Obras de arte mais famosas do mundo

As obras de arte mais famosas do mundo

Inspiradoras, belas e intensas, as obras de arte mais famosas do mundo s√£o um espet√°culo √† parte nos museus e nas cole√ß√Ķes ao redor do mundo.¬†Afinal, o pensar numa obra-prima¬†famosa, qual vem primeiro √† sua cabe√ßa? Sabe quem a fez?

Da ic√īnica ‚ÄúMona Lisa‚ÄĚ, passando pelo intrigante ‚ÄúO Grito‚ÄĚ e fechando com a bela ‚ÄúO nascimento da V√™nus‚ÄĚ, este artigo vai levar voc√™ a um passeio pelas pinturas mais cultuadas.

E você nem precisa ser um conhecedor da História da Arte. Basta saber que todas elas ultrapassaram os limites do tempo e chegaram aqui, para deixar você se sentir numa exposição!

Com bel√≠ssimos exemplos, nossa lista com as obras de arte mais famosas do mundo ocidental re√ļne oito obras-primas de pintores de v√°rios continentes e √©pocas. Vem com a gente!

Gótico americano

Assinada pelo mestre Grant Wood, essa pintura, criada no ano de 1930, representa o regionalismo americano.

Indo contra as correntes artísticas europeias, o pintor queria retratar toda a realidade rural típica dos Estados Unidos, dando valor exatamente ao que seu país possuía de mais singular.

A curiosidade √© a casa de campo escolhida para ser retratada realmente existiu Pintura criada com a t√©cnica a √≥leo, ‚ÄúG√≥tico americano‚ÄĚ est√° no acervo do Instituto de Arte de Chicago.

Mona Lisa

Provavelmente a mais famosa de toda a lista, a pintura do genial Leonardo da Vinci teve sua criação iniciada no ano de 1503, sendo concluída apenas no ano de 1517 e é uma das muitas telas que podem simbolizar o talento do renascentista Da Vinci.

Conhecida tamb√©m como ‚ÄúGioconda‚ÄĚ, o que chama a aten√ß√£o na obra √© a naturalidade em que a modelo fora representada.

De identidade desconhecida até os dias hoje, ela se imortalizou como o retrato mais notabilizado entre as pinturas ocidentais. Mas o que desperta o fascínio dos espectadores é o sorriso enigmático da Mona Lisa.

Al√©m de ser ‚Äúprotagonista‚ÄĚ em alguns filmes e estar entre as obras de arte mais famosas do mundo, atualmente, a tela est√° em exibi√ß√£o no¬†museu franc√™s do Louvre.

Obras de arte mais famosas do mundo - Monalisa - Leonardo da Vinci

A noite estrelada

Como j√° est√° escrito na Hist√≥ria da Arte, Vincent van Gogh¬†√© um holand√™s que poderia¬†ter uma lista pr√≥pria apenas com seus quadros. Mas, entre as obras de arte mais famosas do mundo aqui apresentadas, escolhemos ‚ÄúA noite estrelada‚ÄĚ.

Criada no ano de 1889 com a técnica de pintura a óleo. A origem do quadro veio quando o pintor se internou após cortar a própria orelha numa crise psicótica.

E o que se vê na tela é exatamente a vista da sua janela: nessa noite, Van Gogh estava num quarto de hospício!

Outra obra-prima entre as obras de arte mais famosas do mundo, ela está exposta no MoMA (Museu de Arte Moderna) de Nova Iorque.

A persistência da memória

Outro mestre sempre presente entre as obras de arte mais famosas do mundo, Salvador Dalí é o espanhol que criou a obra. Uma pintura a óleo feita no ano de 1931, ela é perfeita para marcar todo o surrealismo do pintor!

Sua criação não exigiu nem um dia de sua genialidade, mas deixou várias marcas presentes como assinaturas do pintor. Atualmente, ela está em exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York.

O grito

Com certeza, essa imagem j√° cruzou seu caminho v√°rias vezes! Uma obra-prima norueguesa pintada por Edvard Munch, √© composta de quatro vers√Ķes com t√©cnicas diferentes: √≥leo, tempera, litografia e pastel.

A primeira dessas vers√Ķes, a √≥leo, foi criada no ano de 1893, enquanto as demais vers√Ķes foram surgindo at√© o ano de 1910. Um desses quadros est√° em exposi√ß√£o na Noruega, na Galeria Nacional¬†de¬†Oslo.

A capital norueguesa abriga tamb√©m outras duas vers√Ķes, enquanto uma quarta vers√£o chegou a ser leiloada por mais uma fortuna!

Obras de arte mais famosas do mundo - O Grito - Edvard Munch

Moça com brinco de pérola

Essa obra-prima holandesa é conhecida como a pintura mais famosa do artista Johannes Vermeer, e foi criada utilizando a técnica da pintura a óleo.

Apesar de não conhecerem a moça retratada na pintura, há rumores de que seja a filha de Vermeer, na época com aproximadamente uns 13 anos.

Além de estar entre as obras de arte mais famosas do mundo, uma curiosidade que mostra o talento do pintor é que o quadro foi pintado sem rascunho ou estudos!

Pintada em torno do ano de 1665, a tela atualmente está em exposição em Haia, no museu holandês de Mauritshuis.

A lagoa de lírios de água

Assinada pelo artista Claude Monet, essa é uma das obras que mais representam o período do impressionismo francês. Presença certa em qualquer lista com as obras de arte mais famosas do mundo, foi criada entre os anos de 1907 e 1908.

Pintada a √≥leo e com dimens√Ķes de 93¬†cm por 74¬†cm, a obra √© parte de uma s√©rie de pinturas criadas por Monet¬†nos seus √ļltimos anos de vida. A essa colet√Ęnea, ele a batizou de Nen√ļfares.

A imagem em questão está localizada no jardim da casa do pintor, localizado num vilarejo francês para onde ele se mudou em 1883. Atualmente, a obra pertence ao museu norte-americano chamado de Metropolitan Museum of Art.

A criação de Adão

Um dos maiores g√™nios quando o assunto √© falar sobre as obras de arte mais famosas do mundo, o italiano Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni,¬†pintou a obra-prima chamada de ‚ÄúA cria√ß√£o de Ad√£o‚ÄĚ.

Criada em 1508, por uma encomenda do papa J√ļlio II, levou dois anos para ficar pronta. A ilustra√ß√£o foi realizada no teto um afresco da Capela Sistina, em Roma, e √© marcante dentro da Hist√≥ria da Arte ocidental

Uma das mais belas representa√ß√Ķes de Michelangelo, ela registra passagens da b√≠blia.

A parte mais consagrada da pintura, e que garante ainda mais sua presença entre as obras de arte mais famosas do mundo, é exatamente a parcela que foi dedicada à criação do mundo, momento em que Deus quase toca em Adão.

Leave a Reply