Em praticamente todas as culturas arte e tecnologia se unem, se misturam e se influenciam. Esta parceria, que sempre existiu, tem se acelerado nos últimos anos e permitido a criação de novas formas de arte assim como tecnologias mais belas e humanizadas. Artistas visionários entendem cada vez mais de tecnologia e profissionais de tecnologia criativos bebem nas fontes das artes para criarem seus produtos.
O desenvolvimento tecnológico permite que atualmente os artistas se utilizem de novas ferramentas para produzir arte de uma forma inovadora. Equipamentos multimídia, códigos de programação e objetos eletrônicos são alguns dos novos “quadros” onde os artistas podem demonstrar suas ideias.
Outra característica desta fusão é a possibilidade da união entre artistas e outros profissionais para a criação de novas ideias e produtos. Atualmente, empresas e estúdios de arte congregam o trabalho em conjunto de artistas com matemáticos, designers, profissionais de informática, entre outros.
A tecnologia também bebe da fonte da arte para se inspirar, se renovar e se embelezar. Entre os muitos exemplos recentes desta parceria podemos citar a preocupação que a empresa de tecnologia Apple tem em criar produtos que além de modernos também sejam bonitos esteticamente tanto na parte de hardware quanto em seus programas. Para alcançar este objetivo, a empresa inspira-se em várias formas de manifestações artísticas como a pintura, a escultura e o design.
Arte e tecnologia: das cavernas à realidade virtual
Desde os tempos mais remotos arte e tecnologia caminham juntas através da história da humanidade. Na medida em que avançavam e se desenvolviam tanto a arte quanto a tecnologia se beneficiaram das conquistas alcançadas por ambas.
As mais diversas manifestações artísticas puderam aperfeiçoar suas técnicas ao absorverem novos produtos e ferramentas que determinaram novas maneiras de se criar artisticamente e introduziram novos recursos para a produção de artes. Do homem nas cavernas que utilizava sangue animal e sementes para produzir a “tinta” de suas pinturas até as exposições virtuais cada passo da tecnologia é absorvido pela arte, e vice-versa.
Hoje é possível conhecer obras de arte, artistas e museus sem sair do conforto do próprio lar, algo impensável há algumas décadas atrás. O acesso a arte, com o apoio da tecnologia, tem se tornado mais acessível e inclusivo.
Ao mesmo tempo, procura-se através da arte dotar de expressividade e personalidade produtos, serviços e recursos tecnológicos que até então eram feios, frios e padronizados. Chegamos à era dos recursos customizáveis em que as empresas irão procurar oferecer produtos e serviços que agradem todos os sentidos dos clientes.
Uso da tecnologia como suporte para arte
A fusão entre arte e tecnologia permite novos e interessantes formatos para a criação e divulgação artísticas. O desenvolvimento tecnológico, em especial os computadores, permitiu o surgimento de criações artísticas que antes não eram possíveis.
Instalações artísticas, que unem imagens e sons, são apenas um exemplo de como a arte pôde libertar-se dos suportes tradicionais (quadros e esculturas) e agora manifestasse de maneiras inovadoras e surpreendentes.
Ao apropriar-se das novas ferramentas tecnológicas a arte também conseguiu sair dos museus para ganhar as ruas. Aparelhos, cada vez menores e mais baratos, permitem que o artista exponha suas criações em locais abertos e inusitados. Uma fachada de um prédio pode se transformar em uma tela multimídia para a criatividade.
E não é somente no apoio à criação e divulgação da arte que a tecnologia pode ser útil. Alguns teóricos afirmam que em breve, computadores produzirão canções, textos literários, quadros e esculturas tão elogiados quanto as disputadas obras primas atuais.
Inspiração artística para o desenvolvimento tecnológico
Quando um artista produz uma criação artística ele não tem ideia de como sua obra será compreendida e de que forma ela impactará e irá influenciar as pessoas. Porém, desde os tempos mais remotos, a humanidade reflete e muda sua forma de pensar e agir em razão do contato com obras como textos, canções, poemas, filmes, peças teatrais, entre outros.
Empresas de diferentes setores, em especial da área tecnológica, tem encontrado nas artes a influência que necessitavam para tornar seus produtos e serviços mais bonitos, funcionais e aceitos por seus consumidores.
O resultado da somatória entre arte e tecnologia pode ser percebido no nome de novos produtos, no design e nas cores escolhidas e na funcionalidade de produtos e serviços que buscam criar uma personalidade própria diferenciando-se da concorrência ao assumir a influência recebida das artes.
Produtos físicos, serviços e bens intangíveis, como softwares e aplicativos aperfeiçoam sua estética, linguagem e formatos de interação inspirando-se em formas de arte que vão da pintura à música, passando por manifestações como a fotografia, a escultura e as artes plásticas.
Benefícios da união entre arte e tecnologia
Os frutos da parceria entre arte e tecnologia são inúmeros e aumentam a cada dia. Além dos benefícios imediatos para ambas as partes acredita-se também que ainda estamos no início da colheita resultante das influências desta parceria nos costumes, na cultura e no modo de viver da sociedade.
Inovação e criatividade são as consequências mais importantes, e imediatas, para a indústria tecnológica ao inspirar-se nas artes. Novos produtos e serviços, mais bonitos, elegantes e inovadores são os resultados desta influência mútua.
As empresas também ganham em beleza e funcionalidade ao apostar na parceria com a arte. Ao recorrerem à conceitos estéticos de manifestações artísticas as organizações passam a pensar de uma maneira diferente privilegiando aspectos como design, linguagem e abordagem. Recursos fundamentais para se diferenciar da concorrência.
Interatividade é outra conquista, que cada vez mais manifestações artísticas, se utilizam para aproximar o público e utilizar suas emoções e pensamentos. Com o uso da tecnologia a arte deixa de ser apenas observável para se tornar “manipulável”, ou seja, o público passa a participar, opinar e interagir com a obra e as ideias do artista.
A tendência é que esta união se torne, cada vez mais, uma verdadeira fusão na qual os limites entre arte e tecnologia ficarão menos claros. Manifestações artísticas que hoje ainda não conseguimos imaginar e produtos que se parecerão com verdadeiras obras de arte são algumas das consequências desta união inovadora e criativa.
Leia mais: