Escola de Paris

A Escola de Paris e sua importância artística

Os membros da Escola de Paris com certeza tiveram um papel essencial em toda a arte produzida na França. Além disso, esse termo acaba tento uma história tão interessante quando os seus membros, principalmente por abranger muitas questões migratórias e politicas.

Em especial, as que envolvem os conflitos da Segunda Guerra Mundial. Veja mais sobre logo abaixo!

Termo Escola de Paris

Diferente do que muitos pensam, a Escola de Paris não foi um local físico ou um movimento. Na verdade, Escola de Paris é um termo muito conhecido na França para descrever um certo grupo de artistas.

Nele, poderíamos achar somente autores de origem não francesa, assim qualquer pintor, escultor ou arquiteto imigrante poderia facilmente ser citado pela crítica da época como participante da Escola de Paris.

Origem da Escola de Paris

O termo foi Escola de Paris foi utilizado pela primeira vez pelo crítico André Warnod, em 1920. Na época, ele queria se referir aos artistas de origem não francesa que eram relativamente conhecidos por suas obras muito famosas. Até os dias atuais, não se sabe por quais motivos foi criado essa nomenclatura, embora podemos entender que Warnod apenas pretendeu propor que havia muitos artistas talentos que não eram da França.

Por outro lado, muitos na época acabaram tratando o termo como algo pejorativo, normalmente pessoas que acreditavam que a França seria única capaz de ter artistas com imenso potencial. Contudo, esses acontecimentos duraram apenas por um curto período, geralmente formado por críticos que não tinha costumes amigáveis com artistas de outros países.

Segundo muitos historiadores, o termo Escola de Paris teve sua maior popularidade entre 1920 e 1940, grande parte devido aos acontecimentos desse período. Dentre eles, a Segunda Guerra Mundial que teve grande importância para histórica para o país, principalmente devido aos conflitos. Vale lembrar que o nazismo acabou conquistando boa parte da Europa, inclusive tendo domínio de Paris, em 1940.

Artistas da Escola de Paris

Na época de criação do termo, a maioria dos artistas que se encaixavam na Escola de Paris viviam em Montmartre, um bairro bastante famoso. Nele, era bem fácil de encontrar grandes membros da sociedade burguesa da época, especialmente por ser considerado uma região com grande poder aquisitivo.

Além disso, muitos artistas acabavam fazendo algumas artes em suas próprias casas nesse bairro, assim não sendo muito incomum ver alguém pintando ou desenhando. Nessa época, o bairro continha muito artistas de origem judaica e de outros países da Europa. Por outro lado, também era possível achar alguns russos, normalmente grandes escultores e pintores da vanguarda russa.

Escola de Paris

Pablo Picasso

No início da década de 1900, muitos imigrantes acabam sendo atraídos para Paris, especialmente devido à reputação da cidade francesa. Dentre eles, o pintor espanhol Pablo Picasso que viria a ganhar um próprio museu na cidade, em 1985. Para Picasso, Paris era o centro de arte ocidental, especialmente na época que o pintor decidiu morar na cidade francesa. Devido isso, a cidade acabou atraindo muitos artistas como Picasso que pudessem produzir suas obras. Portanto, popularizando o termo Escola de Paris entre os moradores e criticos.

Lazar Meyer

Nascido 1847, Lazar Meyer chegou a Paris por diversos motivos além de sua arte. Chamado de poeta das cores, Meyer pretendia se estabelecer na cidade por motivos políticos e religiosos. Por outro lado, com sua chega oficial, em 1870, ele acabou sendo considerado um dos primeiros participantes da Escola de Paris.

Além disso, Meyer acabou sendo um dos primeiros artistas a chegar no bairro de Montmartre, um dos poucos pintores antes da origem do termo Escola de Paris.

Judeus na Escola de Paris

Após a Segunda Guerra Mundial, Paris estava repleta de judeus em diversos de seus bairros, grande parte refugiados e perseguidos do partido nazista devido os conflitos. No entanto, antes desse período os judeus eram responsáveis por trazer diversas influências de artistas de outros países, assim atraindo novas culturas e técnicas para os pintores da cidade.

Ao que tudo indica, esses imigrantes começaram a vir em grandes grupos a partir de 1925, permitindo que eles apresentassem e desenvolvesse suas habilidades na cidade francesa. Vale ressaltar que, mesmo sendo de países distantes, os judeus já estavam bem atualizados em questões de ensinamentos. Em especial, por já terem contato com professores de outros locais do mundo, inclusive de Paris.

Todavia, muitas pessoas acabam apresentando certa resistência em aceitar os judeus em seu convívio social, normalmente por divergências religiosas e politicas. Para muitos nativos, isso seria uma fronta aos costumes da França, algo que realmente pareceu incomodar alguns críticos de artes famosos.

É importante lembrar que, especialmente antes da Segunda Guerra Mundial, muitas pessoas acabavam tendo ações preconceituosas com judeus. No caso, grande parte dessas pessoas apresentavam ideias semelhantes aos pensamentos de Hitler e, consequentemente, com o nazismo.

Preconceito na Escola de Paris

Em 1925, alguns artistas franceses acreditavam que judeus estariam impedindo a França continuasse pura, assim dando a ideia que os imigrantes dessa religião não pudessem viver no país e, consequentemente, em Paris.

Por alguns anos, essa ideia acabou ficando presente em diversos locais, embora só tenha ganhado certa popularidade através de alguns artistas influentes. Dentre os divulgadores, podemos citar André Dunoyer e André Derain, ambos franceses que apresentavam intolerância com pessoa que seguiam a vertente judaica.

Durante todo esse período de pré-Segunda Guerra Mundial, muitos judeus acabaram tendo suas obras boicotadas e ridicularizadas. Além disso, com a invasão de Paris, em 1940, muitos judeus acabaram sendo presos e obrigados a fazer trabalhos escravos. No entanto, não há nenhum relato de que algum artista francês tenha colaborado diretamente para isso tivesse acontecido.

Segundo diversos relatos, o termo Escola de Paris acabou virando uma nomenclatura para esses imigrantes. Contudo, isso era uma das poucas situações onde a Escola de Paris era tratada nesse sentido.

Considerações finais

Em suma, a Escola de Paris foi um termo que acabou ganhando alguns significados diferentes ao longo dos anos.

No entanto, em grande parte do tempo a Escola de Paris era lembrada como a chegada de diversos artistas na cidade francesa. Dente eles, achamos nomes como Pablo Picasso, que por muito tempo morou em Paris de modo a desenvolver suas obras e técnicas.

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