O Brasil é um dos países que mais exporta artistas para o mundo. Por não terem o devido reconhecimento dentro do país e a arte infelizmente não ser muito valorizada por aqui, esses artistas acabam ganhando suas riquezas em outros países. Hoje você vai conhecer mais sobre os principais grafiteiros brasileiros nesse artigo riquíssimo.
Quem não gosta de estar dirigindo e apreciar um belo desenho em um muro qualquer? Com certeza, eles são mais agradáveis do que aquelas cores cinzas e sem vida que predominam nos muros dos grandes centros urbanos.
O grafite é uma arte urbana que vem ganhando cada vez mais adeptos e espaços dentro dos grandes centros urbanos. É difícil encontrar alguma pessoa que não dê uma olhadinha quando passa por algum muro que tenha recebido esse tipo de intervenção artística.
Esse tipo de intervenção feita pelo grafite pode ser de uma simples frase, até desenhos enormes. Mas é preciso lembrar que nem tudo foram flores, para que essa arte seja reconhecida hoje, houve muita luta e resistência.
Os principais grafiteiros brasileiros que hoje são reconhecidos mundialmente, já sofreram todos os tipos de preconceito e sem dúvidas, enfrentaram muitas batalhas para terem suas marcas conhecidas.
Ainda existe um certo preconceito entre a população, mas isso acaba se resolvendo à medida que as informações vão sendo distribuídas.
O que é a arte do grafite?
Você que está curioso em saber mais sobre os principais grafiteiros brasileiros deve conhecer antes, como surgiu essa manifestação artística incrível que enche os nossos olhos de beleza.
A arte do grafite surgiu na década de 70 em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas pessoais nas paredes das cidades, essas marcas eram desenhos e não apenas escritas.
O intuito principal de cada desenho deixado, era de impactar os políticos com as questões sociais dos menos favorecidos. O hip hop tem uma forte ligação com esse tipo de arte, pois também retrata as mazelas dos povos mais pobres e marginalizados.
O hip hop encontrou no grafite, uma maneira de exteriorizar e expressar toda a forma de opressão que a sociedade viveu e vem vivendo ao longo dos anos, isso significa que o grafite mostra a realidade das ruas também.
Como surgiu o grafite no Brasil?
O grafite chegou no Brasil também na década de 70, principalmente em São Paulo, que foi o primeiro cenário dos artistas brasileiros.
O Brasil é um celeiro de artistas e as nossas habilidades manuais são invejadas no mundo todo, não é à toa que exportamos artistas diversos.
Por conta dessa habilidade nata, os grafiteiros brasileiros criaram um próprio estilo, ou seja, o estilo brasileiro ficou sendo diferente dos norte-americanos.
Por conta desse estilo diferenciado que os principais grafiteiros brasileiros fazem tanto sucesso no mundo todo e suas marcas são identificadas facilmente.
O estilo de grafite brasileiro é tido como um dos melhores do mundo. Que lindo seria, se eles pudessem ser reconhecidos dentro do Brasil não é mesmo?
Conheça os 7 principais grafiteiros brasileiros
Listamos a seguir, os 7 principais grafiteiros brasileiros que fazem sucesso no mundo todo e que possuem fãs apaixonados pelos seus estilos. Confira e se deleite:
1 – Gustavo e Otavio Pandolfo (Os Gêmeos)
Sem dúvidas, esses dois artistas estão entre os principais grafiteiros brasileiros. Reconhecidos mundialmente, esses dois irmãos que são gêmeos de verdade, começaram suas carreiras artísticas em São Paulo, mais precisamente no bairro do Cambuci.
Os desenhos dessa dupla são inconfundíveis e podem ser vistos em diferentes países como a Espanha, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha.
2 – Eduardo Kobra
Ou simplesmente Kobra como é conhecido, também é um dos artistas mais conhecidos no Brasil e no mundo todo.
Kobra ganhou fama graças ao seu estilo de desenho, que une cores e texturas bem chamativas e que acabam se misturando com os retratos tanto de personalidades como de pessoas anônimas que fazem parte da sociedade. Suas pinturas em 3D são facilmente encontradas no Brasil.
3 – Crânio
Esse artista de nome estranho, ficou mundialmente conhecido, devido os seus desenhos, que retratam principalmente os povos indígenas e as críticas sociais.
Seu estilo de desenho é marcante e inconfundível e que na maioria das vezes, causa reflexões. Sua missão artística é espalhar pelo mundo através dos seus desenhos, alguns personagens que são a cara do nosso país e que infelizmente acabam sendo esquecidos por aqui.
Seus trabalhos já foram expostos em países como a França, Amsterdã, Barcelona e Miami.
4 – Nina Pandolfo
Essa artista, nascida em Tupã, interior de São Paulo está na lista entre os principais grafiteiros brasileiros. Com um estilo único, cria diversos desenhos baseados no universo lúdico, pintando delicadas meninas, onde a sua marca principal está nos olhos bem grande e expressivos.
Seu estilo mistura a delicadeza feminina com a sensualidade da mulher. Recentemente novos personagens foram incorporados no seu estilo, peixes, gatos e abelhas começaram a ser retratados por essa artista tão talentosa e especial.
As primeiras pinturas de Nina foram feitas na cidade de São Paulo, na avenida Tiradentes, próxima a estação da Luz, região central e uma das mais importantes da cidade.
5 – Alex Hornest ou Onesto
Esse artista paulista, tem um estilo marcante, onde consegue estabelecer um contraponto entre o caos existente dentro das grandes cidades e o universo lírico.
Suas obras estão expostas em diversas cidades norte-americanas como Los Angeles, Nova York e San Francisco. Quem vive deste tipo de arte, possui Onesto como uma referência.
6 – Binho Ribeiro
Binho Ribeiro é tido como um dos principais grafiteiros brasileiros, principalmente pela sua importância para o grafite em toda a América Latina.
Idealizador e curador da primeira Bienal do Grafite, que ocorre todos os anos em São Paulo, recebe apoio de diversos artistas que o veem como uma lenda urbana para a arte. Em seu currículo, estão a cenografia de filmes nacionais importantes como Bicho de 7 cabeças, Antônia e O Magnata.
7 – Panmela Castro ou Anarkia Boladona
Esta artista carioca se consolidou na arte do grafite graças a sua posição política de defesa das mulheres. Em seus desenhos estão retratados diversos assuntos que permeiam ainda o universo feminino, principalmente das mulheres mais pobres.
Violência doméstica é o principal tema e que levaram suas obras a serem expostas em Paris e Nova York.
This post was last modified on June 3, 2019 6:20 pm