Jean Boulogne

Jean Boulogne, escultor maneirista, nasceu na França e morreu na Itália

Fortemente influenciado pela escultura renascentista italiana e pelo estilo de maneirismo do século XVI. O artista flamengo Jean Boulogne foi um dos maiores escultores do centenário de 1500. Por dois séculos após sua morte, sua reputação ficou em segundo lugar com a de Michelangelo.

Escultor da corte de três sucessivos grão-duques Medici, sua influência na escultura europeia foi imensa. Sua escultura em mármore “A violação das mulheres sabinas” (1581) certamente está entre as maiores esculturas de todos os tempos. Mesmo após tantos anos, ele continua sendo um dos grandes escultores da história da arte.

O começo precoce de Jean Boulogne

Giovanni Bologna (ou Giambologna) nasceu em Douai, Flandres, como Jean Boulogne em 1529. Desde os 14 anos, ele treinou no ateliê do escultor flamengo italiano, Jacques Du Broeucq (1505 – 1584), onde dominou as técnicas de modelagem e escultura. Ele também absorveu o estilo clássico que o artista havia desenvolvido após estudar escultura grega em Roma.

Jean fez uma viagem de estudo a Roma por volta dos 21 anos, trabalhando em modelos de escultura greco-romana e renascentista. Quando conheceu Michelangelo, este último criticou uma de suas obras por exibir um acabamento muito alto, antes que a pose básica fosse completamente estabelecida. Esta foi uma falha característica da escultura do Renascimento do Norte como um todo.

O jovem escultor nunca esqueceu esta lição e tornou-se um criador de modelos de desenhos em cera ou argila enquanto preparava suas esculturas. Vários desses modelos sobreviveram, como os do Museu Victoria.

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Durante sua estada na capital italiana, Giambologna ficou impressionado, sobretudo, com a habilidade técnica e anatômica dos escultores helenísticos.

Jean Boulogne

A relação com Médici

Francesco di Medici se tornou seu principal patrono, logo quando o modelo de argila em grande escala de Jean Boulogne ganhou vários admiradores. Durante esse período, ele criou inúmeras obras em 3D para espetáculos públicos, estatuetas de bronze e decoração para jardins. Isso o tornou popular entre os colecionadores de toda a Europa.

Giambologna inspirou-se nos trabalhos anteriores de Michelangelo e seus seguidores como Tribolo e Pierino da Vinci (1520-1554). Foi assim que desenvolveu um estilo de compor figuras usando uma postura contraposta exagerada muito além da norma clássica. Isso deu vida nova à escultura florentina.

Dessa forma, em 1561, ele completou seu primeiro trabalho significativo para Medici: uma escultura em mármore representando Samson matando um filisteu, como a peça central de uma grande fonte. Tanto o sujeito quanto o tratamento lembram um projeto de Michelangelo da década de 1520, conhecido apenas por vários moldes em bronze de um modelo original de cera.

Algumas das obras mais famosas de Jean Boulogne

Fonte de Netuno

Em 1563, o Papa Pio IV concedeu a Giambologna uma comissão importante para uma escultura de bronze. Esta obra era para decorar uma Fonte de Netuno em Bolonha. A fonte é de design piramidal de Netuno, com uma série de figuras subsidiárias.  Motivos helenísticos são combinados em uma composição brilhante e original.

Mercúrio

Possivelmente durante sua estada em Bolonha, Giambologna produziu a primeira de várias versões de uma figura de Mercúrio. Esta se tornaria sua composição mais famosa. Foi enviada como um presente diplomático dos Medici ao Sacro Imperador Romano em 1565. Uma versão maior em bronze foi lançada mais tarde.

Florença triunfante sobre Pisa

No retorno de Jean Boulogne a Florença, Medici deu-lhe outra missão importante. Dessa vez ele deveria fazer uma grande escultura em mármore, não tão sutilmente intitulada Florença triunfante sobre Pisa.

Estatuetas de bronze

Existem poucos pontos de referência na enorme produção de estatuetas de bronze de Giambologna. A maioria era original, pequenas composições, em vez de reduções de estatuetas em grande escala.

Além do Mercúrio, mencionada acima, uma alegoria feminina em bronze dourado também tem sua assinatura. Esta pode ser considerada, então, uma de suas primeiras obras-primas.

A composição fechada do eixo espiral dada à figura é bastante típica de Boulogne. Aparece, por exemplo, na estatueta maior de Apolo que ele produziu para o Studiolo de Francesco Di Medici. Além da figura humana, seu repertório incluía animais, principalmente cavalos, touros e grupos que mostravam animais atacados por leões.

Ele também esculpiu bronzes em tamanho real de pássaros, que eram usados ​​para decorar grutas e fontes de jardins, tal como:

  • Nos Jardins Boboli de Florença e Pratolino;
  • As portas de bronze da catedral de Pisa;
  • Entre outros.

Para suas esculturas de pássaros, ele inventou uma representação “impressionista” em cera de sua pluma. Elas foram fielmente traduzidas por moldes habilidosos nas versões finais de bronze. Esses seus animais apontaram o caminho para a Escola Francesa de Animaliers do século XIX.

Jean Boulogne

A oficina de Giambologna

A oficina florentina de Giambologna era administrada por vários assistentes e alunos dedicados, principalmente Pietro Tacca (1577-1640). Foi ele quem sucedeu seu mestre como escultor da corte de Médici.

O legado de Jean Boulogne

Giambologna exerceu enorme influência durante sua vida e em estilos posteriores, principalmente na escultura barroca. Isso perdurou por alguns anos depois, tanto na Itália quanto em outros locais da Europa e do mundo.

Seus alunos fizeram várias obras bonitas que foram rapidamente distribuídas pelos estúdios da Europa, disseminando um entusiasmo por seu estilo elegante muito além da Itália. Eles foram continuamente reproduzidos até quase o século XX.

Mais tarde, seus muitos pupilos, em grande parte, flamengos ou alemães, fizeram trabalhos com a mesma estrutura. Isso acabou reforçando os métodos de assinatura do mestre, embora com variações pessoais em seu estilo básico. Bons exemplos dos alunos de Jean são os escultores: Adrian De Vries, Hubert Gerhard, Pierre Puget, e Hans Reichle.

Giambologna ocupa uma posição crucial na história da escultura entre as figuras mais conhecidas de Michelangelo e Bernini (1598-1680). Foi seu estilo energético abriu o caminho para a arte barroca em Roma. Diversos modelos de bronze após o grande escultor continuam sendo alguns dos mais populares no mercado atualmente.

Em suma, Jean Boulogne passou a maior parte de sua vida profissional sob o patrocínio dos Medici. Infelizmente, esse magnífico artista morreu na cidade de Florença em 1608, aos 79 anos.

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