Fauvismo: características, obras e artistas

De todos os ismos que emergiram na primeira década do século passado, o Fauvismo pode ter sido o que durou menos. Desde que foi inaugurado com uma exposição em 1905, em 1910 estava totalmente esgotado.

Isso não significa que as obras que foram feitas naquele período lançaram as bases da arte posterior. Mas entre suas fileiras estrearam criadores de estatura e transcendência, como o francês  Henri Mattisse  (1869-1954).

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O crítico Louis Vauxcelles  definiu o Fauvismo como uma palavra que literalmente se refere a um mundo de “bestas”. Mas vamos tentar entender tudo isso por partes.

Características do Fauvismo

O  Fauvismo  tem suas raízes no trabalho do pós-impressionista  Gauguin. É um movimento eminentemente pictórico e, mesmo se quisermos dar mais perfis, focamos nas pinturas a óleo.

É caracterizado por:

  • Uso da cor de acordo com a técnica do  divisionismo. Ou seja, os tons não se misturam na paleta. Eles são colocados puros na caixa ao lado do outro. Os primeiros trabalhos apresentam, por exemplo, no rosto humano, a cor vermelha, verde ou roxa que, em princípio, são cores estranhas à carnalidade;
  • Os contornos são marcados, mesmo com uma linha preta grossa, por exemplo, em Blue Nude (1907) de Henri Matisse;
  • Eles rejeitaram por unanimidade o conceito de beleza tradicional. O cânon foi substituído pela liberdade expressiva. Devemos lembrar que Freud acabara de definir o inconsciente com o que era um revulsivo na vida intelectual da época;
  • Eles admiravam as expressões artísticas da África e da Oceania através de um incipiente comércio de arte que começava a surgir nos círculos de elite de Paris. As máscaras, os pergaminhos de tatuagens e a nudez dessas culturas fascinaram esses artistas;
  • A perspectiva, os chiaroscuros são eliminados e, em fases avançadas do movimento, a “decoração” das imagens é reduzida a um mínimo. A luz vem das cores, mas não do jogo das sombras;
  • As formas são simplificadas e o recurso é feito ao natural, ao primitivo e ao instintivo;
  • Com o uso único da cor, tenta-se capturar os sentimentos. Para isso, o simbolismo dos objetos é usado.

Naturalmente, essas características são dadas de uma maneira particular e peculiar em cada um dos principais artistas do movimento.

Fauvismo

Artistas consagrados do Fauvismo

Kasemir Melevitch

Kasemir, que mais tarde evoluiu para a abstração, é o representante russo com a maior projeção. Na França, onde o movimento surgiu e prosperou, foi abraçado por:

  • Georges Braque;
  • Raouel Dufy;
  • Georges Rouault;
  • Albert Marquet.

Henri Matisse

Figura inquestionável da arte do século XX. Junto com  Picasso, pode-se dizer que o Fauvismo começou com Luxe, Calme et Volupté, (1904).

Aqui o pintor francês, com técnicas próximas ao pontilhismo, nos apresenta uma paisagem de cores planas totalmente longe da realidade extra-textual.

O trabalho de Matisse, claramente reconhecível, nunca abandona os princípios do movimento. É plástico em um sentido extremo. As figuras são planas. A cor é ainda mais “premium”, com um uso exagerado.

Os elementos meramente decorativos são eliminados da composição pictórica para focalizar objetos ou representações humanas impregnadas de um forte caráter simbólico.

A cor é tão consubstancial à dos franceses que, em meados dos anos vinte, sua obra evoluiu para a abstração. Matisse colaborou, ademais, na edição de grandes obras de bibliofilia como as realizadas pela editora Skira.

 André Derain

Controversa, para não dizer outra coisa, foi a vida e a produção de  André Derain  (1880-1954). Além disso, da pintura lidou com a linguagem da cenografia, a dança e os adereços.

Sua evolução, ao contrário de Matisse, não é considerada “lógica e natural” pelos críticos, pois no meio de sua carreira, ele volta a fazer uma pintura qualificada como tradicional.

Derain, dotado de grande inteligência, era um espírito rebelde e provavelmente inseguro. Prova disso foi a destruição de sua mão em grande parte de seu primeiro trabalho.

Maurice de Vlaminck

O menos conhecido deste grupo, o francês Vlaminck (1876-1958), também mostra um claro substrato inter-textual de Van Gogh. De fato, suas paisagens coloridas podem ser confundidas com a estética do pintor holandês. Seu trabalho se concentra na natureza, as tarefas do campo e, ocasionalmente, faz retratos.

Fauvismo

Os fatos mais importantes sobre o Fauvismo

  • O Fauvismo é um movimento pictórico francês do início do século XX. Podemos dizer que é o primeiro movimento artístico revolucionário do nosso século;
  • O nome desse movimento foi dado em 1906 pelo crítico francês Louis Vauxcelles e vem da palavra “fauvistas”, que em espanhol significa bestas. Foi usado para se referir a um grupo de pintores, devido à violência expressiva revolucionária da cor, aplicada em tons puros;
  • A homogeneidade do fauvismo teve um breve tempo cronológico, desde que durou apenas dois anos, até 1908, de modo que cada artista seguiu seu próprio caminho;
  • Foi uma reação contra o impressionismo;
  • Fauves acreditava que através das cores eles poderiam expressar sentimentos;
  • Eles procuram aumentar o valor da cor em si, rejeitando a paleta de tons naturalistas, usando cores violentas para criar uma ênfase expressiva maior;
  • Eles usaram uma pincelada direta e vigorosa, com toques grossos, sem misturas, evitando tingir as cores;
  • As figuras são planas, lineares, fechadas em linhas de contorno espessas;
  • Eles renunciaram à perspectiva clássica, já que modelagem de volumes, luz e profundidade desaparecem;
  • Seus temas são retratos, naturezas-mortas, personagens em interiores, belas paisagens;
  • Eles tinham um gosto pela estética das estátuas e pela arte negra africana;
  • Alguns dos precedentes do fauvismo foram causados ​​por Van Gogh e Gauguin, que, fugindo do impressionismo, assumiram uma execução impulsiva e apaixonada, apostando em obras intensamente coloridas;
  • É caracterizado por ser estético e sentimental, ligado às circunstâncias do momento;
  • Adere à total liberdade da natureza, unindo arte com vida;
  • É mais expressivo que realista;
  • Esse movimento artístico se destaca pela simplicidade;
  • Usa a imaginação, misturando o mundo real com o interior mudo;
  • Liberação de cor em relação ao desenho exaltando os contrastes cromáticos;
  • Eles defenderam uma atitude rebelde, uma vez que há uma tentativa de transgredir as normas em relação à pintura.

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