Art Decó: história, características e exemplos

A Art Decó é o estilo artístico que ocorreu nas primeiras décadas do século XX. No entanto, seu período de maior crescimento e “boom” foi a década de 1920.

Paris foi a cidade em que surgiu e logo se espalhou pela Europa, bem como nos Estados Unidos e em alguns países sul-americanos.

Este estilo acabou por influenciar positivamente os diversos tipos de arte decorativa, como arquitetura, design industrial, gráfico e de interiores.

Não só influenciou positivamente a arte decorativa, mas também influenciou a arte visual, como a cinematografia, a moda, a gravura, a escultura e a pintura.

O termo usado como “Art Decó”, abrange uma ampla gama de ramos e especialidades artísticas e de artesanato. É por isso que essa arte tem sido considerada muito importante, pois influenciou diversas modalidades de representação.

Artistas como Emile Decour, Paul Follot e Raoul Lachenal formaram um grupo de vanguarda de Art Decó. Isso ocorreu  um tempo depois da Exposição Universal realizada em paris, no ano de 1900.

Em 1925, a “Exposição Internacional de Art Decó e Indústria moderna” foi organizada. Apesar disso, o conceito se originou em outra exposição, a “Les Annes 25“, realizada em Paris.

Em suma, este movimento caracterizou-se pela profusão ornamental, pelo luxo dos materiais e pelo recurso frequente a motivos vegetais e geométricos.

Veja também:

Definições de Art Decó

Definição 1

Não é fácil definir as principais características do Art Decó.

Este estilo atraiu uma multidão com várias influências contraditórias que vieram dos estilos de pintura de vanguarda, como:

  • O construtivismo russo;
  • O cubismo;
  • O futurismo italiano abstrato, com a distorção e a simplificação.

Mas estes não eram todos. Havia um exame do repertório de razões padronizadas, tais como:

  • Racimos;
  • Estilo de flores estilizadas;
  • Jovens donzelas;
  • Frutas geométricas e onipresentes.

A partir de 1925, o impacto crescente da máquina pode ser discernido em imagens repetidas e sobrepostas; ou mais tarde, nos anos 30, por formas modernizadas derivadas de princípios aerodinâmicos.

Definição 2

Este estilo de arte foi desenvolvido em Paris e posteriormente foi promovido em Hollywood como o estilo das estrelas. Seguiu para a França e foi identificada como um símbolo de glamour.

Art Decó é um termo conveniente usado para descrever a arte decorativa no período entre as maiores guerras do mundo. Refere-se a um estilo que é clássico, simétrico e retilíneo.

Ele foi desenvolvido durante os anos de 1908 a 1912 e atingiu um ponto alto de 1925 a 1935. Este estilo influenciou outros movimentos como:

  • Art Nouveau;
  • Cubismo;
  • Bauhaus;
  • Arte do Egito, do Oriente, da África e das Américas.

Origem da Art Decó

Como dissemos anteriormente, esta arte ganhou destaque em 1920. Sua principal característica é que, ao contrário de outros movimentos de design, têm raízes políticas ou filosóficas.

A Art Decó era puramente decorativa e, portanto, considerada como um estilo muito burguês. Embora as influências que originaram este tipo de arte fossem estilísticas e formais, esta forma é sólida e também possui uma identidade própria que a diferencia de outros tipos de arte.

Ela não lida com o anacronismo ou historicismo, é uma arte fiel ao período. Em suas obras é possível ver um avanço da Revolução Industrial. É por isso que o significado delas gira em torno da cidade, do urbano, do progresso, da maquinaria e da encomenda.

O estilo era uma arte muito funcional, modernista e elegante. Foi também um avanço com a diferente art nouveau, uma vez que a Art Decó era muito mais proeminente e bem sucedida.

Principais características desta forma de arte

Estes recursos foram utilizados tanto na arquitetura quanto na decoração, dentre os quais podemos destacar:

  • Não apresenta exuberância e exagero como a Art Nouveau fez, uma vez que o contexto sociopolítico do período entre guerras era muito complexo e envolvia uma busca por simplicidade e formas mais autênticas do que por luxo e despesa;
  • Procurou decoração sobre funcionalidade;
  • A principal característica dessa modalidade de arte é basicamente a geometria atual da cota. Ou seja, para entendê-la melhor, ela é baseada na reta, na esfera e nos ziguezagues que são uma técnica essencial;
  • As formas são mais simples e planas, o interesse pela beleza e pela arte nunca foi deixado de lado;
  • Tenta representar diversas abstrações que mostram a natureza com seus fluidos aquáticos, nuvens ondulantes e raios luminosos produzidos pelo sol;
  • Usa imagens de fontes congeladas em ordem crescente;
  • Representação da fauna referindo-se a certas qualidades, como velocidade e uso de gazelas, galgos, panteras, pombos, garças. Também são representados por elementos fitomórficos, como flores, cactos, palmeiras, representados por delineamentos geométricos;
  • Na arquitetura, além de utilizar formas geométricas continuamente, é comum encontrar raios ou linhas oblíquas, círculos, arcos semicirculares, pontas arredondadas, triângulos, linhas retas;
  • Uso de figuras humanas. Representavam homens trabalhadores, ginastas e em geral os habitantes da época. Agradável representação de mulheres que participavam da produção econômica;
  • Usavam motivos de culturas pré-hispânicas das culturas astecas, maias ou incas e motivos inspirados pelos objetos das descobertas arqueológicas do Egito, Mesopotâmia, viking ou africanos ou indígenas.

Os artistas mais destacados da Art Decó

  • Jean Dupás: Desenvolveu um estilo abstrato altamente pessoal que, com seus alongamentos e expressões desumanas, soube captar com grande precisão o espírito da época;
  • Robert Eugène Pougheon: O artista desenvolveu um estilo abstrato em que se destacou por seus temas de anatomia, a musculosidade íngreme e angulosa;
  • Jean Gabriel Domerge: Desenvolveu seu talento na pintura. Ele criou retratos atraentes de personagens parisienses mundanos, estrelas do teatro e nus;
  • Tamara Lempicka: Ela nasceu perto de Varsóvia, sendo uma das artistas mais importantes e representativas da Art Decó. Sua influência é pelo uso do claro-escuro para dramatizar o impacto visual das figuras.

Exemplos de Art Decó

Buenos Aires: O estádio do Club Atlético HURACÁN, localizado no sul de sua cidade foi o primeiro estádio Art Decó em toda a América;

Miami Beach:  Possui uma vasta coleção de prédios  desse estilo, com cerca de trinta blocos de hotéis e prédios residenciais dos anos 20 aos 40;

Los Angeles:  Também tem uma abundante arquitetura, com edifícios como o Bullocks Wilshire e o Pellissier Building, construídos em 1929 e 1931;

Havana: É um dos melhores exemplos sobreviventes da arquitetura e arte Art Decó. O Edifício Bacardi, por exemplo, se destaca por seu estilo particular que reflete os temas clássicos.

Leave a Reply