Arte Copta

Arte Copta e suas características: descubra aqui!

√Č imposs√≠vel falar da arte Copta sem antes discorrer um pouco sobre a hist√≥ria desse povo e do significado do termo.

Ao ouvir a expressão arte Copta você deve ter lembrado dessa designação em algum lugar e que não se tratava de uma boa notícia.

De fato os coptas s√≥ veem ganhando os notici√°rios nos √ļltimos anos quando em meio a atentados terroristas, na condi√ß√£o de v√≠timas, porque vivem sendo perseguidos e resistindo bravamente para manter as tradi√ß√Ķes da f√© que professam e seguir com as suas vidas.

Muito da arte Copta, se não toda, é influenciada por esse componente religioso e pela  trajetória desse dessa etnia que recebeu diversas influências ao longo da história para aprimorar sua estética.

Neste post, vamos explicar quem são os coptas, por que são perseguidos e quais as principais características da arte que desenvolveram.

Saiba mais a seguir sobre arte Copta.

Confira!

Cristianismo no Egito

Os coptas são descendentes diretos dos egípcios que se converteram ao cristianismo por volta do século I. Representam a maior comunidade cristã no oriente médio, região predominantemente muçulmana.

Apesar dessa constata√ß√£o de efeito, os coptas n√£o deixam de ser uma minoria em um pa√≠s de 80 milh√Ķes de pessoas onde representam algo em torno de 10%, 20% da popula√ß√£o.

Os coptas se dividem em três segmentos religiosos dentro do cristianismo.

  • Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria: eg√≠pcia, a maioria dos coptas se alinham a essa vertente religiosa;
  • Igreja Protestante Copta;
  • Igreja Cat√≥lica Copta.

Arte Copta

O termo

Antigamente, na origem do termo, se dissesse ‚Äúarte Copta‚ÄĚ, seria o mesmo que dizer ‚Äúarte eg√≠pcia‚ÄĚ, pois no √°rabe cl√°ssico o voc√°bulo se referia aos eg√≠pcios de modo geral. No entanto, conforme a popula√ß√£o foi se convertendo ao juda√≠smo at√© formar a esmagadora maioria, o termo copta passou a ser empregado para se referir a nova minoria, os eg√≠pcios cristianizados, estabelecendo uma clara divis√£o entre o eg√≠pcio com estilo, tradi√ß√Ķes, cultura mais difundida aqui no ocidente e o que representa uma fra√ß√£o quase desconhecida para o p√ļblico em geral.

A perseguição

Sem d√ļvida deve conhecer sobre os atritos de alas radicais das duas das religi√Ķes mais populares e influentes do planeta. E claro que esse clima no m√≠nimo hostil est√° presente em um pa√≠s onde uma das partes det√©m ampla maioria.

Tirante a quest√£o da viol√™ncia, s√≥ o fato de haver um ran√ßo social, apoiado por pol√≠ticas de Estado, para com os crist√£o minorit√°rios √© entrave suficiente para dificultar bastante o dia a dia do grupo. Por exemplo, n√£o √© permitido, segundo as leis do Alcor√£o, o livro sagrado dos mu√ßulmanos, que uma mu√ßulmana se case com um crist√£o, judeu ou pertencente a qualquer outra religi√£o. Considerando que vivem em uma na√ß√£o que a maioria das mulheres s√£o mu√ßulmanas, a quest√£o do matrim√īnio passa a ser um problema consider√°vel.

A solu√ß√£o para muitos coptas √© se converter a religi√£o mu√ßulmana para escapar do estigma de pertencer a uma ‚Äúcasta inferior‚ÄĚ e ter direito a se casar com uma islamita.

A escalada da viol√™ncia contra os coptas vem aumentando em raz√£o das complica√ß√Ķes pol√≠ticas que parecem jamais se esgotar no oriente m√©dio, que p√Ķe em conflito constante crist√£os, judeus e mu√ßulmanos.

Além de sequestros e assassinatos por parte de grupos terroristas, muitas mulheres coptas passaram a ser sequestradas para se casarem, forçosamente, com muçulmanos.

A arte Copta

A principal característica da arte Copta é a de ser voltada para o retrato de símbolos religiosos, por isso pode ser considerada uma arte sacra e comumente é confundida ou associada com a arte bizantina, pois partilham do mesmo princípio.

A arte Copta teve influência de diversas vertentes artísticas. As que mais se destacam são a arte Greco-romana, síria e a do Oriente Próximo.

Os principais artefatos artísticos desenvolvidos pela arte Copta:

Peças têxteis parietais

Peças confeccionadas para enfeitar, serem penduradas, em paredes, ou do latim, parietale.

Iluminuras

Segmento da arte Copta que se trata de ilustra√ß√Ķes, pinturas decorativas que eram aplicadas em letras capitulares dos pergaminhos e c√≥dices medievais.

Mas o termo iluminura tamb√©m pode ser aplicado para se referir a todo o conjunto de ilustra√ß√Ķes que inseridas dentro de um manuscrito.

Era um tipo de arte muito comum na idade m√©dia, onde o emprego de tal meio de comunica√ß√£o era o mais eficaz e frequentemente usado. Mas n√£o se limitava ao papel extra√≠do do lombo dos animais. As pinturas desse estilo serviam de inspira√ß√£o para decorar as paredes das grandes abadias e conventos, que existiam aos borbot√Ķes na idade m√©dia. Esse servi√ßo era tido como refinado e da mais alta import√Ęncia.

Sup√Ķe-se que o termo iluminura deriva-se do voc√°bulo latino illuminare, que significa ‚Äúiluminar‚ÄĚ, muito provavelmente em refer√™ncia as cores chamativas que se destacavam nos elementos decorativos que marcavam os documentos escritos. Portanto, inclui-se o uso de cores fortes, esfuziantes, vibrantes como uma das caracter√≠sticas da arte Copta.

Arte Copta

Peças em marfim

Sem d√ļvida √© dos segmentos da arte Copta, que n√£o √© exclusiva dela, que mais gera consequ√™ncias danosas a fauna, pois como √© de conhecimento p√ļblico, esse valioso material √© extra√≠do das presas de elefantes, hipop√≥tamo e do narval, o que representa uma s√©rie amea√ßa a preserva√ß√£o desses animais, que passam a ter risco de extin√ß√£o, principalmente os elefantes.

O marfim, por ser um material de textura fina e uniforme, pode ser empregado com facilidade para fazer esculturas. A partir da ponta da presa, é possível esculpir figuras totalmente tridimensionais. Quase todas as estatuetas de marfim tinham fundos em relevo e vestuário de cores vivas com toques de dourado.

Considera√ß√Ķes finais

A arte Copta √© estritamente ligada aos eg√≠pcios cristianizados no Egito, que s√£o minoria em um pa√≠s predominantemente mu√ßulmano com 80 milh√Ķes de pessoas. A arte Copta √© voltada para a confec√ß√£o de s√≠mbolos religiosos e sofreu influ√™ncias de diversas vertentes art√≠sticas ao longo da hist√≥ria. As que mais se destacam s√£o:

  • Greco-romana;
  • S√≠ria;
  • Oriente Pr√≥ximo.

Na arte Copta, os objetos que obtiveram maior relev√Ęncia, maior destaque foram:

  • Pe√ßas t√™xteis parietais;
  • Iluminuras;
  • Pe√ßas em marfim.

Gostou do conte√ļdo?

Ent√£o curta, compartilhe, avalie.

Sua opinião e o seu apoio são muito importante para nós.

Leave a Reply