Apesar da concepção desse movimento artístico ter se dado ainda no século XIX e ter se mantido em alta até meados da década de 1920, no auge da chamada belle époque, a Art Nouveau continua sendo referência de “Arte moderna”, conforme a tradução da expressão em francês. Atualmente, temos mais contato com o estilo derivado de seu conceito, a Art déco.
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Neste post vamos explicar o que é a Art Nouveau, quais os fundamentos de sua conceituação, as suas principais características, as suas inspirações e origens.
Continue na leitura para saber mais sobre Art Nouveau.
A origem da Art Nouveau
Esse movimento artístico surgiu na França, no século XIX, foi desenvolvido entre as décadas de 1890 até a de 1920. Foi inspirada no movimento inglês conhecido Art and Crafts, que pregava que o trabalho artesanal coletivo e criativo era tão valoroso quanto os engenhos de caráter industrial, que poderia sim figurar entre as belas-artes e até mereciam mais esse título, por imprimir valor estético, personalizado, as obras, ao contrário das produções em massa da indústria. Tratava-se de uma espécie de exaltação das capacidades artísticas do individuo sobre a mecanização dos tempos modernos.
É um movimento que ganhou contornos socialistas definitivos com um dos seus principais porta-vozes o pintor, escritor e socialista William Morris (1834-1896), que defendia uma arte feita “pelo povo e para o povo”.
A Art Nouveau emerge como uma reação a esse movimento, uma resposta da burguesia industrial consolidada que pretendia afirmar seu poderio e suas virtudes por meio de uma estética que explorasse os valores e meios de produção que os caracterizavam.
O termo Art Nouveau teve origem na galeria parisiense L’Art Nouveau aberta pelo comerciante e colecionador Siegfriend Bing em 1895. O movimento passou a ter repercussão internacional com a Exposição Universal de Paris de 1900, a Art Nouveau Bing, onde foi apresentada o projeto de redecoração da casa do ilustre comerciante feita por designers e arquitetos modernos.
As características da Art Nouveau
Como apontado acima, a Art Nouveau nasce com a premissa de exaltar valores e estética do industrialismo burguês em reação ao movimento de inclinação socialista de origem inglesa que defendia o trabalho manual, artesanal, com a personalidade dos envolvidos no processo de produção, como um tipo de arte mais louvável, bela, inclusiva do que a massificação mecanizada dos produtos industriais.
Em razão desse contexto, a Art Nouveau prioriza a produção industrial em série que utiliza os materiais que eram tidos como símbolos do mundo moderno: vidro, ferro e cimento. Outra característica da Art Nouveau é o desenvolvimento de obras que se valha dos recursos da racionalidade das ciências e da engenharia.
Devido a essas feições que flertam mais calidamente com as áreas das exatas, o movimento despontou e consolidou-se nas artes plásticas, artes gráficas, artes decorativas, como cerâmica e vidraria, arquitetura, design e escultura.
Não é de surpreender que o estilo mais racional e científico tenha se aproximando e pegado emprestados conceitos do movimento naturalista e se oposto as artes acadêmicas com tons românticos.
O naturalismo influenciou a Art Nouveau a adotar em suas obras aspectos que remetam a natureza e preferência a elementos orgânicos para compor os trabalhos. Por essa razão, é comum na Art Nouveau obras retratando plantas, flores e animais, linhas ondulantes e dinâmicas que tentam transmitir a ideia de movimento. Quanto a esse último, é também uma uma forma de dar valor as formas das coisas, do que é concreto (e também por ser um trabalho complexo que exige recursos e conhecimentos de difícil acesso a um carpinteiro, por exemplo. Lembre-se, a Art Nouveau nasce com a intenção de exaltar as capacidades, feitos, virtudes, modernismo da era industrial capitaneada pelos burgueses endinheirados).
Outras características a se acrescentar sobre a Art Nouveau:
- Caracterização da mulher em pinturas e ilustrações (em razão de se privilegiar formas sinuosas e assimétricas);
- Uso de cores frias;
- Massificação das artes, produção serial;
- Uso de arabescos em ilustrações;
- Exuberância decorativa;
- Decoração exótica, mórbida;
- Influência do barroco, rococó francês e das gravuras japonesas.
Art déco
Filha direta da Art Nouveau, a Art déco surge em meados de 1925 como um estilo decorativo com ênfase a individualidade e o artesanato refinado, com elementos modernos de alto luxo e por isso destinado a burguesia do pós-guerra.
As diferenças com a Art Nouveau: prioriza formas geométricas em lugar das formas orgânicas, que também caracteriza preferência por formas mais simples em detrimento das mais sinuosas e complexas de sua célula embrionária.
Art Nouveau no Brasil
Na nossa terra Brasilis, o movimento chegou focado na pintura decorativa e na arquitetura. A Art Nouveau influenciou, ainda que modestamente, o movimento modernista brasileiro inaugurado na Semana de Arte Moderna de 1922.
É possível conferir bons exemplos do estilo em São Paulo, no Castelinho da Brigadeiro, no Colégio Santa Inês e no edifício Vila Penteado, atual prédio da Universidade de São Paulo.
É possível identificar a influência da Art Nouveau na arquitetura em outras cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro.
Considerações finais
A Art Nouveau é um movimento modernista que surgiu entre o final do século XIX e começo do XX, na França, como resposta a uma expressão artística que pregava a exaltação da arte feita pelo povo e para o povo. A Art Nouveau exalta os valores e virtudes do engenho da era industrial comandada pela burguesia, como o uso da racionalidade e das ciências para a produção de trabalhos de valor artístico. Por essa razão, a “nova arte” despontou por caminho pouco usual a época, ignorando os meios tradicionais de cunho acadêmico e se manifestando nas artes plásticas, decorativas, gráficas, arquitetura, design e escultura.
As principais características da Art Nouveau:
- Uso de materiais tidos como modernos como vidro, ferro e concreto;
- Emprego da racionalidade, das ciências e da engenharia;
- Valorização de formas ondulantes e elegantes;
- Valorização de formas orgânicas e complexas;
- Caracterização da mulher;
- Contrariedade ao romantismo;
- Uso de cores frias;
- Arte massificada, produção serial;
- Uso de arabescos em ilustrações;
- Exuberância decorativa;
- Decoração exótica, mórbida;
- Influência do barroco, rococó francês e das gravuras japonesas.
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