Arte e tecnologia: como elas se unem e seus benefícios

Em praticamente todas as culturas arte e tecnologia se unem, se misturam e se influenciam. Esta parceria, que sempre existiu, tem se acelerado nos √ļltimos anos e permitido a cria√ß√£o de novas formas de arte assim como tecnologias mais belas e humanizadas. Artistas vision√°rios entendem cada vez mais de tecnologia e profissionais de tecnologia criativos bebem nas fontes das artes para criarem seus produtos.

O desenvolvimento tecnol√≥gico permite que atualmente os artistas se utilizem de novas ferramentas para produzir arte de uma forma inovadora. Equipamentos multim√≠dia, c√≥digos de programa√ß√£o e objetos eletr√īnicos s√£o alguns dos novos ‚Äúquadros‚ÄĚ onde os artistas podem demonstrar suas ideias.

Outra caracter√≠stica desta fus√£o √© a possibilidade da uni√£o entre artistas e outros profissionais para a cria√ß√£o de novas ideias e produtos. Atualmente, empresas e est√ļdios de arte congregam o trabalho em conjunto de artistas com matem√°ticos, designers, profissionais de inform√°tica, entre outros.

A tecnologia tamb√©m bebe da fonte da arte para se inspirar, se renovar e se embelezar. Entre os muitos exemplos recentes desta parceria podemos citar a preocupa√ß√£o que a empresa de tecnologia Apple tem em criar produtos que al√©m de modernos tamb√©m sejam bonitos esteticamente tanto na parte de hardware quanto em seus programas. Para alcan√ßar este objetivo, a empresa inspira-se em v√°rias formas de manifesta√ß√Ķes art√≠sticas como a pintura, a escultura e o design.

Arte e tecnologia: das cavernas à realidade virtual

Desde os tempos mais remotos arte e tecnologia caminham juntas através da história da humanidade. Na medida em que avançavam e se desenvolviam tanto a arte quanto a tecnologia se beneficiaram das conquistas alcançadas por ambas.

As mais diversas manifesta√ß√Ķes art√≠sticas puderam aperfei√ßoar suas t√©cnicas ao absorverem novos produtos e ferramentas que determinaram novas maneiras de se criar artisticamente e introduziram novos recursos para a produ√ß√£o de artes. Do homem nas cavernas que utilizava sangue animal e sementes para produzir a ‚Äútinta‚ÄĚ de suas pinturas at√© as exposi√ß√Ķes virtuais cada passo da tecnologia √© absorvido pela arte, e vice-versa.

Hoje é possível conhecer obras de arte, artistas e museus sem sair do conforto do próprio lar, algo impensável há algumas décadas atrás. O acesso a arte, com o apoio da tecnologia, tem se tornado mais acessível e inclusivo.

Ao mesmo tempo, procura-se através da arte dotar de expressividade e personalidade produtos, serviços e recursos tecnológicos que até então eram feios, frios e padronizados. Chegamos à era dos recursos customizáveis em que as empresas irão procurar oferecer produtos e serviços que agradem todos os sentidos dos clientes.

Uso da tecnologia como suporte para arte

A fus√£o entre arte e tecnologia permite novos e interessantes formatos para a cria√ß√£o e divulga√ß√£o art√≠sticas. O desenvolvimento tecnol√≥gico, em especial os computadores, permitiu o surgimento de cria√ß√Ķes art√≠sticas que antes n√£o eram poss√≠veis.

Instala√ß√Ķes art√≠sticas, que unem imagens e sons, s√£o apenas um exemplo de como a arte p√īde libertar-se dos suportes tradicionais (quadros e esculturas) e agora manifestasse de maneiras inovadoras e surpreendentes.

Ao apropriar-se das novas ferramentas tecnol√≥gicas a arte tamb√©m conseguiu sair dos museus para ganhar as ruas. Aparelhos, cada vez menores e mais baratos, permitem que o artista exponha suas cria√ß√Ķes em locais abertos e inusitados. Uma fachada de um pr√©dio pode se transformar em uma tela multim√≠dia para a criatividade.

E n√£o √© somente no apoio √† cria√ß√£o e divulga√ß√£o da arte que a tecnologia pode ser √ļtil. Alguns te√≥ricos afirmam que em breve, computadores produzir√£o can√ß√Ķes, textos liter√°rios, quadros e esculturas t√£o elogiados quanto as disputadas obras primas atuais.

Inspiração artística para o desenvolvimento tecnológico

Quando um artista produz uma cria√ß√£o art√≠stica ele n√£o tem ideia de como sua obra ser√° compreendida e de que forma ela impactar√° e ir√° influenciar as pessoas. Por√©m, desde os tempos mais remotos, a humanidade reflete e muda sua forma de pensar e agir em raz√£o do contato com obras como textos, can√ß√Ķes, poemas, filmes, pe√ßas teatrais, entre outros.

Empresas de diferentes setores, em especial da área tecnológica, tem encontrado nas artes a influência que necessitavam para tornar seus produtos e serviços mais bonitos, funcionais e aceitos por seus consumidores.

O resultado da somatória entre arte e tecnologia pode ser percebido no nome de novos produtos, no design e nas cores escolhidas e na funcionalidade de produtos e serviços que buscam criar uma personalidade própria diferenciando-se da concorrência ao assumir a influência recebida das artes.

Produtos f√≠sicos, servi√ßos e bens intang√≠veis, como softwares e aplicativos aperfei√ßoam sua est√©tica, linguagem e formatos de intera√ß√£o inspirando-se em formas de arte que v√£o da pintura √† m√ļsica, passando por manifesta√ß√Ķes como a fotografia, a escultura e as artes pl√°sticas.

Benefícios da união entre arte e tecnologia

Os frutos da parceria entre arte e tecnologia s√£o in√ļmeros e aumentam a cada dia. Al√©m dos benef√≠cios imediatos para ambas as partes acredita-se tamb√©m que ainda estamos no in√≠cio da colheita resultante das influ√™ncias desta parceria nos costumes, na cultura e no modo de viver da sociedade.

Inova√ß√£o e criatividade s√£o as consequ√™ncias mais importantes, e imediatas, para a ind√ļstria tecnol√≥gica ao inspirar-se nas artes. Novos produtos e servi√ßos, mais bonitos, elegantes e inovadores s√£o os resultados desta influ√™ncia m√ļtua.

As empresas tamb√©m ganham em beleza e funcionalidade ao apostar na parceria com a arte. Ao recorrerem √† conceitos est√©ticos de manifesta√ß√Ķes art√≠sticas as organiza√ß√Ķes passam a pensar de uma maneira diferente privilegiando aspectos como design, linguagem e abordagem. Recursos fundamentais para se diferenciar da concorr√™ncia.

Interatividade √© outra conquista, que cada vez mais manifesta√ß√Ķes art√≠sticas, se utilizam para aproximar o p√ļblico e utilizar suas emo√ß√Ķes e pensamentos. Com o uso da tecnologia a arte deixa de ser apenas observ√°vel para se tornar ‚Äúmanipul√°vel‚ÄĚ, ou seja, o p√ļblico passa a participar, opinar e interagir com a obra e as ideias do artista.

A tend√™ncia √© que esta uni√£o se torne, cada vez mais, uma verdadeira fus√£o na qual os limites entre arte e tecnologia ficar√£o menos claros. Manifesta√ß√Ķes art√≠sticas que hoje ainda n√£o conseguimos imaginar e produtos que se parecer√£o com verdadeiras obras de arte s√£o algumas das consequ√™ncias desta uni√£o inovadora e criativa.

Leia mais:

Leave a Reply