Daniel Senise

Conheça Daniel Senise, grande pintor brasileiro

Daniel Senise é um grande pintor brasileiro, que também é formado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Nascido em 1955 no Rio de Janeiro, o artista ficou conhecido na d√©cada de 80 pela exposi√ß√£o “Como vai voc√™, gera√ß√£o 80”, que reuniu mais de 123 jovens artistas em comemora√ß√£o pelo fim da Ditadura e do abafamento da arte do Brasil.

Apesar da influ√™ncia pelo per√≠odo do renascimento, o pintor transmitiu esse conhecimento para as artes modernas, que tinha como objetivo provocar sensa√ß√Ķes na plateia atrav√©s de sua m√ļltipla arte.

Atualmente, podemos encontrar v√°rias exposi√ß√Ķes do artista, seja em Galerias ou Museus em todo o mundo, mostrando assim sua grande import√Ęncia.

Entretanto, tamb√©m encontramos sua arte em livros publicados por editoras com renome, que trazem uma cr√≠tica sobre como eram realizadas suas constru√ß√Ķes art√≠sticas.

Trajetória artística do pintor

Além de ser formar engenheiro em 1980, começou seus estudos em 1981 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro.

Contudo, além de estudar na Escola de Artes, também fez alguns cursos livres até o ano de 1983. No entanto, permaneceu na Escola de Artes por um período até o ano de 1993. Lá, além de ser estudante, também lecionou como professor.

Em 1997, Senise atuou como coordenador das Galerias do Centro Cultural Light no estado do Rio de Janeiro.

Sua vida art√≠stica √© baseada em participa√ß√Ķes de mostras coletivas, bienais e exposi√ß√Ķes individuais em renomados Museus e Galerias no Brasil e tamb√©m no exterior como Col√īmbia, New York e Paris.

Daniel Senise

Algumas de suas participa√ß√Ķes de Bienais foram: 18¬ļ Bienal de S√£o Paulo; Bienal de La Habana, na cidade de Cuba; Bienal de Cuenca, no Equador; Bienal de Veneza e Bienal de Liverpool.

No Brasil, participou de Trienais no Museu de Arte de SP Assis Chateaubriand (MASP) e Museu de Arte Moderna de S√£o Paulo.

No ano seguinte, foi publicado um livro com o tema “Daniel Senise: ela que n√£o est√°”, pela editora Cosac Naify, com alguns textos escritos pelo jornalista e formado em Hist√≥ria da Arte Ivo Mesquita, a historiadora Dawn Ades e o curador Gabriel P√©rez-Barreiro.

Contudo, outros livros foi lançado a partir dessa data sobre a especificidade do modo de fazer arte do pintor, um deles com a participação dos textos do crítico e curador renomado Agnaldo Farias, bem como do cineastra e crítico Alexandre Mello.

Como o pintor havia sa√≠do Brasil para alguns trabalhos internacionais, ele retorna em 2005 quando retoma com suas novas cria√ß√Ķes art√≠sticas, sendo algumas de suas obras enviadas para S√£o Paulo na Galeria Brito Cimino.

Exclusivamente, essas obras enviadas à Galeria possuem uma nova técnica de arte descoberta por Senise em um dia comum de trabalho em seu ateliê.

A técnica artística usada por Senise

O pintor √©, sem d√ļvidas, muito criativo e com um esp√≠rito inovador. Sua nova t√©cnica usada em em obras publicadas foi um tanto inusitada, de modo que resultou de um “acidente” em seu ateli√™.

Suas obras eram feitas a partir de impress√Ķes em madeira, deste modo, enquanto trabalhava, verificou que havia ca√≠do um pouco de tinta no ch√£o, que causou um efeito que chamou sua aten√ß√£o.

A partir disso, apostou na ideia e a desenvolveu ainda mais, colocando v√°rios assoalhos de madeira com tecidos sobre a tinta, acrescentando mais uma camada de tinta e cola para recriar a textura.

Para finalizar as obras, recortava e reconstru√≠a as impress√Ķes, separando e unindo os impressos, formando um efeito t√≠pico de arte com figuras geom√©tricas.

Principais exposi√ß√Ķes publicadas por Daniel Senise

As obras de Senise eram carregadas de caraterísticas de uma arte abstrata, formadas por figuras geométricas em colagens.

Ele apresenta uma maneira singular de aproveitar o ambiente e construir imagens a partir dele, utilizando colagens, figuras e cores que provocam algum sentimento nas pessoas.

Dentre as diversas obras publicadas e expostas em galerias do pintor Senise, sua trajetória artística não para ao longo de mais de mais de 30 anos de trabalho.

Em 1991, cria a obra em tela chamada “Beijo do Elo Perdido”, e a seguir em 1992 e 1994 apresenta uma sequ√™ncia das obras “M√£e do Artista”.

Daniel Senise

No ano de 1994 apresenta uma sequ√™ncia de 13 telas, cujo nome √© “Bumerangue”, que se estende at√© o ano de 1995. Outra de sua publica√ß√£o em 1995 chama-se “Silhuetas”, com mais de 15 telas que representam o corpo humano.

A seguir, de 1998 a 2000, apresenta a exposição que é caracterizada por suas formas geométricas e abstratas, com traços em cores frias.

J√° em 2001 traz a exposi√ß√£o da obra “Cavalari√ßas”, “Est√ļdio” e Outros espa√ßos” que compreendem sua t√©cnica inusitada com assoalhos em madeira.

Nos per√≠odos entre 2003 a 2008, apresenta a exposi√ß√£o “Quase infinito”, que consiste em um bando de gaivotas sobrevoando um espa√ßo criado com um tecido em verde.

Tamb√©m exp√Ķe no ano de 2005 o “Reino” com uma perceptiva em linhas, formas quadradas e janelas.

Entre 2007 a 2009, faz uma exposi√ß√£o com detalhes em v√°rias prateleiras na horizontal, a obra “Eva”, com materiais como papel reciclado em formato de tijolos.

Em 2011 a 2018, encontramos a sele√ß√£o chamada “2.862” com uma bel√≠ssima exposi√ß√£o com len√ß√≥is de hospital e motel sobre uma estrutura de madeira.

Entre 2012 e 2013 √© a vez da sele√ß√£o de obra “Entre”, com reposi√ß√Ķes fragmentadas de obras de Rembrandt, Picasso e Francisco Goya.

Exposi√ß√Ķes culturais de Daniel Senise

Entre as obras citadas acima, os locais de exposição abrangem tanto Galerias no Brasil como também no exterior.

No Brasil, suas obras eram expostas em renomados museus como o Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, cujo curador geral é Agnaldo Farias.

Entre as Galerias internacionais est√£o Nova York, Paris, Amsterdam, Miami, Estocolmo e Lisboa.

Considera√ß√Ķes finais

Atualmente Daniel Senise mora no Rio de Janeiro e trabalha com um projeto chamado Absolut Brasil, que promove uma criação de uma garrafa personalizada para campanha da empresa.

Com um olhar art√≠stico que mistura composi√ß√Ķes mais complexas acerca da arte, o pintor brasileiro se mostra preocupado com o imagin√°rio das pessoas, das sensa√ß√Ķes e percep√ß√Ķes que suas obras v√£o promover.

Gostou de conhecer um pouco da história artística do pintor Daniel Senise?

Então, compartilhe com seus amigos para que eles também possam conhecer Senise, um grande pintor brasileiro.

Leave a Reply