Arte como terapia: conheça seus benefícios

A arte como terapia é uma experiência inerentemente agradável, que pode ser uma ferramenta poderosa para a melhora da qualidade de vida. Ela é capaz de lhe dar a oportunidade de expressar seus pensamentos interiores, enquanto ajuda você a entender melhor as suas emoções e o mundo em que vive.

Através da música, da arte, da dança ou do teatro, possuem valores terapêuticos desde pessoas com algum tipo de deficiência até idosos. Ainda podem ser eficazes na melhoria da função motora, da função cognitiva, incentivando a autodescoberta e o crescimento emocional, além de proporcionar integração física e intelectual, acompanhado de muitos outros benefícios.

Para aqueles que estão se recuperando do abuso de substâncias, uma forma criativa de autoexpressão pode ser um passo importante para a sobriedade. Através da expressão artística, as pessoas são capazes de externar seus pensamentos, ideias ou medos de uma maneira que a comunicação verbal às vezes é incapaz de fazer, podendo descobrir até mesmo algo sobre si mesmos que não sabiam.

Por que as pessoas recorrem à arte como terapia?

Algumas pessoas podem se sentir sobrecarregadas pelos problemas que enfrentam, pelas pressões que sentem pelo sucesso ou insucesso e pelo mundo agitado que existe ao seu redor. A arte como terapia pode lhe dar a oportunidade de fazer uma pausa e trabalhar para alcançar:

Expressão de sentimentos

Sua arte pode se tornar uma maneira de olhar e comunicar pensamentos e emoções que pareçam muito complexos ou confusos para articular com palavras.

Criar e discutir a arte com um terapeuta pode ajudá-lo a alcançar seus sentimentos mais intensos e confusos, porém com mais clareza. Também permite que você compartilhe emoções que podem ser descritas como “negativas”, mas que todos nós podemos experimentar de tempos em tempos, incluindo raiva, tristeza e dor emocional.

Veja também:

Reconhecendo seu próprio crescimento e força interior

A arte como terapia pode lhe dar uma voz que pode ser usada para se comunicar com seus pensamentos e sentimentos. Examinando o eu interior e as experiências que o moldaram, você tem a oportunidade de começar a reconhecer suas forças.

Superar uma doença física

Se você tem uma doença crônica e limitadora, a arte como terapia pode ajudá-lo a superar o impacto que a doença trouxe em sua vida. Ela pode ajudá-lo a identificar as metas que você deseja atingir e lhe dar a oportunidade de esclarecer o que é importante para você. Também lhe dá tempo para pensar em como sua doença pode ter mudado a forma como você vê o mundo e as coisas que são valiosas para você.

O que esperar de uma sessão de arte como terapia?

A arte como terapia não se trata de se tornar um grande artista. Nenhum conhecimento prévio ou habilidade é necessária, apenas uma disposição para tentar.

É um meio bastante flexível, onde você decide a quantidade de tempo que gasta fazendo arte. Durante a sua primeira sessão, um terapeuta normalmente irá guiá-lo através dos diferentes materiais de arte disponíveis, que podem incluir tinta, lápis, argila, pincéis e instrumentos musicais para ajudá-lo a encontrar uma maneira de começar.

As pessoas também identificam um tema durante a discussão inicial com o terapeuta no início da sessão. A arte que é feita pode ser apenas algumas linhas, uma pintura, uma escultura ou uma imagem, mas é um veículo para você encontrar seu próprio significado e sua conexão com sua vida.

Os benefícios da arte como terapia

Melhore a Autogestão

A perda de controle é um efeito colateral comum de alguns vícios. As pessoas podem priorizar o aumento das responsabilidades pessoais e profissionais e lutar para equilibrar seus vícios com as atividades da vida. A arte como terapia ajuda a aprender habilidades para se concentrar, construir disciplina e viver uma vida saudável.

Alivie os sintomas da depressão

Pesquisas feitas no mundo todo revelam uma ligação entre dependência e depressão. A arte como terapia pode ajudar a promover a positividade na vida das pessoas e fornecer algo para olhar para frente a cada dia. Está provado que a arte ajuda a combater os desequilíbrios químicos no cérebro que podem levar à depressão.

Melhore as habilidades de comunicação

Pessoas que lutam para expressar seus pensamentos e emoções podem recorrer a drogas ou álcool como forma de alcançar isso. A arte como terapia promove a autoexpressão podendo ajudar a desenvolver habilidades de comunicação e a capacidade de se aproximar de outras pessoas.

Superar traumas passados

Muitas pessoas que estão tentando bloquear memórias dolorosas ou experiências traumáticas que tiveram ao longo da vida. Através da arte, essas pessoas são capazes de, lentamente, começar a expressar seus sentimentos sobre o evento e tomar medidas para avançar. A arte se torna uma maneira de vencer esses traumas que limitam sua vida.

Reduzir o estresse

Desestressar é uma das principais razões que levam as pessoas ao consumo de álcool e drogas, e consequentemente ao abuso dessas substâncias. As demandas diárias, se fugirem do controle, podem prejudicar a mente e o corpo. Utilizar a arte como terapia ajuda a converter a energia negativa em hábitos positivos que promovem uma saúde duradoura, livre de substâncias nocivas.

Melhore as habilidades de resolução de problemas

Ao abrir a mente, o exercício da arte como terapia encoraja as pessoas a buscar soluções inteligentes para os seus problemas, em vez de confiar nas drogas ou no álcool. Isso é particularmente útil em adultos mais jovens, que podem se esforçar para se adaptar ou acompanhar as rápidas mudanças em suas vidas.

Construa autoestima

Estudos mostram que pessoas que têm mais confiança e habilidades sociais são mais propensos a desenvolver hábitos saudáveis. A arte como terapia ajuda a construir a autoconsciência e a autoestima necessárias para lidar com várias situações sociais e desafios da vida.

Aliviar sintomas físicos e mentais

Aplicar a arte como terapia pode ajudar a melhorar os sintomas relacionados a distúrbios físicos e mentais. Entre outros benefícios, pode ajudar a reduzir os níveis de dor, estresse e irritabilidade durante a recuperação.

Forneça uma distração positiva

Distrações de algum vício que você tenha podem ser muito libertador. Utilizar a arte como terapia pode ajudar as pessoas a se concentrar nas coisas positivas, mantendo suas mentes fora de desejos e pensamentos negativos.

Leave a Reply