Fundada em 1784, a Academia de Belas Artes de Florença fica localizada na Itália, atualmente sendo um dos lugares que agrega maior quantidade de conteúdo artístico em todo o mundo. Inclusive, para muitos, a Academia é considera principal local de inspiração, sendo visitada por milhões de pessoas todos os anos.
Além disso, a Academia de Belas Artes de Florença leva diversas obras de Michelangelo, com certeza seu artista com maior número de objetos. Assim, sendo considerada principal local para os admiradores de suas técnicas inovadoras, únicas e inigualáveis para a sua época.
História da Academia de Belas Artes de Florença
A Academia de Belas Artes de Florença foi criada por Grão-Duque da Toscana Pedro Leopoldo, importante figura da época. Apesar disso, o museu carrega um nome mais renomado da história, Michelangelo.
Desde 1784, ano de criação, a academia vem agregando ainda mais a cidade de Florença. Além de que, ela é historicamente a primeira academia de desenho de toda Europa. Com isso, chamando bastante atenção de diversos artistas da época.
Além disso, devemos destacar a obra mais importante de todo a galeria, David, de Michelangelo. A obra pode ser encontrada em sua versão original na academia, provavelmente sendo a objeto de maior valor cultural, financeiro e histórico da vida de Michelangelo.
Atualmente, a Academia conta com pinturas da Idade Média até o século XVIII, apresentando diversos museus dentro do local. Mesmo assim, a sua arquitetura acabou sendo deteriorada como o tempo, sendo reestruturada no final do século XVIII, sem grandes manutenções desse período até os dias atuais.
Principais obras da Academia de Belas Artes de Florença
Mesmo com seu grande acervo, algumas obras acabam destacando-se, principalmente pela qualidade e diversidades de técnicas. Além disso, diversas pessoas acabam, na maioria das vezes, reconhecendo grandes obras em sua versão original.
Cenas de Vida Monástica
Criado por Paolo Uccello, famoso renascentista, Cenas de Vida Monástica mostra figuras religiosas representadas com uma visão com bastante artística, muito comum nas obras de Paolo Uccello.
Além disso, Cenas de Vida Monástica é uma das peças mais comentadas de toda Academia de Belas Artes de Florença, principalmente devido ao seu fácil acesso, sendo uma das primeiras obras a serem vistas ao entrar.
Atualmente a obra renascentista pode ser encontrada na Sala do Colosso, uma parte do museu que conta com diversas obras importantes da história da Arte.
David
David, desde o seu lançamento, é uma das peças mais importante de toda Florença. Assim, sendo o auge do passeio por toda academia, provavelmente devido a sua complexidade e historia em volta da obra.
Criada por Michelangelo, David passou diversos problemas durante a sua encomenda. De acordo com alguns historiadores, David só foi feito devido a frequente insistência de Michelangelo.
Para muitos, Michelangelo seria o único capaz de realizar uma obra com tantos detalhes e qualidade. Assim, sendo uma encomenda, por muitos anos, rejeitada por artistas de Florença.
Deposição da Cruz
Diferente de outras pinturas, Deposição da Cruz foi feito por dois artistas, Felippino Lippi e Pietro Perungino, grandes colaboradores da Academia. Além disso, a pintura é extremamente famosa por apresentar figuras da bíblia.
Na pintura podemos ver exposto Jesus em seus momentos finais de vida, mas especificamente, na após sua crucificação, momento histórico relata na bíblia. Ainda na imagem, é possível ver diversas pessoas segurando Jesus, dando a entender que seria seus seguidos, ambos com uma expressão facial de desespero.
Ao mesmo tempo, podemos ver Virgem Maria sendo afastada por criotões do corpo morto de Jesus. Além de que notamos a palidez na pele de Maria, mostrando a qualidade do trabalho apresentado na Academia.
Árvore da Vida
Criado por Pacino di Buonarguida, a Árvore da Vida também é considera um das obras religiosas mais importante do cristianismo.
Como a Deposição da Cruz, também mostra Jesus em uma espécia de crucificação. Entretanto, a pintura prefere dar enfase no momento de excussão da figura religiosa, deixando ele em destaque em relação ao quadro.
Além disso, a Árvore da Vida apresenta detalhes minimalistas em relação à anatomia e a minúcias em seu fundo que, principalmente, mostra acontecimentos da bíblia.
Michelangelo e a Academia de Belas Artes de Florença
Michelangelo, além de importante escultor, teve grande ligação com a Academia de Belas Artes de Florença, principalmente devido a sua obra-prima, David. Assim, sendo um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Academia por tanto tempo.
Expulsão de Michelangelo
Apesar do seu renome, Michelangelo acabou sendo expulso de Florença em 1494, obrigando-o a voltar para Caprese, sua cidade natal.
Mesmo assim, Michelangelo já apresenta a clara ideia de fazer aquilo que viria a ser sua maior obra-prima, David. Durante todo o período fora de Florença, Michelangelo arquitetou diversos pedidos para que pudesse executar a escultura.
Contudo, Michelangelo só conseguiu sua maior encomenda após sua volta a Florença, cidade na qual encomendou a criação de David como simbolo de liberdade.
David
David desde o final de sua produção é considerado uma obra-prima na história da arte. De acordo com historiadores, David teria demorado 3 anos para ser feita, mas especificamente, entre 1501 e 1504.
Diferente do que muitos acreditam, a versão original de David está na Academia de Belas Artes de Florença. Atualmente podendo sendo visita por milhares de pessoas todos os dias, com certeza a peça mais importante de toda a academia.
David originalmente foi feito como o objetivo de decorar Florença, mas, ao longo dos anos, virou simbolo da liberdade de Florença. Além disso, David também é considerado um marco na derrota dos Merci.
Obras Inacabadas
Mesmo David sendo a peça mais relevante da Academia de Belas Artes de Florença, Michelangelo também colaborou com diversas obras inacabadas. Dentre elas São Mateus, que deviria ser exposto junto a coleção dos 12 apóstolos.
Infelizmente, a coleção não conseguiu ser finalizada por Michelangelo, mesmo ainda apresentando diversas carateristas da escultura inigualável do autor.
Turismo na Academia de Belas Artes de Florença
Apesar da grande quantidade de obras de diversos escultores, pintores e arquitetos, a Academia pode ser encontrada em um preço bem acessível, cerca de 12,00 € o bilhete inteiro.
Além disso, podemos achar com facilidade locais como a Catedral de Florença, muito conhecida como Catedral de Santa Maria del Fiore. Nele podemos achar uma arquitetura Renascentista e Gótica, bastante característico da cidade de Florença.
Atualmente a Catedral é localizada na Pizza del Duomo, sendo aberta ao público das 10 às 17 horas. Vale lembrar que a entrada é de forma totalmente gratuita, valendo a pena gastar um tempo dentro desse monumento.