Caravagismo

Caravagismo: tudo sobre o movimento e sua arte

O caravagismo foi o movimento artístico responsável por incluir na pintura do século XVII o realismo e a imagem do povo comum em seu cotidiano.

Dezenas de pintores que eram adeptos dessa perspectiva eternizaram obras importantes até os dias de hoje, entre eles o mais conhecido de todos, Michelangelo Caravaggio.

Entenda nos próximos parágrafos o que foi o caravagismo, suas características e diferenças em comparação ao movimento artístico predominante na época, alguns dos artistas mais importantes desse período e um pouco sobre a vida de Caravaggio.

Qual foi a origem do Caravagismo?

O caravagismo, também conhecido como tenebrismo, teve sua origem decorrente do desejo de se contrapor ao estilo mais utilizado na Itália do século XVI.

Enquanto o maneirismo tinha como proposta fugir totalmente da realizada, através de suas obras distorcidas e requintadas, o caravagismo primava por utilizar a realidade como sua principal base para a criação de suas obras.

Os artistas que se identificavam com essa linha de pensamento se inspiravam nas obras de Michelangelo Merisi da Caravaggio, conhecido por reproduzir figuras com grande realismo em suas obras.

O maneirismo e sua artificialidade

O maneirismo surgiu ainda no início do século XVI no período de transição entre a Renascença e o Barroco.

Esse estilo era considerado excessivamente intelectual e requintado, características que fizeram com que as obras criadas pelos artistas adeptos dessa forma de arte fossem classificadas como artificiais, se afastando totalmente da realidade.

Entre os principais nomes do maneirismo é possível destacar:

  • Giorgio Vassari;
  • Jacopo Caruci;
  • Andrea Paladio;
  • Jean Boulogne;
  • Benvenuto Cellini;
  • El Greco;
  • Hans von Aachen.

Esses artistas buscavam um afastamento total do que era feito na época por nomes como Michelangelo e Leonardo da Vinci, principais expoentes da renascença.

Caravagismo

As características mais marcantes desse período são:

  • Afastamento dos modelos clássicos;
  • Muito capricho nos detalhes;
  • Combinação forte de cores;
  • Adoção de perspectivas pouco convencionais;
  • Assimetria e estilização exagerada;
  • Figuras que apresentavam distorções ou deformidades;
  • Composições bizarras, dramáticas e tensas.

Para muitos estudiosos o maneirismo foi um período onde as artes sofreram uma grande decadência, que só pôde ser superada com o surgimento dessa nova corrente artística do caravagismo.

Quais eram suas principais características?

Com um olhar totalmente voltado para o realismo, o caravagismo tem características bastante marcantes, que se contrapõem claramente ao que era feito pelos artistas maneiristas da época.

Os artistas caravagistas optam por reproduzir quadros paisagísticos de grandes proporções com óleo sobre tela, retratando em sua grande maioria momentos tensos e violentos de temas ligados a religião.

Outra característica marcante dos pintores caravagistas é a adição de uma quantidade pequena de elementos em suas composições.

O foco total do trabalho fica sobre o personagem central, mas pequenos elementos como vasos e cestas estão presentes e chamam atenção pelo realismo com que são retratados.

Predominantemente, os tons mais utilizados pelos artistas seguidores dessa corrente eram o vermelho, o marrom e o preto.

A perspectiva de plateia foi escolhida a ideal para representar mais fielmente o que era retratado nas obras, incitando as pessoas que admiravam as obras a sentirem piedade dos personagens.

Quem foi Caravaggio?

Michelangelo Merisi nasceu em 1571 na pequena comuna de Caravaggio, pertencente ao ducado de Milão, onde seu pai serviu durante anos o do marquês de Caravaggio.

Após um surte de peste bubônica dizimar quase todos os homens de sua família, entre eles seu pai Fermo Merisi, o garoto cresceu e adotou um comportamento agressivo que lhe trouxe problemas nos anos que se seguiram.

O temperamento de Caravaggio sempre foi colocado lado a lado com seu talento, já que não eram poucos os relatos de que após um trabalho de 15 dias ele passava meses perambulando pelos salões de baile atrás de festas, que normalmente terminavam em brigas e discussões.

Esse comportamento fez com que o pintor se tornasse um personagem que despertava fascínio nas pessoas, misturando o perigo e o talento na mesma pessoa.

A maior prova desse perigo constante que ele deixava a mostra foi o assassinato de um jovem durante uma briga, que fez com que sua cabeça fosse colocada a prêmio, obrigando-o a fugir de Roma, ainda no início do século XVII.

Depois desse episódio Michelangelo “Caravaggio” Merisi viveu em Nápoles, Malta e Sicília, até que se envolveu novamente em uma confusão envolvendo um nobre local, que teria causado sua morte.

Como o corpo do pintor jamais foi encontrado existem várias versões para sua morte, a mais recente delas divulgada em 2018 afirma que, segundo análise de uma amostra DNA de um corpo enterrado na cidade de Porto Ercole e que seria de Caravaggio, a causa da sua morte teria sido uma infecção.

Os ferimentos resultantes de uma briga acabaram sendo a porta de entrada para a bactéria Staphylococcus aureus, que pode ter sido contraída cerca de um mês após os ferimentos causados por uma espada.

Tudo isso cria um mistério ainda maior sobre a vida e a morte do pintor, causando ainda mais curiosidade em quem conhece suas obras.

Caravagismo

Principais nomes do caravagismo

O caravagismo influenciou uma grande quantidade de artistas entre os séculos XVI e XVII como:

  • Giuseppe Recco;
  • Jan Van Bijlert;
  • José de Ribera;
  • Giovanni Battista Caracciolo;
  • Mario Minniti;
  • Orazio Borgianni;
  • Trophime Bigot;
  • Theodoor Rumbouts.

Críticas ao caravagismo

As principais críticas feitas as obras de pintores que seguiram essa corrente artística tinham como foco o risco de que essas obras se tornassem excessivamente vulgares.

Isso poderia fazer com que as pessoas perdessem o respeito principalmente pelas imagens sagradas, criando uma rejeição sobre esses artistas.

O próprio Caravaggio teve trabalhos rejeitados por alguns de seus clientes, que consideraram suas obras excessivamente vulgares.

Considerações finais

Depois de experimentar um período de decadência marcado pelo maneirismo e suas obras bizarras com combinações excessivas de cores, o caravagismo trouxe uma renovação muito bem aceita pelos artistas e pelo público.

Focado no realismo de suas obras, que esbanjavam dramaticidade e retratavam as pessoas simples e seu cotidiano, o caravagismo foi responsável pela formação de muitos artistas, tendo em Caravaggio seu nome mais conhecido em todo o mundo.

Suas obras são admiradas até hoje pelos amantes da arte espalhados por todo o mundo.

Leave a Reply