criadas na escola precisavam atender a todos os públicos, algo que, com o passar dos anos, virou uma tradição, inclusive sendo exigido em muito dos professores depois de sua mudança para Dessau. Além disso, Bauhaus influenciava seus alunos a terem o habito de refletir sobre todo o processo de construção, principalmente na parte produtiva, assim podendo ser facilmente comparado com o movimento Art Nouveau.
Mobiliário da Bauhaus
Como muitas escolas de arte, a Bauhaus contava com artistas incríveis que produziam obras reconhecidas em todo o mundo. No entanto, algumas peças acabam se destacando por seu design único e, muitas vezes, virando objeto de uso diário em milhares países. Veja algumas dessas famosas peças:
Mesas de Breuer
Criado pelo arquiteto e designer Marcel Breuer, essas mesas tinham como objetivo serem leves e práticas no cotidiano. Como a cultura Bauhaus preza, as mesas de Breuer são extremamente funcionais e não apresentam um público alvo, muito pelo contrário, essa invenção pode ser compreendida por quase qualquer pessoa apenas em alguns segundos. Segundo muitos outros designers, as mesas de Breuer apresenta uma forma muito simples e, principalmente, muito a frente do seu tempo.
Xadrez de Bauhaus
Criado em 1922 por Josef Hartwig, o xadrez de Bauhaus foi uma importante invenção para a escola. Segundo seu próprio criador, esse xadrez tem como objetivo explicar os movimentos que cada peça do tabuleiro pode fazer, assim deixando mais simples de ser ensinado para pessoas inexperientes no jogo.
Para muitos artistas, essa seria a obra-prima de Josef Hartwing e da escola de Bauhaus. No entanto, muitas pessoas acabam não ligando o nome de Hartwing diretamente ao modelo de jogo xadrez. Ao que tudo indica, Hartwing teria sido um dos responsáveis pelo fechamento da escola, especialmente por ele ser um membro ativo dentro do partido nazista, provavelmente sendo a única pessoa que chegou a participar da Bauhaus e do nazismo ao mesmo tempo.
Berço de Bauhaus
Criado em 1919, esse berço foi a primeira obra de design criada na escola de arte e uma das peças mais associadas ao nome da Bauhaus. Atualmente, esse berço não é encontrado com tanta facilidade, grande parte devido haver opções mais seguras. No entanto, essa obra ainda é muito estuda e apreciada por milhares de artistas em todo o mundo.
Cadeira Presidente
Os designs de cadeira da Bauhaus sempre chamaram muita atenção de compradores e de artistas especializados em peças para a casa. No entanto, a cadeira presidente acaba se destacando mais do que as outras. Nela, é possível ver um design bem agradável e muito fácil de ser utilizado. Para muitos, essa cadeira séria um conceito perfeito para ajustar a postura, além de serem extremamente confortáveis segundo seus compradores.
Considerações finais
Em suma, a Bauhaus foi uma das escolas de arte mais influentes em todo muito, principalmente no ramo da arquitetura e de design de moveis. Para muitas pessoas, a Bauhaus foi uma escola perfeita para quem estava em busca de evoluir e aprender sobre novos conceitos e funcionalidades. No entanto, devido suas diversas mudanças de regiões e perseguições nazistas, isso acabou prejudicando muito seu funcionamento e levando, infelizmente, a morte da escola Bauhaus como instituição.