Leonardo da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, no vilarejo de Vinci, próximo a Florença, na Itália, e foi um dos artistas autodidatas que mais contribuíram para a história da arte, assim como em outras áreas como a Física e a Medicina. Conheça como foi sua vida e obra!
Leonardo Di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, um dos maiores nomes do renascimento e autor da obra “Mona Lisa”, foi um pintor italiano que desde bem jovem já demonstrava as suas habilidades através de desenhos e pinturas.
Amante das artes, Leonardo da Vinci afirmava que um bom artista deveria ser curioso como um cientista, observar e estudar com profundidade a natureza para melhor compreende-la e descreve-la com perfeição.
Filho do tabelião Pietro da Vinci e da camponesa Caterina de Lippi, Leonardo da Vinci passou a sua juventude em Florença e, aos 16 anos, tornou-se aprendiz do pintor e escultor Andrea del Verrochio, onde trabalhava com outros artistas como Botticelli e Filippino Lippi.
Obras de Leonardo da Vinci
Nas pinturas, Da Vinci foi um dos primeiros italianos a usar a técnica do óleo sobre tela. Já na escultura, utilizava a perspectiva como suporte para modelar as peças, tanto em superfícies bidimensionais quanto tridimensionais.
Da Vinci foi muito mais do que um pintor e escultor: engenheiro, físico, matemático, arquiteto, urbanista, cartógrafo, químico, geólogo. Era considerado um polímata, por ser um homem com conhecimentos aprofundados em várias áreas.
O primeiro trabalho importante na carreira de Da Vinci foi a pintura de uma parte da tela de Verrochio, “O Batismo de Cristo”, onde pintou os anjos e a paisagem à esquerda da tela. Em 1478, fez o painel do altar da capela de São Bernardo, no Palácio da Senhoria.
No ano de 1481, Da Vinci iniciou a pintura do painel da igreja dos frades de São Donato, a obra “A adoração dos Magos”, que ficou inacabada por ter se mudado para Milão. Permaneceu na cidade de Milão entre 1482 e 1499 e criou várias obras, entre elas:
Virgem dos Rochedos
Óleo sobre madeira criado para a Confraria da Imaculada Conceição onde o artista apresenta uma de suas técnicas mais famosas: o smufato (transição sutil de tons que parece fumaça). A obra encontra-se exposta no Museu do Louvre, Paris, França.
A Última Ceia
Têmpera e óleo sobre duas camadas de gesso aplicadas em estuque é uma de suas mais famosas obras e que se encontra atualmente no Refeitório de Santa Maria Delle Grazie, em Milão, na Itália.
Dama com Arminho
Óleo sobre madeira onde Da Vinci retrata o rosto de Cecilia Gallerani, obra encomendada por seu amante Ludovico Sforza, Duque de Milão. Pode ser apreciada no Museu Czartoryski, Cracóvia, Polônia.
O Homem Vitruviano
Lápis e tinta sobre papel, o desenho é baseado em um estudo de proporções de Vitruvius Pollio, um renomado arquiteto da época. De acordo com historiadores, o desenho foi finalizado por Giorgio Vasari quando Da Vinci retornou para Florença em 1500. Encontra-se exposto na Gallerie dell’Accademie, Veneza, Itália.
Virgem, o Menino, Sant’Ana e São João Batista
Esboço realizado com carvão e giz sobre oito folhas de papel coladas entre si onde Da Vinci retrata a união de dois temas comuns na pintura florentina do século XV: Nossa Senhora com o Menino e São João Batista e Nossa Senhora com o Menino e Sant’Ana. A obra encontra-se exposta na National Gallery de Londres, Reino Unido.
Sant’Ana, a Virgem e o Menino
Obra em óleo sobre madeira que se acredita ter sido encomendada por Luís XII da França, para comemorar o nascimento de sua filha Claude. A obra é considerada a predileta do autor e encontra-se exposta no Museu do Louvre, Paris, França.
Mona Lisa, A Gioconda
No último trimestre de 1503, Francesco de Giocondo, mercador italiano, encomendou a Leonardo da Vinci um retrato de sua esposa e que viria posteriormente a se tornar uma das obras de arte mais famosas do mundo: Mona Lisa, A Gioconda.
Obra mística e enigmática executada em óleo sobre tela onde Da Vinci utiliza o smufato de tal forma que a perspectiva criada causa a impressão que Mona Lisa está sempre perto, além do seu sorriso indecifrável. A obra encontra-se exposta no Museu do Louvre, Paris, França.
São João Batista
Provavelmente a última obra de Leonardo da Vinci, feita com óleo sobre madeira, é tão enigmática e envolta em mistérios como a Mona Lisa. Da Vinci retrata São João Batista com um sorriso capcioso e com um tipo físico muito sensual e feminino. A obra encontra-se exposta no Museu do Louvre, Paris, França.
Invenções de Leonardo da Vinci
Da Vinci era um homem muito à frente de seu tempo. Observador, curioso e amante da natureza, o artista foi responsável por várias invenções que, posteriormente aperfeiçoadas, trouxeram inúmeros benefícios para a humanidade. Conheça algumas delas!
Equipamento de mergulho
Projeto audacioso para a sua época, Da Vinci desenhou uma roupa de mergulho composta de calça e casaco (corpo inteiro) quase que totalmente em couro, capacete com janelinhas de vidro, bolsos especiais para ferramentas, compartimento para que o mergulhador pudesse urinar e um dispositivo frontal onde o ar era mantido e ligado a tubos para que o mergulhador pudesse respirar.
Ornitóptero
Equipamento de voo com o formato das asas dos pássaros que mantém a propulsão e a sustentação por meio do movimento do bater de asas tal como os pássaros.
Canhão
Mesmo sendo um pacifista, Da Vinci criou um canhão composto por 12 barris e que, quando fosse disparada uma bala, ele rapidamente se moveria para o barril carregado e atiraria novamente, enquanto o outro estava sendo carregado.
Tanque blindado
Em formato de disco voador, o tanque era recoberto com folhas de metal com aberturas para que os soldados pudessem atirar com suas armas em segurança.
A cidade do futuro
Da Vinci residia em Milão durante o século XV quando a Europa foi dizimada pela Peste Negra. O artista idealizou o que seria a “cidade do futuro”, onde seria dividida em três camadas, sendo que a primeira serviria para dejetos que seriam eliminados através de canais.
Paraquedas
Leonardo da Vinci mais uma vez demonstrou a sua vontade de voar quando desenvolveu o primeiro paraquedas em formato de pirâmide que anos depois foi testado e considerado perfeito.
Considerações finais
O artista e sábio Leonardo da Vinci faleceu aos 67 anos no dia 2 de maio de 1519, no Castelo Cloux, Ambroise, França, onde residia a convite do conde Francesco Melzi desde que saiu da Itália.