Pós-modernismo

Pós-modernismo: saiba tudo sobre o movimento

O pós-modernismo é um dos movimentos artísticos e culturais mais importantes do nosso tempo, responsável pelas diversas formas de perceber e compreender o que está a nossa volta desde o seu surgimento até os dias atuais.

A importância da arte em suas várias formas no pós-modernismo é algo que não pode ser deixado de lado, uma vez que muitos dos artistas contemporâneos mais importantes são referências da arte pós-moderna.

Conheça mais um pouco sobre esse importante movimento que segue extremamente importante num mundo cada vez mais tecnológico.

O que foi o pós-modernismo?

O pós-modernismo, também conhecido como movimento pós-industrial, foi um processo que alterou significativamente as tendências artísticas, sociológicas, filosóficas e cientificas contemporâneas.

Com o fim do modernismo, o pós-modernismo acabou sendo predominante mundialmente, principalmente graças aos avanços tecnológicos que se seguiram com o passar dos anos.

Diferença entre pós-modernismo e pós-modernidade

Existe uma grande discussão sobre a forma correta de se empregar esses dois termos, e a conclusão que se usa hoje para diferenciá-los é a seguinte.

Pós-modernidade é o termo utilizado para designar a configuração adotada pela sociedade atual.

Alguns autores chamam esse período de “capitalismo tardio”, uma referência ao momento em que o capitalismo se consolida em toda a sociedade.

Já o pós-modernismo é o nome dado ao estilo cultural e artístico que tem como inspiração inicial a arquitetura que em pouco tempo alcançou a literatura e as artes.

Pós-modernismo

Como surgiu o pós-modernismo?

O movimento que ficou conhecido como pós-modernismo teve início logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, mas passou a ser introduzido com mais força a partir da década de 1960.

Desde então esse movimento segue acompanhando toda a expansão dos meios de comunicação, os avanços da indústria cultural, das leis de mercado e consumo que norteiam o sistema capitalista, assim como todo o avanço tecnológico ocorrido nas últimas décadas.

Quais são as principais características do pós-modernismo?

O pós-modernismo é um conceito que pode ser considerado como uma mistura de diversas tendências, que seguem vivas e atuais até hoje em áreas como a filosofia, artes, sociologia e política.

As principais características do pós-modernismo são:

  • Pluralidade;
  • Individualismo;
  • Hiper-realidade;
  • Liberdade de expressão;
  • Espontaneidade;
  • Imprecisão;
  • Niilismo artístico;
  • Maior proximidade com a cultura popular.

A arte pós-moderna?

O conceito de arte se transforma no pós-modernismo, se tornando em essência eclética e sem estruturas hierárquicas.

É nesse período que o conceito de espetáculo passa a ser introduzido no meio cultural e artístico, ganhando muita força conforme os meios de comunicação crescem e ganham cada vez mais importância.

O objetivo da arte pós-moderna é explorar o lúdico, a ironia, a intertextualidade e a pluralidade de gêneros, transmitindo o foco para o cotidiano muitas vezes desprezado.

Essa pluralidade se nota nas obras literárias de diversos autores brasileiros como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Rubem Fonseca, Adélia Prado, Mauro Mota e Nelson Rodrigues.

Isso marca a multiplicidade característica dos escritores pós-modernos que possuem formas únicas de contar suas histórias colocando o comum no centro das atenções.

O pós-modernismo no Brasil e a Semana de Arte Moderna de 1922

O pós-modernismo no Brasil tem como grande marco a Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo.

O evento que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro daquele ano reuniu apresentações de dança, música, recital de poesias, palestras e exposição de esculturas e pinturas de diversos artistas da época.

Esses artistas tinham como inspiração principal a visão da arte presente na vanguarda europeia, considerada inovadora.

As principais características da Semana da Arte Moderna de 1922, que chocaram o público da época foram:

  • Rompimento com tradicionalismo e academicismo;
  • Fusão de elementos típicos brasileiros e influências externas;
  • Maior liberdade de expressão;
  • Temáticas mais voltadas ao cotidiano nacional;
  • Maior valor a identidade e cultura brasileiras;
  • Forte influência das vanguardas europeias como futurismo, cubismo e surrealismo;
  • Ausência do formalismo.

Pós-modernismo

Um dos fatores que contribuíram para o sucesso do evento foi a possibilidade de alguns dos artistas que participaram do evento, e que tinham condições financeiras na época de custear estudos e viagens para o continente europeu.

Dessa forma eles puderam ter uma noção maior de tudo o que estava acontecendo em países como França, Itália e Inglaterra, de onde surgiu a ideia de fazer um evento que reuniria todas essas novidades em solo brasileiro.

Principais artistas da semana de 1922

Alguns dos principais nomes da cultura e da arte do Brasil fizeram parte da Semana de Arte Moderna de 1922.

Entre esses nomes estavam:

  • Oswald de Andrade;
  • Tarsila do Amaral;
  • Anita Malfatti;
  • Di Cavalcanti;
  • Heitor Villa-Lobos;
  • Mário de Andrade;
  • Sérgio Milliet;
  • Graça Aranha;
  • Ronald de Carvalho.

A abertura do evento contou com a palestra “A emoção estética da Arte Moderna”, que foi seguida de apresentações artísticas variadas.

Um dos pontos altos de todo o evento foi a apresentação musical feita por Villa Lobos, onde foram utilizados vários instrumentos musicais diferentes, já no terceiro dia de apresentações.

O evento conseguiu a repercussão desejada, chocando a população e recebendo muitas críticas negativas das pessoas que ficaram bastante desconfortáveis com tudo que foi apresentado, já que não foram capazes de compreender o que estava sendo proposto naquele momento.

Considerações finais

O pós-modernismo surgiu como uma forma diferente de enxergar o mundo, que até então era excessivamente formal e restrito a muitos padrões comportamentais e filosóficos.

Com esse novo movimento a vida em sociedade se transformou em diversos aspectos, desde as relações interpessoais até as expressões artísticas mais inusitadas que só ganharam espaço com a mudança de pensamento de setores da sociedade que ousaram abrir suas mentes para o novo.

Dessa forma o pós-modernismo segue acompanhando o ritmo cada vez mais frenético imposto pela sociedade e seus anseios, alimentados pelo avanço tecnológico também cada vez mais abrangente.

Isso torna possível que qualquer pessoa, independente de qualquer coisa, tenha voz para expor suas ideias da forma que achar mais adequada, sem ser visto com desconfiança por classes que se consideram privilegiadas.

Leave a Reply