Ernst Ludwig Kirchner: grande pintor expressionista alem√£o

No decorrer da hist√≥ria, muitos movimentos art√≠sticos ganharam destaque nos mais diversos pa√≠ses. Dentre estes, por√©m, um em particular chama aten√ß√£o pela quantidade de talentos que reuniu ao redor do mundo: o expressionismo. A prova disso √© que n√£o raramente nos deparamos com obras emblem√°ticas e bibliografias interessantes a respeito de artistas respeitados nessa vertente. √Č justamente sobre um destes casos que teremos a honra de falar nas pr√≥ximas linhas. Seu nome? Ernst Ludwig Kirchner.

Quem foi Ernst Ludwig Kirchner?

Nascido em 1880 em Aschafemburgo, importante centro da Baviera, na Alemanha, Kirchner construiu bela carreira na história da arte. Desde o início de sua trajetória artística, já demonstrava grande criatividade, se tornando um renomado pintor no movimento expressionista alemão.

Ao longo de seus 58 anos de vida, trabalhou em diversas frentes dentro desse cen√°rio. Os exemplos v√£o desde decora√ß√Ķes em domic√≠lios e capelas at√© quadros, muitos quadros ‚Äď ao todo foram mais de mil. Al√©m disso, foi um dos l√≠deres do grupo Die Br√ľcke, tamb√©m famoso pelo teor expressionista de suas obras.

Ernst Ludwig Kirchner foi um pintor expressionista alemão do início do século XX. Nasceu na cidade alemã de Aschafemburgo, em 6 de maio de 1880. Morreu, aos 58 anos de idade, em Frauenkirch-Wildboden (Suíça), no dia 15 de junho de 1938.

Ernst Ludwig Kirchner

O expressionismo e o artista

O movimento art√≠stico conhecido como expressionismo sempre foi muito ligado √† capacidade de transmitir emo√ß√Ķes intensas como forma de express√£o. E √© bom que se diga que nunca faltaram a Kirchner capacidade e tino para tal.

Dentro desse contexto, o padr√£o est√©tico das obras tamb√©m ficava em segundo plano, com o centro da obra sendo o pessimismo sobre a vida. Al√©m disso, com um misto de ang√ļstia, inquietude e at√© dor, as pe√ßas dessa natureza costumavam representar a inadequa√ß√£o do pr√≥prio artista frente √† realidade. Isso eventualmente tamb√©m poderia se estender para uma cr√≠tica social.

Apesar de ter começado ainda no final do século XIX, o período em que o movimento atingiu seu auge foi por volta de 1910 a 1920. E foi justamente naquele tempo que Kirchner tecia com afinco a sua carreira na arte.

A t√≠tulo de curiosidade, √© importante notar aqui que, embora iniciado por artistas pl√°sticos alem√£es, o expressionismo se expandiu. Nesse processo passou a ser adotado tamb√©m na m√ļsica, na literatura, no teatro e at√© no cinema.

Outro detalhe importante é que ganhou mais destaque no velho continente e mais precisamente na própria Alemanha. A causa disso, porém, é justificada pela I Guerra Mundial e a barreira do idioma alemão. Todavia, é válido notar que, após o fim da Guerra, o movimento influenciou muitos outros movimentos derivados ao redor do planeta.

Carreira

Falando especificamente de Ernst Ludwig Kirchner, podemos retomar no ponto em que ele passa a ingressar de fato nos estudos e trabalhos art√≠sticos. Isso se deu em 1901, mas 4 anos mais tarde que viria seu grande primeiro ato: a funda√ß√£o do Die Br√ľcke (a ponte) ao lado de amigos. O grupo vislumbrava a liberta√ß√£o da arte dos padr√Ķes tradicionais e formais.

Para atingir seus objetivos, os integrantes lançaram mão particularmente da xilogravura, técnica executada em cartazes e catálogos pelo próprio Kirchner. A habilidade do artista para isso veio da adolescência, aos 15 anos, quando seu pai lhe ensinou a técnica. O grupo chegou ao fim em 1913, com os integrantes passando a seguir carreira solo no meio artístico.

A arte e o estilo característico de Kirchner

Sempre muito atento √†s caracter√≠sticas do movimento em que estava inserido, Kirchner buscava se diferenciar no contexto. Nesse √Ęmbito, buscava explorar o cen√°rio bidimensional, mas sem fugir da simplicidade. Com essa filosofia, ele comp√īs a maioria de suas obras trabalhando poucas nuances, com poucas cores combinadas e aus√™ncia de perspectiva, al√©m de motivos sobrepostos.

Mais que isso, as obras do artista ainda podiam ser notadas pela forma de expressar a emo√ß√£o na “pegada” da composi√ß√£o. Seus trabalhos sempre foram pautados em pinceladas agressivas e curtas. N√£o obstante, buscava incluir geometriza√ß√£o de formas e ainda a emo√ß√£o de cada tom.

Como um legítimo nome do expressionismo, Kirchner se debruçava em suas obras principalmente no universo que permeava o artista. Não raramente, portanto, suas obras poderiam conter paisagens, cenas de circo, corpos nus, pinturas da fisionomia de parceiros e muito mais. Apesar disso, a partir de 1911, quando ele se mudou para Berlim, passou a se interessar mais por cenas urbanas.

Depois disso, com a Primeira Guerra Mundial e suas consequ√™ncias, suas obras seguiram um tom mais perturbador. Foi nessa √©poca, por exemplo, que comp√īs a emblem√°tica “Auto-retrato”. Com situa√ß√£o emocional complicada, em 1917 √© levado por amigos at√© a Su√≠√ßa, onde reencontra um tom de paz e ordem.

Ernst Ludwig Kirchner

Inspira√ß√Ķes e influ√™ncias

Conforme j√° sugerido nas entrelinhas ao longo do texto, Kirchner, assim como a maioria dos artistas, buscou inspira√ß√£o em muitas situa√ß√Ķes sociais e culturais de sua √©poca.

Agora, em relação a ideias e movimentos que exerceram influência sobre sua arte, podemos destacar alguns. Estes são o Cubismo e o Fauvismo, mas vale mencionar também o pós-impressionismo, principalmente na figura de Van Gogh.

Ao longo de sua trajet√≥ria ainda encontrou tempo para buscar conex√£o entre passado e futuro atrav√©s da arte. Essa fase se deu principalmente enquanto ele pertencia ao grupo Die Br√ľcke, em Dresden. Tal filosofia era impl√≠cita n√£o somente nele, mas tamb√©m nos demais membros do grupo.

Ainda durante sua vida, ele acabou tendo os próprios quadros confiscados por nazis, vindo a cometer suicídio em 1938, na Suíça. O artista tinha à época apenas 58 anos, mas apesar de ter encurtado sua vida, deixou um grande legado para a cultura, não só para a Europa, mas para o mundo.

Em suma, podemos dizer que esses são os principais detalhes indispensáveis em um resumo da biografia de uma personalidade como Ernst Ludwig Kirchner. O artista ocupa posto de destaque entre os principais talentos do expressionismo e não por acaso é até hoje lembrado por muitos admiradores da arte. Suas pinturas, gravuras e até mesmo esculturas, arte na qual também chegou a se aventurar, sempre foram inconfundíveis.

Leave a Reply